Ideias para projecto

SuperdeOrigem

New member
Como alguns devem saber, no 12ºano há Área de Projecto. Vamos desenvolver, em grupos, um trabalho ao longo de todo o ano e gostava que me dessem umas sugestões.

Estamos inclinados para construir alguma coisa para apresentar no fim, juntamente com a explicação teórica de como funciona. A minha específica é física por isso gostava de algo nessa área, mas não tem propriamente de o ser. Já pensamos construir uns geradores ou assim, mas começa a ser explorar um tema actualmente um bocado banal nestas coisas de projectos em escolas. Se tiver algo a ver com carros, melhor (bem, os restantes membros do meu grupo não são grandes apreciadores desta "arte", mas se for uma boa ideia não deve haver problemas).

Factores a ter em atenção:

- O projecto não pode ser demasiado curto, mas também não pode ser demasiado longo. É coisa para se ir fazendo ao longo do ano nas aulas de Área de Projecto (e uma ou outra coisa por fora, se necessário);

- Não deverão ser precisos materiais demasiado caros para o desenvolvimento do projecto e/ou construção do produto final já que, salvo materiais que a escola tenha para fornecer, vai sair tudo dos nossos bolsos;

- Caso seja um bom projecto, podemos tentar criar algumas parcerias com empresas do sector (o que, aliás, valorizaria bastante o projecto e consequentemente a nota final) e eventualmente conseguir alguns apoios;

- Se possível, algo com alguma utilidade e/ou inovação.

Aceitam-se ideias para o projecto. :)

Constroi uma montanha russa com tubo transparente e poe uma esfera a rolar como se fosse o carrinho...faz dois ou trâs luppings e explica as forças que actuam durante cada fase do lupping...dá exemplos de montanhas russas actuais, a primeira montanha russa, quem as criou etc. Umas colegas minhas fizeram isto e tiveram 17 valores.

fazes um réplica da vasco, vais ao terreno perguntar aos setarit raisseres como aquilo funciona e depois dás a visão cientifica da coisa.

fazes um réplica da vasco, vais ao terreno perguntar aos setarit raisseres como aquilo funciona e depois dás a visão cientifica da coisa.

Depois arricas-te no momento da entrevista aparecer uma rusga da policia e ires preso tambem. [:D] [:D] [:p]

Area de Projecto no 12º ano... Ok... [:)] [:)] [:)]

Pensei que isso fosse só até ao 9º... :rolleyes:

Anyway, eu até ia na ideia do colega Mike_121, uma miniatura da ponte vasco da gama, afinal é a maior ponte da europa [:blush:] Gostei da ideia [:D] [;)]

Constroi uma montanha russa com tubo transparente e poe uma esfera a rolar como se fosse o carrinho...faz dois ou trâs luppings e explica as forças que actuam durante cada fase do lupping...dá exemplos de montanhas russas actuais, a primeira montanha russa, quem as criou etc. Umas colegas minhas fizeram isto e tiveram 17 valores.

É uma boa base mas necessita de algo mais já que isso faz-se facilmente em coisa de um mês.

Area de Projecto no 12º ano... Ok... [:)] [:)] [:)]

Pensei que isso fosse só até ao 9º... :rolleyes:

Anyway, eu até ia na ideia do colega Mike_121, uma miniatura da ponte vasco da gama, afinal é a maior ponte da europa [:blush:] Gostei da ideia [:D] [;)]

Parece que agora já não há no básico. Pelo menos acho que os 7ºs anos da minha escola já não têm.

Mas sim, há área de projecto no 12ºano e, ou as coisas mudam (e na educação passam a vida a mudar) ou também não te safas disto daqui a dois anos. [:p]

esse projecto dp tem de ser apresentado no fim do ano perante uma especie de juri certo? o meu irmao parece que mencionou qlq coisa acerca disso...
força ai e boa sorte,,
cumps...[;)]

Faz um painel solar térmico. É simples e mostras os vários fenómenos e o seu funcionamento.. Tirando o cobre nada é muito caro e arranjam a pedir a sucatas.. Mesmo o cobre (tubos) podem fazer outro material que ninguém vai vera eficiência do painel..

Queres mesmo impressionar toda a gente a sério?

Queres deixar toda a gente de boca aberta?

Então faz um motor que trabalha a... gelo.

Não, não é brincadeira: vai ao google e pesquisa por "stirling engine". Estes motores são fáceis de fazer e trabalham a partir de diferenças de temperatura.

Queres mesmo impressionar toda a gente a sério?

Queres deixar toda a gente de boca aberta?

Então faz um motor que trabalha a... gelo.

Não, não é brincadeira: vai ao google e pesquisa por "stirling engine". Estes motores são fáceis de fazer e trabalham a partir de diferenças de temperatura.

Gostei muito dessa ideia, vou pesquisar sobre isso.

esse projecto dp tem de ser apresentado no fim do ano perante uma especie de juri certo? o meu irmao parece que mencionou qlq coisa acerca disso...
força ai e boa sorte,,
cumps...[;)]

O projecto é avaliado pelo professor da disciplina, que dá a nota final.

Quanto à apresentação, pode ser apenas à turma como a uma grande plateia (mesmo fora da escola até), podendo até merecer destaque na TV. Tudo depende do resultado final.

Faz um painel solar térmico. É simples e mostras os vários fenómenos e o seu funcionamento.. Tirando o cobre nada é muito caro e arranjam a pedir a sucatas.. Mesmo o cobre (tubos) podem fazer outro material que ninguém vai vera eficiência do painel..

É uma ideia sempre apoiada com esta actual onda de preocupações ambientais. Mas queriamos algo mais... "inovador".

Faz um gerador de Van der Graff, tem fenómenos físicos envolvidos
img007.gif

e é um brinquedo engraçado.
0_Van%20der%20Graaff.jpg

Back