Importar Clássico

Dou-te toda a razão, mas também já me ocorreu que (para além da veia chulista do Governo) também tem a ver com o facto de muitos carros com idade para serem clássicos ainda servem de veículo principal do dia-a-dia, devido ao nosso fraco poder de compra. [s)]

Ò Lino nem acredito que tenhas dito isto! Um veiculo de dia-a-dia não pode ser nem é considerado um classico. Mais, um veiculo com 50anos ou 30anos pode não ser aceite como classico, o critério não é só a idade, mas sim a originalidade.

Então eu ando na rua, dá-me fome e pago 23% de IVA por um pão com manteiga numa qualquer pastelaria de esquina e queres IUC barato em nome da cultura? E quem beneficia com essa cultura? O carro estará permanentemente em exposição? Ou estará na garagem de alguém para andar quando lhe apetecer?

Deves estar a baralhar a cultura automóvel com PT, uma coisa tem pouco a ver com outra. Se estás a importar um carro, é porque ele não é originalmente de PT, ou seja, estás a importar "cultura" como lhe chamas. Os carros realmente clássicos com primeira matrícula em Portugal nada têm a ver com o assunto deste tópico, e esses sim têm a ver com a cultura portuguesa.

Pelos vistos continuas sem saber distinguir automóveis clássicos de automóveis velhos, o que tu tens em casa são automóveis velhos para chegarem a clássicos tem de estar totalmente originais e terem mais de 30 anos entre outras coisas. Quanto às tuas supostas respostas aconselho-te a pensar no que escreves e deixares de nos brindar com tantos disparates, o critério não é nem nunca pode ser a matricula, agora pensa porquê, e se fosses por ai à excepção de UMM, Portaro, e poucos mais(motores não são nacionais) nada fazia parte da cultura Portuguesa, mas como já vi que de cultura não entendes nada, pensa um pouquinho.

O problema é baralharem "clássicos" com "cultura".

E nada contra serem "clássicos", principalmente nos que tiveram a primeira matrícula em PT. O que eu não vejo é qualquer sentido em beneficiar o IUC destes carros, pois seria um incentivo à sua importação.

O problema parece é ser a inveja... isto lendo os teus posts neste tópico [;)]

Ò Lino nem acredito que tenhas dito isto! Um veiculo de dia-a-dia não pode ser nem é considerado um classico. Mais, um veiculo com 50anos ou 30anos pode não ser aceite como classico, o critério não é só a idade, mas sim a originalidade.

Vitor um Mini de 1970 não deixa de ser clássico só porque anda todos os dias!

E nada contra serem "clássicos", principalmente nos que tiveram a primeira matrícula em PT. O que eu não vejo é qualquer sentido em beneficiar o IUC destes carros, pois seria um incentivo à sua importação.
Por acaso as coisas até têm uma a ver com a outra. Por exemplo o UK tem mais cultura do que nós, seja no que toca aos automóveis seja nos diversos ramos da cultura e das artes. Já nós portugueses somos maus nas duas coisas. Em cultura automóvel somos mesmo pobres. Nem uma marca temos. Os espanhóis pelo menos têm o nome da Seat na praça...

O problema parece é ser a inveja... isto lendo os teus posts neste tópico [;)]

Vitor um Mini de 1970 não deixa de ser clássico só porque anda todos os dias!

Um Mini de 1970 pode ser um classico estando todo original e pode circular todos os dias, no entanto circulando todos os dias não pode ter seguro de classico.[;)] Tem de ter um seguro "normal" e duvido muito que circulando todos os dias esteja todo original.

Sao carros de luxo logo faz todo o sentido que paguem bem.

dei o exemplo de um morris minor. achas que é um carro de luxo? um renault caravelle ou 4cv é de luxo? um opel 1204 é de luxo? um golf gti 1 é de luxo??? :sh)

luxo se calhar é possuir um qualquer carro destes e tê-lo em estado original e bem conservado a nível mecânico e de chapa, pois há quase sempre o que fazer nele.

concordo plenamente. vai ver se um corsa A dos primeiros ou um uno de 83/84/85 é considerado clássico. nem as versões apimentadas de certos carros muitas vezes o são. o meu cunhado tem uma 505 diesel, nunca vai deixar de ser um carro velho. quando muito, antigo. agora clássico... :(

Um Mini de 1970 pode ser um classico estando todo original e pode circular todos os dias, no entanto circulando todos os dias não pode ter seguro de classico.[;)] Tem de ter um seguro "normal" e duvido muito que circulando todos os dias esteja todo original.

Eu vejo várias vezes um Mini que faz deslocações diárias. O exterior está todo original tendo apenas a pintura já desgastada. O interior também. Sim provavelmente já teve trabalho de estofador. Sim provavelmente anda com pastilhas de travão aftermarket... Mas não deixa de ser um clássico!

Eu vejo várias vezes um Mini que faz deslocações diárias. O exterior está todo original tendo apenas a pintura já desgastada. O interior também. Sim provavelmente já teve trabalho de estofador. Sim provavelmente anda com pastilhas de travão aftermarket... Mas não deixa de ser um clássico!

Uii o meu tem pastilhas/e tudo o resto da Brembo e mesmo assim trava mal como tudo!! lol :sh)
Tá parado na garagem à espera de melhores tempos para o restaurar de cima a baixo.. [s)]

Num clássico importado podes fazer um pedido ao IMTT a pedir uma matricula antiga e respetiva autorização para o seu uso e mandar fazer as chapas antigas pretas com letras brancas.

Já tentei obter informações para legalizar um Citroen SM, oriundo de França. Tentei também saber o preço de legalizar um Citroen XM 3.0 V6 dos ultimos (ano 2000) de caixa automática e cerca de 80.000klm. No caso do país de origem da viatura ser fora de União Europeira, o tombo é enorme. Para terem ideia, só do IA do XM ficava em cerca de 24.000 € salvo erro.
No caso do clássico SM, o problema é mesmo os niveis de poluição. Julgo estar isento de IA, mas o problema é que depois fica a pagar o IUC de um carro novo, de 2.7 cc a gasolina, isto é, cerca de 600 € talvez.
Logo, a legalização de um clássico é algo proibitivo... a nao ser que seja uma pessoa que nao tem o que fazer ao dinheiro.

O Mini é um mau exemplo, pois é dos veículos mais alterados em relação ao original devido à facilidade de obter peças, muitos modelos não tinham travão de disco à frente, mas compras um Kit dos mais modernos e é só apertar, o mesmo acontece com a suspensão que nalguns era uns blocos de borracha, dos modelos mais antigos encontrar um a circular diariamente que esteja original é um achado quase como encontrar uma agulha num palheiro.

Back