Iluminura

zerorpm

New member
Uma iluminura era um tipo de desenho decorativo, frequentemente empreendido nas letras capitulares que iniciam capítulos em determinados livros, especialmente os produzidos nos conventos e abadias medievais. Foi considerada um ofício bastante importante no contexto da arte medieval, constando de grande parte dos livros produzidos durante a Idade Média.
Um manuscrito iluminado seria estritamente aquele decorado com ouro ou prata, mas estudiosos modernos usam o termo "iluminura" para qualquer decoração em um texto escrito.
A arte dos bárbaros que conquistaram o Ocidente era portátil, baseada em objetos pequenos. Após a conversão para o Cristianismo, essa arte decorativa se traduziu nas iluminuras.

Ah!, é a resposta a uma pergunta de um concurso...

Bom, pos acaso eu até conhecia, mas infelizmente nunca me ofereceram 50.000 broas por isso...

o explicador, nao ganhou apenas dinheiro neste concurso, tambem fez publicidade de borla para os futuros clientes(encarregados de educaçao das crianças).

Resumo: Ontem, no concurso "não sei mais do que uma criança de 10 anos", um homem chegou até há ultima pergunta, cuja resposta era iluminura e o homem sabia e por isso ganhou 50 mil euros

Voltar
Superior