Importação de veículos elétricos

qualquer um desses compras mais barato em Portugal que imaginas.

nem sempre importar fica mais barato e pegar num Porsche que era a gasolina e passou a elétrico, importar e voltar a por um motor a gasolina e ainda por cima gastar mais :sh)

algo não bate certo ou estou a perceber tudo mal.

no caso dos leafs e zoes tem que se ter em conta se as baterias são alugadas ou compradas, se forem alugadas no dia em que o contracto terminar o carro deixa de andar.

Agora os Teslas, neste momento o que me está a impedir de olhar para um é o serviço pós-venda e manutenções, será que na Zeev fazem? É que eu nem sei que manutenções é que o carro precisa. O Tesla é mesmo um negócio do caraças visto que mesmo com zero 0km conseguia-lhe deduzir o iva total [br:)]

no caso dos leafs e zoes tem que se ter em conta se as baterias são alugadas ou compradas, se forem alugadas no dia em que o contracto terminar o carro deixa de andar.

Agora os Teslas, neste momento o que me está a impedir de olhar para um é o serviço pós-venda e manutenções, será que na Zeev fazem? É que eu nem sei que manutenções é que o carro precisa. O Tesla é mesmo um negócio do caraças visto que mesmo com zero 0km conseguia-lhe deduzir o iva total [br:)]

O Carro não deixa de andar [:D] É possível transferir o contrato de aluguer para cá, mas o trabalho que dá não compensa...É preciso é ter atenção que em alguns casos, os carros foram comprados com os incentivos do estado no país de origem e não podem ser vendidos para fora desse país (no caso de França, tem de passar pelo menos 2 anos desde a compra).

A Zeev não faz nada..nem sequer está a fazer algo de legal do ponto de vista da Tesla, pois basicamente o que estão a fazer é a vender carros usados...

O Carro não deixa de andar [:D] É possível transferir o contrato de aluguer para cá, mas o trabalho que dá não compensa...É preciso é ter atenção que em alguns casos, os carros foram comprados com os incentivos do estado no país de origem e não podem ser vendidos para fora desse país (no caso de França, tem de passar pelo menos 2 anos desde a compra).

A Zeev não faz nada..nem sequer está a fazer algo de legal do ponto de vista da Tesla, pois basicamente o que estão a fazer é a vender carros usados...

Como é que é essa?

Pronto, deixa de carregar. As baterias vêm com software que permitem à marca bloquear remotamente o carregamento! Claro que é possível transferir o contracto, mau era se não fosse mas é preferível sempre comprar um carro onde as baterias tenham sido compradas. Além disso atingido o limite de km estipulado começa-se a pagar ao km.

Portanto, como é que um gajo mantém um Tesla em Portugal? Não pode ser só pastilhas e liquido dos mija mijas...

Portanto, como é que um gajo mantém um Tesla em Portugal? Não pode ser só pastilhas e liquido dos mija mijas...

A península Ibérica é por enquanto uma no waranty zone para a Tesla. Cabe ao comprador em caso de avaria providenciar o transporte do veículo para o service center mais perto (em França). Possivelmente até ao final deste ano vai existir service center da Tesla em Madrid e Lisboa.

Pronto, deixa de carregar. As baterias vêm com software que permitem à marca bloquear remotamente o carregamento!

Não sabia dessa. Sempre pensei que se alguém não cumprisse com o contracto, levava com um "processo" normal em cima.

Se assim é, o carro deve ter algum cartão SIM ou algo do género... Era sempre uma hipótese retira-lo de modo a evitar isso. Mas para além de provavelmente ser ilegal, da próxima vez que fosse a uma revisão já não devia sair de lá.

Esta história dos carros eléctricos tem muito que se lhe diga.

A meu ver, faz sentido para quem anda mesmo muitos km. Tanto a nível de poupança de consumo como para diluir o aluguer mensal. No entanto o aluguer limita logo esses km. Para não falar também na autonomia.

Quem anda poucos km, não faz sentido pagar todos os meses 80 ou 90€ de aluguer, mais vale optar pela compra. Mas para além do preço inicial ser mais alto... se as baterias pifarem após a garantia (que vão pifar mais tarde ou mais cedo de certeza) pode preparar uns bons milhares para as substituir.

Sinceramente não consigo imaginar um cenário onde um eléctrico se encaixe bem.

Acabassem com os alugueres e o preço das baterias fosse mais baixo e a história aí seria bem diferente.

