Impossivel comprar carro em Espanha?!

E a questão do IVA já ter sido pago no pais da compra e voltar a ser cobrado aquando do registo do carro em portugal?

Alguém sabe algo sobre isto? Sempre acontece ou é um "mito"?

citação:Originalmente colocada por NunoS

E a questão do IVA já ter sido pago no pais da compra e voltar a ser cobrado aquando do registo do carro em portugal?

Penso que o IVA só volta a ser pago em portugal se não o pagaste no pais onde compraste o carro ou se na factura não consta que pagaste IVA. Portugal não pode cobrar um imposto pela 2ª vez desde que o tenhas pago num pais da UE.

Os carros usados importados não pagam IVA em portugal, têm é que ter pelo menos 6 meses ou 6500km, menos do que isso são considerados novos e pagam Iva a 21%, isso explica pk quase todos os carros importados na sua maioria tenham mais de 1 ano de uso, além de não pagar IVA beneficiam no desconto de IA qto mais anos menos paga de IA. Tudo muito simples.

Mas no caso de novo e que já tenha pago IVA em espanha, era essa a minha dúvida.

PhAnT69, também não é suposto cobrar-se o IVA a incidir sobre o preço base mais IA, mas acontece na mesma, daí perguntar se alguém tem experiência neste contexto.

Mas no caso de novo e que já tenha pago IVA em espanha, era essa a minha dúvida.

PhAnT69, também não é suposto cobrar-se o IVA a incidir sobre o preço base mais IA, mas acontece na mesma, daí perguntar se alguém tem experiência neste contexto.
No caso da compra de um carro novo, com menos de 6 meses ou menos de 6000km tens que pagar o IVA cá novamente e penso que sim incide sobre o IA.

Cheguei agora de espanha, fui falar novamente com o vendedor depois de todos os esclarecimentos que aqui obtive, e o tipo voltou a trás na sua palavra. Em principio vou comprar o megane na proxima 6ªfeira dia 29, mas como em espanha não há matriculas de transito o carro terá que vir num reboque e sem matricula.

Agradeço toda a ajuda que me foi dada, sem voces não poderia ter chegado a este consenso com o vendedor espanhol. Muito obrigado!!

citação:Originalmente colocada por PhAnT69

No caso da compra de um carro novo, com menos de 6 meses ou menos de 6000km tens que pagar o IVA cá novamente e penso que sim incide sobre o IA.

Cheguei agora de espanha, fui falar novamente com o vendedor depois de todos os esclarecimentos que aqui obtive, e o tipo voltou a trás na sua palavra. Em principio vou comprar o megane na proxima 6ªfeira dia 29, mas como em espanha não há matriculas de transito o carro terá que vir num reboque e sem matricula.

Agradeço toda a ajuda que me foi dada, sem voces não poderia ter chegado a este consenso com o vendedor espanhol. Muito obrigado!!

Isso são muito boas notícias.

Ainda bem resolveste a situação.

Muito boa sorte e desejo de muitos e bons quilómetros.

Já tenho o carrito comigo meus amigos! lol
Um mégane Dynamic 1.5 dci de 105 cv de 15/5/2006 e 8270km com uma carrada de opcionais, comprei por 15490€ vou pagar +/- 4185€ de legalização, contasfeitas sai-me a 19675€ o mesmo preço de um megane equivalente mas de 2004 cá.

Agora só tenho um problema, eles em Espanha ainda não deram baixa do carro, e eu tenh que dar a entrada da minh fera aqui. Há problema?

parabens amigo, parece-me que fieste uma boa compra!O preço que pagaste é o preço de um de cá, e isso condiciona um pouco a rentabilidade d negócio, mas se o carro vem carregado de extras já torna o negócio mais aliciante!

Já agora colocavas fotos aqui pro pessoal!Cumps!

citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

parabens amigo, parece-me que fieste uma boa compra!O preço que pagaste é o preço de um de cá, e isso condiciona um pouco a rentabilidade d negócio, mas se o carro vem carregado de extras já torna o negócio mais aliciante!

