ideia governo / utopia

E que tal um sistema onde todos os deputados tivessem dever de exclusividade de funções para, pelo menos, diminuir o conflito de interesses Público-Privado?
E que tal um sistema onde, pelo menos, no setor público, houvesse um teto máximo para salários e pensões nunca superior ao salário do PM?
E que tal fixar um salário máximo indexado ao salário mínimo nacional ou ao IAS onde a diferença entre os dois nunca fosse superior a 5x?

Adicionalmente poderia ter-se um sistema de aumentar o factor de voto de um individuo, por exemplo um licenciado em economia teria o seu voto a contar 1.5 enquanto que alguém com a 4 classe teria o seu voto com um factor de 0.75

Enfim, é este tipo de coisas que me ocorre no banho, digam lá, é muito pateta a ideia? :P

Explica me lá porque um individuo com a 4 classe , 30 anos de trabalho e muita coisa vista e passada , teria menos poder de voto que um "Engenheiro" recém formado ?

Com interesse a que nível? Economico!

Quem na realidade determina onde os militares/políticos actuam?

Economistas...

diz-me uma ofensiva militar da nossa Era sem motivos economicos subjacentes?
Quais foram os motivos económicos do Vietname ou da Coreia?

Podemos ligar o dinheiro com as guerras, mas isso não quer dizer que tenham sido provocadas por economistas.

Quais foram os motivos económicos do Vietname ou da Coreia?

Podemos ligar o dinheiro com as guerras, mas isso não quer dizer que tenham sido provocadas por economistas.

Sim, concordo contigo. Aliás, já referi que estava a exagerar para tentar passar a ideia dos "economistas"...

Mas em relação ao tópico original, é certo que temos problemas e que podíamos ou devíamos ajustar o nosso sistema democrático. E acho que deva ser objecto de discussão.

Agora não concordo é que se penalize ou se "culpe" o simples votante inculto ou pouco formado. Acho que a culpa principal tem vindo do outro lado... dos eleitos.

Temos de arranjar uma forma de moralizar essa classe. Temos de cativar "os melhores" para esse lado e não os "coxos" e inúteis que, se não fossem eleitos, estariam desempregados. Esses sim mereciam um ser escrutinados.... agora os eleitores?

Voltar
Superior