Imposto Automóvel 2007

citação:Originalmente colocada por Chewbacca

A questão é que, por vários motivos, não se pode baixar a carga fiscal bruscamente.

Se se aplicar uma fórmula como a que estão a discutir, de um imposto no momento de compra mais baixo e depois um imposto de circulação mais alto, o que acontece é k vamos acabar por pagar aproximadamente o mesmo, mas às prestações!

Imagino que teria de haver um limite de anos a partir do qual se deixaria de pagar imposto, ou então esse valor ia diminuindo como no actual IMV (selo).

O erro k não se pode cometer é k o bugs disse neste ultimo post. Não se pode pensar: ah e tal, os carros vão ficar mais baratos, deixa comprar um melhor! Porque depois, com o imposto de circulação, é como se se pagasse o mesmo preço...

O Zizo e outros k estão no estrangeiro é k podiam esclarecer a fórmula destes impostos...

Não sou bruxo, mas bem pode suceder q o IA acabe mesmo bruscamente. Basta a UE impor uma directiva de uniformização do mercado de usados, obrigando a q um carro matriculado num estado membro pagando todos os impostos devidos nele possa ser matriculado noutro qualquer estado com os mesmos encargos dos usados desse país. Nessa altura, o governo escusava de cobrar IA nos novos, porque toda a gente ia buscar usados matriculados noutros países. E acreditem: há muito comerciante alemão, francês e italiano ansioso pela chegada desse dia...
É por essas e por outras q eu vou tendo a pachorra de me arrastar no meu chaço de 13 anos e 210.000 kms.

citação:Originalmente colocada por bugs

Mas se vendermos o carro antes dessa idade, o comprador fica com o resto de I.A. para pagar?!?!?!

Não o encares dessa forma... esquece os dois terços do IA que estamos habituados a pagar na compra. Passas a pagar é o direito a circular com o veículo.

Haverá muito condutor de fds que vai pensar 2 vezes antes de comprar um carro ;)

Smoke

Já agora sabem quanto o Estado Português paga de multa por ainda ter o IA?.....2% é quanto o Estado PAGA."Ele" está positivamente a BORRIFAR-SE para nós e para a Comunidade,isto é para não ter que escrever uma asneira.Se compramos carros usados noutros países e os trazemos para Portugal também pagamos por isso é que eles não acabam com ele ( IA ).E já agora sabem quem inventou o IA??? PALPITES

Existem muitas coisas ainda para revelar... e destes "Senhores pensantes" podemos esperar tudo, desde que nos consigam sacar o "guito"!!!

Eu vou mais para um Imposto Inicial com uma diminuição acentuada em relação ao actual I.A. e depois um Imposto de circulação que se estenderá durante a vida util do carro, e que ao fim de X anos ainda dará mais receitas ao Estado. Só os vejo a alterar o I.A. se lhes for rentavel.

Quanto à situação dos carros usados, caso não sejam abrangidos pelo novo Imposto de Circulação poderão só assim ser mais apelativos em relação ao carros novos, esses sim abrangidos pelo pagamento faseado.

Vamos aguardar por novos desenvolvimentos.

P.S. Um off-topic, hoje li que os "iluminados" pretendem baixar a velocidade máxima na A.E de 120km/h para 118 km/h... questões ambientais, eu só digo, ridiculo... com melhores estradas, melhores carros e com alguns paises a subirem este limite, só mesmo cá...

Noticia completa aqui:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=241511

Abraços

Tás enganado,eu não tenho nada haver com essa roubalheira!

citação:Originalmente colocada por pensante

Existem muitas coisas ainda para revelar... e destes "Senhores pensantes" podemos esperar tudo, desde que nos consigam sacar o "guito"!!!

Eu vou mais para um Imposto Inicial com uma diminuição acentuada em relação ao actual I.A. e depois um Imposto de circulação que se estenderá durante a vida util do carro, e que ao fim de X anos ainda dará mais receitas ao Estado. Só os vejo a alterar o I.A. se lhes for rentavel.

Quanto à situação dos carros usados, caso não sejam abrangidos pelo novo Imposto de Circulação poderão só assim ser mais apelativos em relação ao carros novos, esses sim abrangidos pelo pagamento faseado.

Vamos aguardar por novos desenvolvimentos.