Já agora colocavas fotos aqui pro pessoal!Cumps!

Pois eu estive a ver os preços deles cá e na Renault arranjava um de 2004, ou seja com mais 2 anos que o meu por apenas menos 100€, informaram.me logo tambem que o meu era carro pra custar cá 25000€ com esta idade, km e nivel de equipamento, penso que fiz uma boa compra.

Quanto aos extras penso que só não tem GPS, pele, um radio qualquer todo pipi, e as jantes de 17" (ainda bem porque o preço dos peneus upa upa, e assim até é mais confortável).

As fotos vou tentar tirar amanhã, o meu pai é mecânico, amanhã com a oficina fechada e com todo o tempo do mundo vamos verificar se está tudo bem. De qualquer forma ainda tenho garantia de fábrica até 15/5/2008.

Muitos parabéns pla compra.

Acho que Espanha pode ser um bom mercado de negócio automóvel, tendo em conta a proximidade.

Só me surpreende o porquê de ainda não o ser. Á primeira vista, parece que tem bons negócios.

Só vais gastar 4185 eur com a legalização toda incluida? não te esqueças que não é só o IA...

Engraçado que o SOL traz esta semana um artigo dedicada ao aumento das compras de veículos em Espanha, por Portugueses.

Numa caixa vem o seguinte artigo:

"O Crime Compensa?

Se um condutor português com um carro de matrícula espanhola for mandado parar pelas autoridades, terá de provar que tem residência em Espanha e que não está premanentemente em Portugal. Caso esteja a incorrer na infracção, as autoridades policiais "obrigam" o condutor a declarar à direcção geral das Alfandegas a posse do veículo no prazo de 48 horas. Depois de feita a declaração, o proprietário tem 45 dias para regularizar a situação. Ou seja, pedir uma matrícula portuguesa e pagar o respectivo imposto Automóvel. A prtir daqui, o crime deixa de compensar. A verdade é que, por questões burocráticas transformam-se em mais de seis meses."

Agora porque se comete o "crime" (dados também extraídos so SOL)

Audi A6 2.0 TDI 140 cv - Portugal: 49.979 € / Espanha: 36.540 €
Mecedes Classe C 220 CDi - Portugal: 48.373 € / Espanha: 36.800 €
Seat Leon Reference (1.4 cc em PT e 1.6 cc em ES) - Portugal: 29.399 € / Espanha: 16.930 €

Imposto Automóvel - Portugal: o imposto é calculado com base na cilindrada / Espanha: os Espanhóis tem uma taxa de matrícula de 12 %.

Taxa de imposto - Portugal: a taxa média do pagamento de imposto ronda os 67 % / Espanha: sobre o valor do carro cobram 16% de IVA

Aberração - Portugal: Portugal tributa o IVA sobre o IA / Espanha: Espanha não tem dupla tributação

Aberração II - Portugal: o IA será revisto, mas a carga fiscal mantém-se / Espanha: Há cerca de dois anos, Espanha baixou o imposto.

so agora é que eu acabei de ler este topico e fiquei interesado e com algumas duvidas para já era saber se vale ou não a pena ir a espanha comprar um carro usado

Comprem uma barraca por uns 1000€ e ja tem residência lá! hehehehe

Não é preciso.... Basta alugar. [:D]
BI português, contrato de arrendamento, NIE (papel da Policia em como é residente) e Empadronamiento (atestado de residencia, passado pelo Ayuntamiento), e já se tem o suficiente para comprar um "coche"
[:D] [:D] [:D]

Não é preciso.... Basta alugar. [:D]
BI português, contrato de arrendamento, NIE (papel da Policia em como é residente) e Empadronamiento (atestado de residencia, passado pelo Ayuntamiento), e já se tem o suficiente para comprar um "coche"
[:D] [:D] [:D]

E poderás circular com ele sem problemas em Portugal?

Back