[Sa?de] Horta de varanda (jardinagem em casa)

Tenho um pé de kiwi á varios anos mas nunca deu fruto, mto menos flor.. já me disseram que no caso dos kiwis existem pés macho e femeas e por isso o meu não dá nada. Como os destinguir?

Tenho um pé de kiwi á varios anos mas nunca deu fruto, mto menos flor.. já me disseram que no caso dos kiwis existem pés macho e femeas e por isso o meu não dá nada. Como os destinguir?
Sim, é verdade que para darem fruto terás que ter um pé macho e alguns pés fêmea( não sei a proporção mas não é 1 para 1).
O macho dá flor que não dá fruto.....no entanto, á primeira vista, as plantas são iguais.
O conselho que te dou é plantares, junto dessa planta, uma planta macho e outra fêmea.

pois, e como sei se é macho ou femea? a avó da minha mulher é que me deu e tem vários pés

A ser assim, a avó da tua mulher tem que te dar dois pés....um que dê flor e fruto ( planta fêmea) e um que dê só flor ( planta macho)

Fiz da seguinte maneira, após ter os vasos prontinhos abri várias fileiras em todo o comprimento do vaso espalhei as sementes, depois tapei...

Não sei se devia ter posto uma semente longe a longe ou espalhar todas de uma só vez, mas em todos os casos optei por espalhar tudo :)

Fiz da seguinte maneira, após ter os vasos prontinhos abri várias fileiras em todo o comprimento do vaso espalhei as sementes, depois tapei...

Não sei se devia ter posto uma semente longe a longe ou espalhar todas de uma só vez, mas em todos os casos optei por espalhar tudo :)

Não precisas espalhar as sementes todas! Não sendo perito, Nos cá em casa fazemos sempre sementeira. Com a ponta de um lapis abrimos buraquinhos e colocamos uma semente apenas em cada buraco. Depois, quando tens

Tanto quanto me disseram se tens demasiadas sementes juntas elas começam a "batalhar" pelo terreno para se desenvolverem. quando temos 4 folhas para alem das cutiledons (as duas primeiras, que enrolam a semente), transplantamos.

Serve o presente post para informar que parte da minha máquina de cortar relva se incendiou após um curto circuito. Entretanto aquilo foi remendado. Se me virem na rua com cabelo em pé e de cor chamuscada já sabem.

Serve o presente post para informar que parte da minha máquina de cortar relva se incendiou após um curto circuito. Entretanto aquilo foi remendado. Se me virem na rua com cabelo em pé e de cor chamuscada já sabem.

Muito vago! Andam por aí tantos com essas caracteristicas...[:D]

Agora que vivo sozinho, por acaso não tenho varanda ( mas vingo-me no terreno que já dá para ter uns cultivos engraçados), mas quando vivia com a família, tinhamos quase sempre plantas na varanda.
Lembro-me que quase todas (varandas) eram super ensolaradas e eram necessários alguns cuidados em particular no verão.
Claro que, como era na zona de Lisboa, tentava quase sempre coisas mais exóticas, pois o clima da região assim o permite.
Consegui cultivar mangueiras, abacateiros, anoneiras, sapotizeiros e até papaeiras. Mas depois era necessário transplantá-las...

Lembro-me de algumas vizinhas, que tinham árvores bem interessantes: uma conseguiu ter uma papaeira gigantesca e outra tinha uma mangueira, que praticamente todos os anos, ficava carregadinha. Também lembro-me de um abacateiro, que ficava pejado de abacates (na Avenida Dom Vasco da Gama).

No meu jardim ( 2 casas tinham jardim), a darem fruta regularmente, tinha era maracujás ( que davam fruta 2 vezes por ano), bananeiras ( e cheguei a colher um enorme cacho que deu bananas muito boas), nespereiras e tinhamos um grande abacateiro que nos seus tempos, também deu muita fruta ( após um incêndio, nunca mais foi o mesmo).

Last edited:
Como isto está um pouco parado, na horta ainda tenho gojis, agora bem maiores...
PB100123.jpg

PB100122.jpg

Colhe-se ainda malaguetas e pimentos e da arvore os diospiros....

Amanha é dia de plantar cebola +-250pés, é a primeira vez que tento semear nesta altura do ano...

Last edited:
E já está na altura de plantar cebolo?
Semear, para já, só nabiças, favas e alhos.
Gojis, por aqui só folhas....as que resistem à passarada.

Um destes dias mostro umas alfaces em garrafões de água....estão lindas; vamos ver se as chuvadas não as estragam.

Votos de bom trabalho para amanhã.

E já está na altura de plantar cebolo?
Semear, para já, só nabiças, favas e alhos.
Gojis, por aqui só folhas....as que resistem à passarada.

Um destes dias mostro umas alfaces em garrafões de água....estão lindas; vamos ver se as chuvadas não as estragam.

Votos de bom trabalho para amanhã.

A cebola tambem dá para plantar agora e a procura dela para plantar é grande...pelo que dá para plantar 2 vezes ao ano, tambem não sabia...
Favas já tenho granditas e uma alface dada por um vizinho que diz que é de inverno:confused::confused: mas garante que é boa, pelo menos para já as minhas galinhas teem gostado dela[s)][s)][:D]
Sim a passarada gosta das folhas do goji, mas do fruto não lhe pegam, ainda bem.

Lindos os teus Gojis. Os meus, é só verdura, nada de vermelho.
Agora vou começar a plantar alhos, visto que eles estão cheios de pica a espigarem dentro da dispensa.

Lindos os teus Gojis. Os meus, é só verdura, nada de vermelho.
Agora vou começar a plantar alhos, visto que eles estão cheios de pica a espigarem dentro da dispensa.

Boas
Os meus goji postos na horta começaram logo no 1º ano com fruto, mas tambem já ando nisto há uns anos, ja merecia a recompensa[:D][:D] mas vale a pena[;)] foi um desafio tibetano interessante[;)] embora agora já esteja bastante divulgado e de facil aquisição.
Plantação feita da cebola e umas couves mais umas favas para a terra[;)]

Olá
Fui dar uma voltinha pela «hortinha»....as ervilhas já nascem. Creio que 40% das sementes já estão a ver o céu....e a passarada, daí que já as tenha protegido com metade de uma garrafa de água de 1.5 litros.
Assim, para a passarada sempre têm outro encanto.[:D]

Back