Ideias para mudar Portugal

MLopes

New member
Boa noite,
Abro este tópico devido à reportagem que passou na SIC, sobre a desertificação no interior do País, resultado da fuga em massa para as grandes cidades e para o estrangeiro à procura de uma vida melhor.

Reparei no desalento das poucas pessoas jovens que restam e na tristeza das pessoas idosas que constituem a maior parte da população nas aldeias e vilas do interior do País.

Mesmo apesar dos vários subsidios à natalidade e fixação de familias (que passam desde atribuição de lotes de terreno para construção de casas, descontos no IRS, transporte gratuito dos jovens à escola, etc...), não há criação de emprego que permitam evitar esta desertificação...

Actualmente, muitos destes locais oferecem condições bem melhores que muitas das grandes cidades, que mais parecem uns guetos e um depósito de pessoas (trânsito, criminalidade, especulação imobiliária...).

Mas sem emprego, não há poder de compra, e sem poder de compra, não quem resista em viver nestes locais.
O que vocês fariam para evitar esta desertificação???

As minhas sugestões:
- Limitação de construção nas grandes cidades
- Impostos mais altos nas grandes cidades
- Criação de parques industriais no interior
- Incentivos à criação de empresas no interior, através da redução de impostos
- Redução do valor das portagens para empresas sediadas no interior...
-

Manda-mos tudo abaixo, e fazemos zonas turisticas no litoral e parques de estacionamento no interior! apr:)

Fazer como fazemos com os seleccionadores nacionais: começar a contratar políticos estrangeiros, porque os de cá já metem mesmo muito nojo.

Não é com incentivos à natalidade que a coisa vai lá, porque se não houver emprego (acima de tudo); se não houver boas acessibilidades, instituições e serviços, comércio, não podemos ter uma região próspera

Basicamente, sem oportunidades de emprego, não há desenvolvimento, por mais bonito, e por melhores condições que o interior tenha (Vimioso e Manteigas parecem ser sitios bastante bonitos e com tudo à mão, mas...).

Depois veio um caso totalmente diferente, em Alcoutim: segundo o autarca, está de pés e mãos atadas pois não pode haver desenvolvimento devido às reservas naturais, ecológicas, etc. da região: até que ponto é que isto pode mesmo condicionar o desenvolvimento de Alcoutim?

O único problema de algumas partes do Interior (Porque também existem cidades e vilas dinâmicas) é a falta de emprego.

E a falta de emprego não é só culpa dos políticos. Faltam é empreendedores com a capacidade de criar e gerir empresas de sucesso.

Precisamos de mais exemplos como uma certa empresa de Campo Maior...

Sem dúvida que o grande causador da desertificação é o desemprego. Os filhos vão estudar e trabalhar para as grandes metrópoles porque não têm condições nem remunerações adequadas.

Os meus sogros são o melhor exemplo, viviam pobres da terra (Douro) e tiveram que mudar-se para Lisboa, arranjar trabalho para viverem melhor. E hoje estão bastante melhor.

A terra deles actualmente é quase deserta, só tem mais vida aquando da vinda dos emigrantes.

O problema dos empresários é que está quase tudo concentrado nos centros urbanos, principalmente em Lisboa e Porto. É lá que os negócios acontecem, quer queiram quer não.

E é um problema crónico que não tem resolução fácil, já vem de há muitos anos...

Um mercado imobiliário de aluguer decente. Quando alguém compra uma casa, normalmente compra onde tem mais hipóteses de arranjar emprego e deste ser bem remunerado. Com a casa comprada muito dificilmente irá mudar.

Juntamente com os já falados benefícios fiscais apostaria na industrialização do interior, permitindo assim a criação imediata de postos de trabalho.

Impulsionar a reforma por um melhor e mais rápido poder judicial.

Combater eficazmente a corrupção e troca de influências.

Enquanto a proximidade aos corredores do poder continuar a ser um atractivo, continuaremos a ter o mesmo polvo.

O único problema de algumas partes do Interior (Porque também existem cidades e vilas dinâmicas) é a falta de emprego.

E a falta de emprego não é só culpa dos políticos. Faltam é empreendedores com a capacidade de criar e gerir empresas de sucesso.

Precisamos de mais exemplos como uma certa empresa de Campo Maior...

Permite-me discordar.

A falta de emprego é em muitos casos culpa dos políticos locais. Preferem ter jardins bonitos, excursões para os velhinhos, alcatroar ruas, etc... do que dar suporte a industrias locais, vitais para garantir a sustentabilidade da população local. É que este tipo de suporte não se vê e por isso não dá votos...

Depois há muitos políticos locais que tem ideias completamente erradas acerca do tecido empresarial, constroem parques industriais completamente desajustados, frequentemente subdimensionados e sobrevalorizados.

Enfim, exemplos por esse país fora não faltam, empresas que têm que se deslocalizar por falta de apoio e abertura das câmaras municipais.