P.S. Um off-topic, hoje li que os "iluminados" pretendem baixar a velocidade máxima na A.E de 120km/h para 118 km/h... questões ambientais, eu só digo, ridiculo... com melhores estradas, melhores carros e com alguns paises a subirem este limite, só mesmo cá...

Noticia completa aqui:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=241511

Abraços

Tás enganado,eu não tenho nada haver com essa roubalheira!

ladrão!
[}:)][}:)]:D:D

citação:Originalmente colocada por Dinis

Já agora sabem quanto o Estado Português paga de multa por ainda ter o IA?.....2% é quanto o Estado PAGA."Ele" está positivamente a BORRIFAR-SE para nós e para a Comunidade,isto é para não ter que escrever uma asneira.Se compramos carros usados noutros países e os trazemos para Portugal também pagamos por isso é que eles não acabam com ele ( IA ).E já agora sabem quem inventou o IA??? PALPITES
Cavaco!

citação:
PE apoia fim do Imposto Automóvel

O Parlamento Europeu apoiou ontem a proposta da Comissão de abolir o imposto de registo automóvel, aplicado em 16 estados- -membros, incluindo Portugal, substituindo-o por um imposto de circulação anual baseado nas emissões de dióxido de carbono.

No nosso país, o imposto de registo também é conhecido por imposto de matrícula, ou seja, por Imposto Automóvel.

O apoio da assembleia à proposta de directiva (lei europeia) da Comissão foi expresso através da adopção de uma relatório do eurodeputado dinamarquês Karin Riis-Jorgensen, com 385 votos a favor, 139 contra e 109 abstenções, tendo merecido os votos favoráveis dos eurodeputados portugueses do PS, PSD e CDS-PP e contra do PCP e Bloco de Esquerda.

O objectivo da proposta de lei não visa harmonizar os impostos automóveis - existem 25 regimes de tributação diferentes de veículos automóveis ligeiros de passageiros na União Europeia -, mas "estabelecer uma base ao nível da UE para os regimes de tributação".

Ao votar favoravelmente o relatório, o Parlamento apoiou a ideia de abolir o imposto de registo, considerando que o mesmo contraria a noção de liberdade de circulação e induz a dupla tributação.
http://jn.sapo.pt/2006/09/06/economia_e_trabalho/pe_apoia_do_imposto_automovel.html

Parece coincidir com o que tem sido dito aqui, que finalmente se vai substituir o imposto à cabeça por um imposto faseado.

O Zizo e outros k estão no estrangeiro é k podiam esclarecer a fórmula destes impostos...

Eu posso falar pelo que se passa na Bélgica.

Existem 4 impostos, taxa de matrícula, taxa de circulação, IVA e taxa de autorádio. Vou só falar dos 2 primeiros.

Quando o comprador vai levantar a matrícula (carro novo ou usado) tem que pagar na hora a Taxa de Matrícula (TM).

Existe uma tabela que foi feita em função dos CV fiscais e combustível. Os CVF são resultantes de uma fórmula onde entra a cilindrada, potência e emissões de CO2.

Veículos novos

http://www.automagazine.be/fr/page....=1546&col=N&ToolbarSelect=InfosServices_Taxes

Veículos usados

http://www.automagazine.be/fr/page....=1546&col=N&ToolbarSelect=InfosServices_Taxes

A taxa de circulação (TC) é paga anualmente no mês de matrícula do carro e também é em função dos CV fiscais.

Enquanto que a TM é decrescente (um carro usado paga em função da idade), a TC é um valor constante (por vezes é actualizado para cima).

Vou fazer um exemplo e já aqui ponho.

NOVOS

AR 159 2.4 JTD

PVP - 33.500€
TM - 2.478€
TC - 686,75€

MB CLS 500

PVP - 79.134€
TM - 4.957€
TC - 2.230,14€

Clio 1.2 Authentique

PVP - 12.400€
TM - 61,50€
TC - 118,80€

USADOS

AR 156 2.4 JTD (08/2000)

TM - 247,50€
TC - 686,75€

Ou seja, um veículo que em novo pagou mais de 2000€ de taxa de matrícula, quando alguém o comprou usado já com 6 anos terá que pagar ainda 247,50€. Mas continua a pagar 686,75€ de taxa de circulação.

A questão é que, por vários motivos, não se pode baixar a carga fiscal bruscamente.

Se se aplicar uma fórmula como a que estão a discutir, de um imposto no momento de compra mais baixo e depois um imposto de circulação mais alto, o que acontece é k vamos acabar por pagar aproximadamente o mesmo, mas às prestações!

