Humidade em casa

o pmct deve ter ligado o forum ao chatgpt e o puggt é o bot/api que trata do assunto [:)][:)][:)]

Pois mas a resposta não me convenceu. Não me encaixa a explicação dada para a HR descer até aos 48%. Nesta altura do ano nenhuma casa atinge essa HR só abrindo as janelas.

Pois mas a resposta não me convenceu. Não me encaixa a explicação dada para a HR descer até aos 48%. Nesta altura do ano nenhuma casa atinge essa HR só abrindo as janelas.

A explicação mais simples é normalmente a mais intuitiva (Occam's razor)... erro de operador ou de leitura [:)][:)]

O que me faz confusão é o seguinte: pela manhã costumo abrir as janelas, e a humidade baixa drasticamente em menos de meia hora. Por exemplo hoje, no meu quarto estavam 71% de humidade, e meia hora depois de ter aberto a janela, esse valor baixou para 48%.
Mas como isto é possível, se a humidade lá fora, segundo a meteorologia, é de 70%?

Porque esse valor é a humidade relativa, ou seja, a quantidade de vapor de água no ar relativamente à quantidade máxima que esse ar pode conter.

Como o ar quente tem mais capacidade de ter vapor de água, é normal que o ar exterior fique com humidade relativa mais baixa assim que é aquecido.

Portanto, o que te acontece é perfeitamente normal.

de 71% para 48%, com humidade exterior de 70%, abrindo uma janela meia hora?
Tudo tendo para o equilíbrio. Mesmo que se consiga humidade mais baixa dentro de casa, tenho as minhas reticencias( muitas) a esses 48% abrindo apenas a janela.

Tenho sensores de humidade e de temperatura em todas as divisões ( pancadas [:D] )
Tenho desumidificador nas casas de banho. Depois dos banhos, trabalha sempre 3 a 4 horas.
De inverno, nunca vi humidades a 48% em nenhuma divisão.

Edit: estive à procura e segundo a OMS, a humidade relativa dentro de casa deverá estar entre os 50% e 60%.

Mas é verídico. Até comentei com a minha "Maria" que achava muito estranho a humidade baixar tão rápido.

Levantei-me e fui à casa de banho às 7:50, abri a janela do quarto. Nessa altura marcava 71% de humidade.
Apenas 12 minutos depois, às 8:02, olhei e já ia em 58%....
Fui comer qualquer coisa, e quando entrei no quarto sensivelmente às 8:30, aquilo marcava 48%. Depois de um tempo, chegou a estar em 42% (isso foi o mínimo).

Fechei a janela, liguei o AC, e de momento tenho 49%, com a janela fechada desde a parte da manhã. Segue foto abaixo para os mais cépticos [:cool:]

20240226-145548.jpg

Então o que dizer de 42%?
Se quiseres faço um vídeo amanhã.

P.S. O apartamento é praticamente novo, não sei até que ponto isso influencia.

Eu nao compraria.
15 metros quadrados, 12 L /dia.
parece curto.
mas depende do uso pretendido. Se for apenas para a casa de banho, para evitar propagacao do vapor, deve servir.
se for para "secar" a casa, nao deve ter efeito visível

Obrigado.

Em principio seria para uma wc pequena, pelo que serviria.

para uma box com 40m2, o que recomendas?

Esqueçam a hipótese de ser erro de leitura.

Esses valores são os normais e fazem sentido.

Possíveis, sim, mas...
70% de humidade relativa às nove da manha.
As localidades que tinham essa humidade relativa a essas horas, tinham cerca de 12 ºC às mesmas horas
Das imagens que o user colocou, tem AC em casa e deduzo que tenha a temperatura a 21ºC. Se tinha 71% de humidade relativa dentro de casa, isto quer dizer que a humidade absoluta dentro de casa era o dobro da humidade absoluta fora de casa.
Ao abrir a janela, a humidade relativa iria baixar imenso.
Até aqui não há duvidas.
A minha duvida prende-se com com 48% com as janelas abertas.
Isso seria possível desde que a temperatura do quarto não desça abaixo dos 18,2ºC. Possível, mas....
Agora com os 42% anunciados posteriormente, a temperatura no quarto teria de estar na casa dos 20,5C com as janelas abertas.
Eu diria que o cenário mais plausível, é algum ou todas estes parâmetros estejam ligeiramente ao lado.

Com isto, espero não me ter enganado nas contas e passar vergonha [:D][:D]

Obrigado.

Em principio seria para uma wc pequena, pelo que serviria.

para uma box com 40m2, o que recomendas?

Não tenho nada para recomendar [:D].
Quando comprei, a principal característica tida em conta, foi o aspeto do desumidificador [:)][:)] Não queria trambolhos em casa.
Só depois de comprar é que vi que a capacidade eram 20L/dia.
Eu comprei 2 destes ( o preço é bastante mais barato nas lojas do costume ):
https://mei.pt/mei-dh-5520-desumidificador-20-l

Vantangens, nao fica feio na casa de banho,
nao faz quase barulho
gasta pouco. Tenho-os em tomadas inteligentes, e raramente vai aos 250w. o normal é o consumo andar nos 170w.

Desvantagens:
Não tem app e para fazer automação em cima deles, tive de andar a inventar [8b], mas tambem já têm uns anos

​ Estou satisfeito com eles, mas se fosse hoje não os comprava [:)][:)]​

Last edited:
teste a sair do forno agora mesmo:

- 7:51 da manhã, com AC desligado desde ontem: 60% de humidade

- Abri a janela do quarto

- às 8:19 a humidade tinha baixado para 41%

intervalo de 28 minutos, queda de 19% na humidade.

Obs: Segundo o Google, estão 6 graus e 81% de humidade lá fora.
Agora alguém que explique isto [:D][:D][:D]

20240227-075221-copy-800x600.jpg

20240227-082033-copy-800x600.jpg

Humidade relativa, já foi explicado mais acima.
Parece ser um conceito difícil de perceber...

De uma forma simples: quanto mais frio estiver lá fora, e mais quente estiver dentro de casa, maior será a redução da humidade relativa ao ventilar.

Parece ser um conceito difícil de perceber...

De uma forma simples: quanto mais frio estiver lá fora, e mais quente estiver dentro de casa, maior será a redução da humidade relativa ao ventilar.

As maravilhas da termodinâmica. [:D]

O problema está em saber interpretar os dados, que muitas vezes ateimamos como sendo ou estando exactos. Isto está muito enraizado no senso comum.

Resumidamente, podemos dizer que quando medimos a humidade numa divisão ou espaço de uma casa, se está a medir a humidade existente nesse espaço. Ou seja, os valores obtidos são relativos a esse espaço ou divisão, como se estivesse totalmente isolado do resto. Daí ser um valor relativo ou neste caso de humidade relativa.

Claro está que, quando se abre esse espaço, pode haver lugar a uma transferência de energia, onde a humidade (neste caso) pode subir ou baixar, e isto vai depender dos valores que o outro espaço fornece.

Back