A falta de emprego é em muitos casos culpa dos políticos locais. Preferem ter jardins bonitos, excursões para os velhinhos, alcatroar ruas, etc... do que dar suporte a industrias locais, vitais para garantir a sustentabilidade da população local. É que este tipo de suporte não se vê e por isso não dá votos...

O que eu vejo muito são zonas industriais com o terreno praticamente de borla e nem assim se instalam empresas. E quando se instalam são apenas armazéns ou empresas de comércio de materiais de construção...

Não... a culpa não é só dos políticos...

eu enquadro-me na minoria que mudou da grande cidade para um meio «rural », mas obviamente que a questão do emprego é fulcral. aqui so quem trabalha na autarquia , finanças ou bancos tem um posto de trabalho garantido, tirando isso....

O que eu vejo muito são zonas industriais com o terreno praticamente de borla e nem assim se instalam empresas. E quando se instalam são apenas armazéns ou empresas de comércio de materiais de construção...

Precisamente por aquilo que mencionei antes, grande parte dos parques industriais são subdimensionados. Se quiseres instalar uma unidade industrial média ou grande tens que te desenrascar noutro lado qualquer. Os parques industriais estão feitos para maximizar o lucro, ter 30 armazéns dá mais lucro que 1 unidade fabril. [;)] E terrenos quase de borla é só nos telejornais, tenta lá ver o preço do metro quadrado numa zona industrial e vais ver que não é bem como os presidentes pintam para a televisão (tirando casos muito raros).

Mesmo em cidades "médias" do interior cada vez mais as empresas deslocalizam, para locais mais isolados e mais baratos, sem qualquer apoio das câmaras e acarretando do seu bolso todos os custos de deslocalização de funcionários, transporte de matérias, etc...

Não acho que os cofres públicos devam sustentar empresas privadas, mas acho que lhes devem facilitar a vida e não o contrário. Projectos de ampliação pendentes de aprovação nas câmaras municipais durante anos a fio, inviabilização de projectos, etc... etc... não facilitam em nada a vida dos empresários, e consequentemente a criação de postos de trabalho. A preocupação dos presidentes de câmara devia ser a sustentablidade da população, mas jardins bonitos é que dão votos...

Mas também há maus empresários, como em qualquer actividade.

Uma justiça que funcione e penas de trabalhos forçados para corruptos.

Só isto libertaria o país de 75% de empresários e 60% de políticos.

Uma justiça que funcione e penas de trabalhos forçados para corruptos.

Só isto libertaria o país de 75% de empresários e 60% de políticos.

Onde é que isto é bom? :confused::confused::confused:

Se a riqueza do nosso país dependesse exclusivamente do sector público estávamos lindos... :sh)

Boa noite,
Abro este tópico devido à reportagem que passou na SIC, sobre a desertificação no interior do País, resultado da fuga em massa para as grandes cidades e para o estrangeiro à procura de uma vida melhor.

Reparei no desalento das poucas pessoas jovens que restam e na tristeza das pessoas idosas que constituem a maior parte da população nas aldeias e vilas do interior do País.

Mesmo apesar dos vários subsidios à natalidade e fixação de familias (que passam desde atribuição de lotes de terreno para construção de casas, descontos no IRS, transporte gratuito dos jovens à escola, etc...), não há criação de emprego que permitam evitar esta desertificação...

Actualmente, muitos destes locais oferecem condições bem melhores que muitas das grandes cidades, que mais parecem uns guetos e um depósito de pessoas (trânsito, criminalidade, especulação imobiliária...).

Mas sem emprego, não há poder de compra, e sem poder de compra, não quem resista em viver nestes locais.
O que vocês fariam para evitar esta desertificação???

As minhas sugestões:
- Limitação de construção nas grandes cidades
- Impostos mais altos nas grandes cidades
- Criação de parques industriais no interior
- Incentivos à criação de empresas no interior, através da redução de impostos
- Redução do valor das portagens para empresas sediadas no interior...
-

Isso são medidas que resultariam num país civilizado onde a generalidade da população pensa como um todo, em prol do benefício comum!
Em Portugal existe uma mentalidade muito individualista, onde cada um só pensa em “puxar a Brás à sua sardinha”, por exemplo se baixarem as portagens no interior vinham logo os habitantes do litoral, revoltados com tremenda injustiça, visto não terem sido também beneficiados!
È a realidade em que vivemos, para mudar este país temos primeiro de mudar o nosso modo de encarar a vida!

Engraçado que num país onde a taxa de abstenção nas eleições é das mais elevadas, se não mesmo a mais elevada da U.E se venham queixar dos políticos!
É o povo quem vota, eles só fazem o que nos permitimos!

Eu até me mudava para o interior. O pior é que por lá está tudo a fechar, os centros de saúde, as maternidades, as escolas, os tribunais. E, como não tenho espírito de Robinson Crusoe, torna-se um bocadinho difícil...

Back