Imagino que teria de haver um limite de anos a partir do qual se deixaria de pagar imposto, ou então esse valor ia diminuindo como no actual IMV (selo).

O erro k não se pode cometer é k o bugs disse neste ultimo post. Não se pode pensar: ah e tal, os carros vão ficar mais baratos, deixa comprar um melhor! Porque depois, com o imposto de circulação, é como se se pagasse o mesmo preço...

Mas a verdade é que realmente podes comprar um carro melhor, apenas se tem de perceber se o encargo Anual de Imposto de Circulação é suportável...

Eu prefiro poder comprar um carro melhor pagando menos imposto à cabeça e pagar anualmente um X, mesmo que no final eu pague tanto de I.A. ou mesmo mais, acabo por suportar o valor de maneira faseada...

Para mim pagar 7.000€ ou 8.000€ de Imposto de uma vez, ou em 10 anos é muito diferente.

Claro que tudo o que eu possa dizer é especulativo, pois a informação existente é muito difusa.

Penso que o correcto seria o Imposto de Circulação ser tabelado de modo a que se pagasse cada vez menos dependendo da idade do veiculo, mas isso...

Olha amorimarc, eu também já me questionei, acho que o governo não irá abrir mão de receber os Eurinhos todos que possa!!! [xx(]

Abraços

Estando eu interessando em trocar de carro dentro em breve, achei interessante este forum. No entanto ao ler este forum, concluí que não existe mesmo solução para o País com a mentalidade dos portugas...
A maior parte irá optar por comprar carros mais caros uma vez que o IA diminui e depois o IC logo se vê se têm dinheiro para pagar :)
Então o objectivo é permitir equilibrar as finanças das pessoas de modo a que possam pagar menos pelos carros ou permitir comprar melhores máquinas?
Por outro lado dizem que assim é mais fácil porque podem pagar o IC faseado. Então se a maior parte dos carros è paga em prestações já não estão a pagar o IA às prestações?

Resumindo, o que me preocupa é que em questões de orçamento de estado o governo jamias alteraria as coisa se não fosse para encaixar mais dinheiro. Não acredito que os nossos governantes passem a madres Teresa de Calcutá...

O Estado em Portugal não funciona nem nunca funcionará enquanto se mantiver no poder o novo Salazar! O Sócrates é o novo Salazar e vai-nos arruinar a todos!!! E o Cavaco é outro que tal...

Sócrates
Cavaco Silva
=Salazar

Já agora...

Se quisessem comprar agora um carro e tivessem oportunidade de escolher se vem matriculado em 12/06 ou 01/07, qual é que escolhiam? Esperavam ou não por Janeiro? :)
Eu estava a pensar em esperar por Janeiro, pois dizem que o IA vai descer, mas também já ouvi na TV que o preço dos carros novos ia subir 2% em 2007! [:0] Que confusão! Eles querem-nos ir ao bolso e nem sabem como [8]

citação:Originalmente colocada por astramaster

Já agora...

Se quisessem comprar agora um carro e tivessem oportunidade de escolher se vem matriculado em 12/06 ou 01/07, qual é que escolhiam? Esperavam ou não por Janeiro? :)
Eu estava a pensar em esperar por Janeiro, pois dizem que o IA vai descer, mas também já ouvi na TV que o preço dos carros novos ia subir 2% em 2007! [:0] Que confusão! Eles querem-nos ir ao bolso e nem sabem como [8]
O governo antes de descer o preço dos carros, quer aumentar o IA, para depois introduzir o IC!

Então é preferível comprar um carro hoje ou esperar por Janeiro?

Dizem que o IA vai descer mas depois introduzem o IC...
Então e quem comprou neste Dezembro, fica tabelado de forma diferente dos de Janeiro? Como se diferencia depois quem tem de pagar IC ou não? Que confusão!

Imposto aultomóvel 2007

Imposto aultomóvel 2007

No debate de hoje na Assembleia da República o Primeiro Ministro falou qualquer coisa sobre as alterações do imposto aultomóvel para 2007 e pelo que percebi a carga fiscal no que diz respeito às emissões de CO2 vai ser agravada pelo menos a partir de junho deste ano. Alguém tem mais informações sobre o assunto? Estou a pensar importar um carro este ano e se calhar o melhor será fazê-lo já![8]

Back