Impressionante: Operadoras de comunicação móveis inside

Stormskaer

Allez BENFICA Allez
Antes de mais nada peço desculpa pelo longo texto que se segue mas a história também já vai longa por isso...

Era cliente TMN há cerca de 11 anos mas, devido a não haver nenhum tarifário do meu agrado, resolvi fazer a portabilidade do meu cartão para a PHONE-IX onde teria um tarifário aliciante.

Logo no primeiro dia em que foi activado o cartão liguei para o Apoio ao Cliente (AC) e pedi para me alterarem para o tal tarifário.

Depois de quase 20 minutos ao telefone, a funcionária informou-me que tal só seria possível quando carregasse o cartão. Soube mais tarde que isso seria uma informação errada mas desloquei-me ao Multibanco.

Tentei carregar mas não deu. Nem pelo separador PHONE-IX nem pelo modo de entidade. Voltei a ligar e informei que já tinha gasto o saldo quase todo no AC, não tinha maneira de carregar por culpa alheia e, portanto, se a chamada caísse não poderia voltar a ligar.

A funcionária disse não haveria problema pois se tal acontecesse ela telefonava-me. Entretanto informou-me que o meu número não existia, depois que já teria o tarifário activo, mais tarde que não existia outra vez.

Como previsto a chamada caíu e hoje, passado 3 semanas, posso esperar sentado pelo retorno da chamada...

Entretanto ligou-me um amigo pertencente a mesma rede, expliquei-lhe a situação e ele prontificou-se a ligar para o AC. Assim o fez e foi informado que me iriam ligar o mais rápido possível. Continuo à espera da chamada...

À noite, a minha esposa ligou do telemóvel dela e o AC informou que já estaria tudo resolvido, que iriam tentar devolver o saldo gasto e que mais tarde ligariam. Acham que ligaram? Pois...

No dia seguinte, consegui carregar o telemóvel com o montante necessário à prestação do tarifário mas, como previsto, não tinha o tarifário activo. E consegui carregar pelo método da entidade pois no separador continuou a não dar.

Visto já ter gasto um dinheirão em chamadas, resolvi enviar um e-mail a expor a situação. Ao menos, se voltasse a não ter resposta, pelo menos era gratuito. E assim foi: sem resposta!

Resolvi desistir da operadora, não sem antes enviar uma carta registada a reclamar.

A minha intenção seria mudar para a ZON mas entretanto fui contactado pelo "departamento de fidelidade" da TMN a propor tarifários. Nenhum me agradou...

Passado 1 hora, a mesma funcionária voltou a ligar a propor um tarifário UZO parecido com o da ZON. Como achei estranho pois pensava que TMN e UZO eram empresas diferentes, coloquei em alta voz e pedi para repetir para que o meu cunhado ouvisse.

Teria de fazer nova portabilidade para a TMN e depois ligar para o AC a pedir um cartão UZO.

Desloquei-me à Bluestore de Vila Franca de Xira e lá não me fizeram a portabilidade pois não tinham cartão para me dar!

Fui até à loja do C C Colombo e tive 1 hora para que me fizessem a portabilidade. Foi agendada para uma 4ª feira mas no dia anterior ligam-me da loja pois tinham-me dado o cartão errado e teria de lá voltar para assinar outro documento e para me darem outro cartão. Mais uma hora na loja...

A semana passada foi efectuada a portabilidade e liguei para o AC a pedir o tal cartão UZO. Expliquei a situação e passaram-me a outro departamento onde foi efectivado o pedido.

Pedi à funcionária que me confirmasse o tarifário e se o mesmo já viria activo no cartão. Ambas as respostas foram positivas.

O tarifário seria:

-Chamadas a 8 cts por minuto para qualquer rede
-Mensagens a 8 cts para qualquer rede
-Obrigatoriedade de carregamentos de 5€ por mês para usufruir do tarifário
-Sempre que carregasse 10€ teria um bónus de 5€

A juntar a isso, o cartão veio acompanhado duma carta que informava que teria um saldo inicial de 10€ (5€ no cartão + 5€ aquando do primeiro carregamento de 10€ ou mais). Os primeiros 5€ estavam realmente no cartão.

Fiz o carregamento de 10€ e nem recebi os 5 do tarifário nem os 5 "iniciais".

Liguei para o AC e a resposta que me deram foi que esse tarifário não existia... Teria de carregar 15€ por mês para ter o tarifário e nunca haveria qualquer bónus. Pois, para usufruir dum tarifário que qualquer novo cliente UZO tem ao seu dispor, não teria gasto tempo nem dinheiro para voltar a ser cliente deles.

Agora escrevi-lhes um E-MAIL e, se não tiver resposta favorável, é só uma questão de gastar o saldo para me mudar para a ZON.

A PHONE-IX ficou completamente riscada, a TMN está dependente da atitude que tiverem...

Parece que anda meio mundo a ver se engana o outro.:sh)

Só quero dizer que esse tarifário da TMN/UZO for sempre, ou seja, os 8 ecentimos nao tem limite de dias conforme o valor carregado e algo de brutal lol

Isso acontece com a maioria das empresas e serviços. Infelizmente.

Livra que há tipos mesmo masoquistas![:D]

Portanto, insistes na pior rede do país, aceitas informação contraditória (como sempre, o que vale é o que está escrito, e é sempre por onde podes pegar), e ainda te sujeitas ao ping-pong dos operadores...

