Honda Insight incompatível com bola de reboque

petrus

Well-known member
Olá Comunidade

Venho pedir a vossa opinião, tentar perceber um pouco mais sobre a informação que me deram e se afecta todos os híbridos...

Esta semana fui a um concessionário Honda porque estou potencialmente interessado no novo Insight e no meio da minha bateria de questões (parece que sabia mais da coisa que o vendedor ou que ele me estava a fazer um frete, mas adiante), coloquei a questão de se poder acoplar uma bola de reboque, uma vez que faço TT de moto e, de vez em quando, uso um atrelado para levar a mota de um lado para o outro...

Para meu grande espanto, o vendedor disse que é completamente impossível e que a aplicação de uma reboque nesse carro transmite informação errada ao motor eléctrico, sendo que o seu uso implica perda de garantia!!!

Fiquei completamente perplexo! A ser verdade (o homem afirmou veemente que sim) coloco já de parte a hipótese da compra! Mesmo assim, não deixa de ser estranho!

Para ajudar à festa, contactei (apenas telefonicamente) outra concessão e disseram que não há problema, apesar do kit de instalação não fazer parte do catálogo de acessórios!

Só me falta enviar um mail para a Honda para ter uma resposta definitiva. Seja como for, parece algo estranho! Será que a marca não pensou nisso? Haverá mesmo uma real incompatibilidade? Sucede o mesmo com Prius e com o Civic Hybrid?

Digam de vossa justiça, por favor.

Espera... que ainda estou a tentar perceber como é que um atrelado "atrofia" as baterias, ou lá o que seja a um carro!
A unica explicação, só se terá a haver com o consumo extra de energia electrica para as luzes do atrelado, mas isso, fazendo uma ligação em serie com as luzes do veiculo...ñ vejo grandes problemas!
Em relação ao esforço do motor, se assim fosse, então o carro nunca poderia andar com mais do que um passageiro!
Esse vendedor não tava com a real "buba"?! [:D]

Bom, realmente lê-se com cada história...essa de a bola de reboque enganar as baterias....isso deve ser alguma fenómeno da quinta dimensão...se assim for, o melhor é também não se colocar nada na bagageira....não vá o peso extra...enganar as baterias...[:)]

Por acaso é uma coisa que vou ver. Basta ver nos catálogos de fornecedores de engates de reboque se produzem para o Prius e IMA.

É por problemas eléctricos que existem aparelhos próprios para o efeito.

Essa proibição pode acontecer porque os apoios da bola de reboque são aparafusados na zona das baterias!! Vou mais por ai.

Palhaçada... esse gajo não tendo resposta para a questão inventou algo genial a ver se desistias da bola de reboque!!!

Faz-me lembrar um vendedor da Fiat quando saiu o Punto I para o mercado, perguntei-lhe se o eixo traseiro era independente ou não e a resposta foi:

- Humm... não sei... talvez... porra!!! Vocês sabem mais do que eu! Ahahahah! :sh)

Enquanto não chega a resposta da Honda, falei com um vendedor da marca de outra concessão e disse-me que, efectivamente, não é recomendável, argumentando que o motor eléctrico está calibrado para tal peso e capacidade de travagem e não sei que mais!

Vi também que não consta do catálogo de acessórios da marca, pelo menos na net!!!

O meu interesse pelo carro está a esmorecer a olhos vistos!

Espero pela resposta "oficial"!!!

Enquanto não chega a resposta da Honda, falei com um vendedor da marca de outra concessão e disse-me que, efectivamente, não é recomendável, argumentando que o motor eléctrico está calibrado para tal peso e capacidade de travagem e não sei que mais!

Vi também que não consta do catálogo de acessórios da marca, pelo menos na net!!!

O meu interesse pelo carro está a esmorecer a olhos vistos!

Espero pela resposta "oficial"!!!

Mas isso é para todos os carros... mais peso, mais longe dos consumos e prestações anunciados.

É esperar por uma resposta técnica da marca.

Será q o vendedor sabe o q é 1 bola de reboque?

Bola de reboque (segundo o que vendedor acha que seja):

istockphoto_4459418-iron-ball-and-chain.jpg

Ou seja, o vendedor achou que o Petrus tinha fugido da prisão e não quis vender o carro a um foragido à justiça...

[:D]

Last edited:
Mas... e porque só o 4P 1.8?

Porque não é híbrido. Nenhum híbrido da Honda tem como opcional a montagem de gancho de reboque. A concessão que disser que monta sem problemas estará a enterrar-se. No dia em que houver problemas às tantas a Honda Portugal descarta-se e terão que ser eles a chegar-se à frente!

Porque não é híbrido. Nenhum híbrido da Honda tem como opcional a montagem de gancho de reboque. A concessão que disser que monta sem problemas estará a enterrar-se. No dia em que houver problemas às tantas a Honda Portugal descarta-se e terão que ser eles a chegar-se à frente!

Mas que problemas poderão existir?

Mas também há 1.4 sem ser híbrido...

Aqui vai a resposta oficial. Da minha parte o interesse pela compra do Insight acabou!

"Exmo Sr
Boa tarde

Agradecemos o seu contacto.
Relativamente ao Engate de Reboque informamos que a sua aplicação no Novo Honda Insight ainda não é possível.

Segundo o nosso fornecedor, Honda Acessories Europe, o Honda Insight, é um veículo sem caracteristicas de reboque dado não ter uma versão exclusivamente a gasolina e uma sobrecarga de peso poderia ter eventuais implicações negativas no seu circuito eléctrico.

Como tal não foram efectuados testes com este acessório neste veículo.

Em anexo segue uma apresentação com os Acessórios Genuínos Honda disponíveis para este modelo

com os melhores cumprimentos e ao dispor para eventuais esclarecimentos adicionais

Obrigado

XXXXXXXXX

Honda Portugal
Direcção de Marketing"

Back