[Mercado] Importação

dci80

New member
surgiu-me uma pequena dúvida em relação á importação de um carro.

Consideremos que quero importar um carro novo da alemanha. O que terei de pagar cá?

O IA? aqui penso que não há nenhuma volta a dar.

IVA? se pagar lá o IVA terei de pagar cá novamente? Tenho a ideia que se pagarmos no país de origem, cá já não é necessário pagar.

As despesas de legalização. Estas despesas serão de quanto? 1000€?

Considerem que é um carro vulgarissimo, homologado cá.

Obrigado desde já

Curto e grosso: dificilmente compensa! Em tempos idos podia valer a pena na atualidade não, mais ainda tratando-se de um carro com menos de 6 meses!

Lembro ainda que o mercado em Portugal neste momento está cheio de pechinchas e que tempo também é dinheiro!

Julgo que se o carro tiver menos de 6 meses ou 6.000kms, o IVA é também pago cá, por isso não compensa.

MAs era isso mesmo que eu necessitava de esclarecer. Compensar ou não depois farei contas. Digamos que poderei ter a possibilidade de comprar um novo lá com um desconto significativo.

Curto e grosso: dificilmente compensa! Em tempos idos podia valer a pena na atualidade não, mais ainda tratando-se de um carro com menos de 6 meses!

Lembro ainda que o mercado em Portugal neste momento está cheio de pechinchas e que tempo também é dinheiro!

Se me disserem o que realmente tenho de pagar, aí podere fazer contas se compensa ou não. digamos que poderei comprar novo a preços muito atrativos.

abaixo de 6 meses e 6000 Kms tens de pagar o IVA cá

creio que não o pagarás lá

os impostos por cilindrada e CO são os mesmo do novo cá

depois precisas de o trazer seja em camião seja a rolar com o respectivo seguro

precisas de inspeção tipo B

precisas de tempo e paciencia para as burocracias (ou mandar fazer)

são muitos ses

speccy

abaixo de 6 meses e 6000 Kms tens de pagar o IVA cá

creio que não o pagarás lá

os impostos por cilindrada e CO são os mesmo do novo cá

depois precisas de o trazer seja em camião seja a rolar com o respectivo seguro

precisas de inspeção tipo B

precisas de tempo e paciencia para as burocracias (ou mandar fazer)

são muitos ses

speccy

O Iva desde que o pague só num lado é na boa. A minha questão é mesmo essa. Se pago uma só vez ou uma vez em cada país.

Os impostos (IA) sei que pagarei cá.

O trazer para cá é pacifico.

Inspecção também é na boa assim com as burocracias.

Quero mesmo é saber os custos para saber se me compensa ou não.

Se nao pagares o IVA em PT e nao contares com o teu tempo perdido nas burocracias, acredito seriamente que ainda ira compensar qualquer coisa. Nem que seja 2 ou 3 mil euros. Que no final das contas ainda é bastante dinheiro [;)]

Tratando-se de carro novo (menos de 6 meses e 6000km), há que pagar IVA em Portugal.

Portanto e mesmo que não pague IVA no país de origem, só mesmo se tiver um bom desconto, para compensar depois o IVA a pagar em Portugal.

Isto porque, em muitos dos casos, o valor base e antes de impostos, Portugal até é dos países com valores mais baixos.

Tratando-se de carro novo (menos de 6 meses e 6000km), há que pagar IVA em Portugal.

Portanto e mesmo que não pague IVA no país de origem, só mesmo se tiver um bom desconto, para compensar depois o IVA a pagar em Portugal.

Isto porque, em muitos dos casos, o valor base e antes de impostos, Portugal até é dos países com valores mais baixos.

Pois mas a mim não interessa se é dos paises com valor base mais baixo, porque o que eu pago é o preço total. Desde que se confirme que só pagarei cá o IVA, que lá não será preciso, ficará muito compensador...

ó dci80

presumindo que o carro já está em vista, pois que dizes que tens acesso a uns descontos especiais etc porque não questionas directamente o stand (ou um stand) da marca em questão

eles te darão uma resposta taxativa, fala também do COC para garantir que to entregam, se tiveres de o pedir cá podes levar com 1 ou 2 centos de euros de surpresa

passa os olhos : Guia Definitivo para a Legalização de um Carro Importado | Carros Importados - Blog

speccy

Pois mas a mim não interessa se é dos paises com valor base mais baixo, porque o que eu pago é o preço total. Desde que se confirme que só pagarei cá o IVA, que lá não será preciso, ficará muito compensador...

Tu e todos, pagam o preço total. [;)]

Apenas quis alertar, para se verificar se a diferença entre a comprar num país (que tem por regra, valor base mais alto), mais a conjugação do IVA de Portugal (os tais 23%), se fica mais barato que comprar directamente em Portugal.

Se como referes e te ficar mais compensador, ainda bem então.

Já agora:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt...cos_do_iva.pdf

http://www.dolceta.eu/portugal/Mod1/...scais,133.html

ó dci80

presumindo que o carro já está em vista, pois que dizes que tens acesso a uns descontos especiais etc porque não questionas directamente o stand (ou um stand) da marca em questão

eles te darão uma resposta taxativa, fala também do COC para garantir que to entregam, se tiveres de o pedir cá podes levar com 1 ou 2 centos de euros de surpresa

passa os olhos : Guia Definitivo para a Legalização de um Carro Importado | Carros Importados - Blog

speccy

Também acho, que o melhor passa mesmo por questionar o stand vendedor, se lhes é possível vender o veículo sem cobrarem IVA.

Atendendo que o mesmo é para exportação. [;)]

importaria mais se fosse com os tais 6000kms e 6 meses. depois aplicas um desconto porreiro e tal e não pagas IVA lá. agora não sabia que se tinha que ir à inspeção B... :confused:

uma colega minha comprou 1 ibiza em espanha NOVO e trouxe-o logo para PT, isto em outubro de 2002. era apenas um 1400 a diesel e deu pra poupar 250 ou 350€, já não me recordo. se fossem uns 700€ e sendo espanha aqui ao lado, ainda compensava, agora só isso não me metia. outro trouxe um bmw em 2000 ou 2001 e com 6 meses e fez os 6000 antes de entrar em PT. mas isso eram outros tempos. conheci também de vista um honda civic daqueles tipo nave espacial e ele trouxe-o para PT com 3 ou 4 meses. para mim e pelo aspeto deve ser o 1400 ou o 1800cc. deve ter compensado para trazer assim um carro tão novo.

hoje em dia com os impostos não sei como será a diferença. nos carros de gama mais baixa e cilindradas pequenas compensa quase semprel, mas deve ser pouca a diferença.

Se for usado com mais 6000km e mais de 6 meses, pago o iva no país em que efectuar a compra? Que documento tenho de pedir para provar que paguei o iva? Sendo assim não se pode comprar a particulares, correcto?

Se for usado com mais 6000km e mais de 6 meses, pago o iva no país em que efectuar a compra? Que documento tenho de pedir para provar que paguei o iva? Sendo assim não se pode comprar a particulares, correcto?

Queria precisamente retomar esta dúvida. É possível adquirir um carro usado no estrangeiro a um particular, ou é necessário no processo de legalização em Portugal apresentar factura da compra, o que possivelmente apenas se resolve com a compra num stand?

Voltar
Superior