Idemnização acidente de trabalho

RicardoHdi

New member
Boas,

Um amigo meu teve um acidente de trabalho o ano passado em Maio.

Ele agora está a receber pela companhia 26,21 de compensação, a companhia atribuio 4,9% de incapacidade, agora vai ir a junta medica e depois tribunal de trabalho.

Mas o que gostava de saber era como se calculava a idemnização, estive a falar com o meu agente de seguros e ele diz que é atraves de uma tabela qualquer, mas o meu amigo diz que na companhia dele, disseram que multiplicava o que o seguro lhe paga por mês vezes 14 meses, depois pelos anos que faltam até à reforma, por isso são duas maneiras diferentes...

Alguém sabe como se calcula a idemnização? [;)]

Tanto quanto sei é sobre uma tabela consoante a percentagem de invalidez, valor do salario e mais outras condicionantes que vai decretar qual o valor de indeminização a pagar

Boas,

Um amigo meu teve um acidente de trabalho o ano passado em Maio.

Ele agora está a receber pela companhia 26,21 de compensação, a companhia atribuio 4,9% de incapacidade, agora vai ir a junta medica e depois tribunal de trabalho.

Mas o que gostava de saber era como se calculava a idemnização, estive a falar com o meu agente de seguros e ele diz que é atraves de uma tabela qualquer, mas o meu amigo diz que na companhia dele, disseram que multiplicava o que o seguro lhe paga por mês vezes 14 meses, depois pelos anos que faltam até à reforma, por isso são duas maneiras diferentes...

Alguém sabe como se calcula a idemnização? [;)]

A tabela é a Tabela Nacional de Incapacidades, sai todos os anos em DR...
Diz quanto "vale" cada pormenor do corpo humano! Ex: o polegar da mão predominante vale mais que o polegar da mão "canhota" e por sua vez mais que os mindinhos... :sh)

Agora tá a receber da seguradora, mas vai passar a receber da Caixa Nacional de Pensões (ou seja lá como se chama agora), após essa junta médica e tribunal...

Tenho ouvido falar de vários casos:

- se for valor pequeno (tipo a cabeça de dedo) recebe logo tudo até ao fim da vida de trabalho! (não é grande fortuna...)

- se for valor médio (a falta de uma mão, por ex...) recebe anualmente...

- se for grande valor (a falta de uma perna, por ex.) recebe mensalmente...

Tem a ver com a "insuficiência de pessoa" para desempenhar um trabalho e também depende do trabalho que desempenhava aquando do acidente...

Será decidido pela junta médica... pelo que sei, o teu amigo que se prepare para ter muito médicos a ver-lhe o "ferimento"... :sh)

a TNI não vai responder à pergunta do RicardoHdi, vai-lhe dizer a % de incapacidade, coisa que ele já sabe: 4.9%

o valor da indemnização é outra questão,

tenho uma vaga ideia, não levar à letra pois depende de caso para caso, que um conhecido meu recebeu cerca 10.000 euros por algo na casa desse valor (ou 7%?, não me lembro)

MCunha

a TNI não vai responder à pergunta do RicardoHdi, vai-lhe dizer a % de incapacidade, coisa que ele já sabe: 4.9%

o valor da indemnização é outra questão,

tenho uma vaga ideia, não levar à letra pois depende de caso para caso, que um conhecido meu recebeu cerca 10.000 euros por algo na casa desse valor (ou 7%?, não me lembro)

MCunha

Boas, pelas contas que lhe disseram lá na seguradora ele iria receber.

26.21*14=366.94

Depois este valor multiplica-se pelos anos que faltam até a reforma, ele tem 23, por isso até chegar aos 65 faltam 42

366.94*42=15411.48

mas estive a falar com o agente de seguros ca da empresa e ele disseme que não era assim, que havia uma tabela qualquer e ele fez as contas e deu pouco mais de 6000€, por isso é que perguntei qual a maneira de calcular o valor.

Obrigado.

Back