Última edição:
Mas para além do preço inicial ser mais alto... se as baterias pifarem após a garantia (que vão pifar mais tarde ou mais cedo de certeza) pode preparar uns bons milhares para as substituir.

Estás a ver isso de forma totalmente errada...

Primeiro, as baterias não pifam assim...vão degradando com o tempo, mas por altura que a degradação tiver sido tal que já não sirva para a distância inicial, já tu poupaste em combustível, revisões, IUC e até estacionamento em alguns casos, mais do que suficiente para comprar umas baterias novas e com mais capacidade, logo mais alcance. E isto para não falar nos componentes de desgaste que não existem (filtros, embraiagem, turbos, etc...)

Segundo, neste momento o pack do Leaf custa 5000€ entregando a bateria degradada. Daqui a uns 5 ou 8 anos (é a garantia para o novo Leaf de 30kWh) já o preço será muito menor.

Estás a ver isso de forma totalmente errada...

Primeiro, as baterias não pifam assim...vão degradando com o tempo, mas por altura que a degradação tiver sido tal que já não sirva para a distância inicial, já tu poupaste em combustível, revisões, IUC e até estacionamento em alguns casos, mais do que suficiente para comprar umas baterias novas e com mais capacidade, logo mais alcance. E isto para não falar nos componentes de desgaste que não existem (filtros, embraiagem, turbos, etc...)

Segundo, neste momento o pack do Leaf custa 5000€ entregando a bateria degradada. Daqui a uns 5 ou 8 anos (é a garantia para o novo Leaf de 30kWh) já o preço será muito menor.

Posso estar a ver, mas... A questão é que ainda é preciso andar uns bons km anuais para economizar isso em em 5-8 anos. O problema é que num carro eléctrico não é de todo fácil fazer muitos km devido à autonomia. Não são carros de espetar centenas de km em cima, por dia. E não esquecer de que apesar de um eléctrico, teoricamente ter manutenção mais barata, continua a ter muita coisa por onde avariar, inclusive o motor.

Tivessem eles mais autonomia, fiabilidade e manutenção barata (que ainda estão por comprovar) e uma alternativa decente em relação ao aluguer/compra das baterias e eu ponderava seriamente em comprar um, mesmo que não faça muitos km.

Conheço pessoal com i3 que em pouco menos que um ano já fizeram 40000km, por isso não é por aí [;)]

Fiabilidade também não é por aí e manutenção também não [;)]

Isto é um bocado como o boom dos computadores pessoais: se um tipo estava à espera da ultima geração para comprar a anterior mais barato ou ter o mais rápido, acabava por não sair do sítio, não ter PC nem usufruir dele e o tempo a passar.

Quanto à economia só na parte do combustível, vamos assumir um modelo semelhante ao Leaf (gama C) que a gasóleo tenha um consumo em cidade de 5,5l/100km (que nunca terá em cidade, fora os potenciais problemas com o FAP, se andar só em cidade) e um preço de 1€/l (valor médio nos próximos anos...que não será, mas pronto). Cada 100km ficam a 5,5€. Num EV, assumindo a tarifa de vazio (e esquecendo que se pode carregar de graça nos postos mobi-e e que qualquer restaurante te dá uns electrões a troco de almoçares lá, mas se lhes pedires gasolina, já te esticam o dedo do meio), cada 100km ficam a cerca de 1,5€, logo uma diferença de 4€ por cada 100km. Assumindo que ao fim de 160000km (garantia actual para o pack 30kWh do Leaf) a bateria deixa de ter alcance suficiente para as nossas necessidades, neste tempo todo poupaste 6400€ e isto é só em despesas com kms.. Se somares o IUC (mesmo que seja só os 100€ por ano), e tiverem passados 8 anos, podes acrescentar mais 800€. Depois podes acrescentar as revisões ao CI que são muito mais dispendiosas que num EV..é só somar.. [;)]

Para já não compensa a "olhos vistos" porque em Portugal estão caros. Por isso é que queria saber os custos de importar um! Assim sim, compensava imenso!

qualquer um desses compras mais barato em Portugal que imaginas.

nem sempre importar fica mais barato e pegar num Porsche que era a gasolina e passou a elétrico, importar e voltar a por um motor a gasolina e ainda por cima gastar mais :sh)

algo não bate certo ou estou a perceber tudo mal.

Sim, foram maus exemplos.

Nestes 2 casos não faria sentido.

Voltar
Superior