[Sa?de] Horta de varanda (jardinagem em casa)

Por curiosidade, porque é que não deve ter botões florais?
Os botões florais/flores actuam como 'sinks' isto é, consomem recursos da estaca. Como a estaca tem poucas reservas, convém que o esforço seja direccionado para a formação de novas raízes.
Em relação às sementes, resultado da via sexuada, nas plantas é uma lotaria. Muitas sementes degeneram e nunca sabes o resultado final. Neste caso, as estacas são o mais indicado para a propagação deste tipo de plantas. Com a estaca tens a certeza que a planta 'filha' é um clone da planta 'mãe'.

Last edited:
Os botões florais/flores actuam como 'sinks' isto é, consomem recursos da estaca. Como a estaca tem poucas reservas, convém que o esforço seja direccionado para a formação de novas raízes.

Faz sentido. Mas na prática não é impossível. Isto por experiência própria. [;)]

Em relação às sementes, resultado da via sexuada, nas plantas é uma lotaria. Muitas sementes degeneram e nunca sabes o resultado final. Neste caso, as estacas são o mais indicado para a propagação deste tipo de plantas. Com a estaca tens a certeza que a planta 'filha' é um clone da planta 'mãe'.

Ou seja dá. Mas as estacas são clones, as outras não.

Venho pedir umas sugestões.

Na parte da frente da minha casa tenho a zona quase toda preenchida com deck à excepçãp duns canteiros junto aos muros e uma uma quadrado ao meio onde tenho uma cameleira. Gosto bastante da planta e até dá umas flores lindas - brancas. Mas o problema é que o seu desenvolvimento é muito lento. Já lá está há dois anos e não me passou da altura dos joelhos.

Pretendia substituí-la por uma árvore que crescesse mais e desse uma copa bonita - até para me fazer sombra para a varanda, já que a fachada é virada a oeste.

Gosto muito do liquidambar, o problema é que me parece que cresce muito. São lindos, vejo alguns aqui perto de casa e no Outono ganham cores lindíssimas mas mais uma vez tenho receio que cresça muito e que as raízes me levantem o chão.

Pensei em amendoeiras mas não há muitas aqui perto e penso que depois haveria problemas com a polinização e consequente frutificação. Gosto da árvore mas ter uma amendoeira e não amêndoas não é uma opção.

Também pensei no jacarndá - mimosa - mas o tamanho mais uma vez é um óbice. Mas que são lindas, são.

Considerei uma aveleira mas o seu aspecto mais arbustivo que aŕvore desmotiva-me um pouco. E como é uma planta que prefere locais mais húmidos e sombrios... Não me parece que uma zona virada a oeste seja o ideal.

Não me apetece muito ter citrinos. Já tenho um limoeiro no quintal de trás e uma laranjeira da baía que só me dá limões. [:D]

Tenho preferência por árvores que façam um copa bonita e cujos frutos não caiam com facilidade ao chão - não o queria muito sujo, por isso ameixoeiras de jardim estão excluídas - por mais bonitas que sejam, e são. Ah e que não sejam gigantes. [:D]

Boas,

só agora é que descobri este tópico [:blush:] que tanto me interessa...

Tenho na minha varanda uns quantos morangueiros em vaso, mas nunca consegui que dessem grande coisa. Dão um moranguito de vez em quando [s)]

Para quem tem morangueiros em vaso:
- conseguem ter morangos com frequencia e em quantidade?
- qual a terra indicada?
- adubação ou suplemente para a terra? Qual?
- Sol e regas?

Preciso mesmo de dicas :confused:

Eu não tenho morangueiros em vaso, mas sim na horta e posso dar-te algumas dicas que se aplicam também aos vasos.

A primeira e mais importante: os morangueiros precisam de apanhar muita luz solar direta, de preferência durante a maior parte do dia. Se isto não ocorrer, eles dão poucos frutos e o sabor é horrível, não sabem a nada.

Em segundo lugar a terra: eles gostam de terra rica em nutrientes e de ter bastante terra disponível. Não sei o tamanho dos vasos, mas quanto maiores melhor.

Finalmente a rega: a terra tem que estar sempre ligeiramente húmida, mas não exageres na rega, pois podes apodrecer as raízes e criar frutos que não sabem a nada, cheios de água.

Eu não tenho morangueiros em vaso, mas sim na horta e posso dar-te algumas dicas que se aplicam também aos vasos.

A primeira e mais importante: os morangueiros precisam de apanhar muita luz solar direta, de preferência durante a maior parte do dia. Se isto não ocorrer, eles dão poucos frutos e o sabor é horrível, não sabem a nada.

Em segundo lugar a terra: eles gostam de terra rica em nutrientes e de ter bastante terra disponível. Não sei o tamanho dos vasos, mas quanto maiores melhor.

Finalmente a rega: a terra tem que estar sempre ligeiramente húmida, mas não exageres na rega, pois podes apodrecer as raízes e criar frutos que não sabem a nada, cheios de água.

Sol apanham toda a tarde.
A terra... é terra normal para plantas. (se calhar está aqui o meu erro :()
Os vasos são daqueles rectangulares (+/- 40x15cm)
Agua... tem sempre... os vasos têm sistema de água no fundo.

Back