Eu ando com uma história semelhante com a clix.

E pedi um e-mail de confirmação de todas as "ofertas" e eles dizem que não podem mandar... Pois... Pq será.

O tarifário que tens com a Zon é precisamente esse - 8 cêntimos para qualquer rede, pagas 10€/mês na factura mas no inicio do mês o que fica como saldo disponível são 15€ - 5€ grátis na realidade.

O problema que tens é igual ao que estás a ter com a TMN - conseguir chegar a alguém que trabalhe realmente nestes atendimentos, é obra. Boa sorte com a Zon...vais precisar

Posso responder sinceramente?

Mas mesmo com sinceridade?

Cheguei a meio da estória e pensei: "dass, que o Storm tem uma pachorra do catano!.."
Rapidamente, tinha mandado tudo às urtigas.

A sério, admiro este tipo de paciência. :)

No entanto, tenho a solução para ti: [:D]

Vodafone Portugal

O tarifário que tens com a Zon é precisamente esse - 8 cêntimos para qualquer rede, pagas 10€/mês na factura mas no inicio do mês o que fica como saldo disponível são 15€ - 5€ grátis na realidade.

O problema que tens é igual ao que estás a ter com a TMN - conseguir chegar a alguém que trabalhe realmente nestes atendimentos, é obra. Boa sorte com a Zon...vais precisar

Eu conheço esse tarifário da ZON. Era o que iria optar e o que me levou a inclinar-me para a UZO/TMN foi o facto de apenas ter de carregar 5€ por mês. De resto seria igual...

Quanto ao atendimento ZON, sou cliente há uns 8 anos e, apesar de já ter tido uns problemas, acabaram sempre por ser resolvidos.

Só quero dizer que esse tarifário da TMN/UZO for sempre, ou seja, os 8 ecentimos nao tem limite de dias conforme o valor carregado e algo de brutal lol

Isso acontece com a maioria das empresas e serviços. Infelizmente.

Não percebi o teu primeiro parágrafo.

Cheguei a meio da estória e pensei: "dass, que o Storm tem uma pachorra do catano!.."

Na verdade, o que à partida é uma virtude, acaba por se virar contra nós. É pela nossa passividade que os operadores continuam a fazer o que querem, como querem. A "lata" com que anunciam coisas que sei perfeitamente serem falsas, não deixa de me surpreender (a esta altura do campeonato, já deveria estar "vacinado").

Eu conheço esse tarifário da ZON. Era o que iria optar e o que me levou a inclinar-me para a UZO/TMN foi o facto de apenas ter de carregar 5€ por mês. De resto seria igual...

Quanto ao atendimento ZON, sou cliente há uns 8 anos e, apesar de já ter tido uns problemas, acabaram sempre por ser resolvidos.

Também acabaram por ser resolvidos, mas muitas vezes com muita chatice, muita perca de tempo e normalmente deslocação à loja...no telefone é mesmo muito mau.

Quanto ao carregamento, no meu caso (e até porque este tarifário é para clientes de 3play) vem facturado mensalmente. E 10€...ou seja 15€ de saldo por mês nem é nada de especial, até porque tem o pacote de dados em cima.

Livra que há tipos mesmo masoquistas![:D]

Portanto, insistes na pior rede do país, aceitas informação contraditória (como sempre, o que vale é o que está escrito, e é sempre por onde podes pegar), e ainda te sujeitas ao ping-pong dos operadores...

Não é uma questão de ser masoquista. Como referi no post inicial, sou cliente há mais de 10 anos, e nunca tive problemas com eles.

Foi uma questão de optar por uma operadora na qual já tinha experiência.

Quanto ao valer o que está escrito: sempre usufrui de "promoções" na ZON sem estar nada escrito e nunca tive surpresas.

Um gajo confia... o que vale é que ainda é mais rápido deixar de ser cliente do que tornar-se...

Eu ando com uma história semelhante com a clix.

E pedi um e-mail de confirmação de todas as "ofertas" e eles dizem que não podem mandar... Pois... Pq será.

Acredito que seja para que outros clientes não agarrem na tua prova e a usem como arma de negociação. Iria mais por aí...

Não é uma questão de ser masoquista. Como referi no post inicial, sou cliente há mais de 10 anos, e nunca tive problemas com eles.
Isso é uma questão de ponto de vista. Se para ti, estar 10 anos na pior rede do país não constitui um problema, os meus parabéns![;)]

Na verdade, o que à partida é uma virtude, acaba por se virar contra nós. É pela nossa passividade que os operadores continuam a fazer o que querem, como querem. A "lata" com que anunciam coisas que sei perfeitamente serem falsas, não deixa de me surpreender (a esta altura do campeonato, já deveria estar "vacinado").

Nunca vi anunciarem, por escrito, oficialmente, imprensa, etc. e tal algo que seja falso...as pessoas é que depreendem coisas que não estão lá e/ou não se informam.

Já via call center em que fica no diz que disse, concordo contigo. Como não há forma (facilmente pelo menos) de responsabilizar quem o diz...mais tarde, já passou...é fácil isto ficar no ar e no diz que disse. Por isso é que tudinho por escrito - ora, ohhh faz favori mande lá um email ou um sms com a confirmação do tarifário

Isso é uma questão de ponto de vista. Se para ti, estar 10 anos na pior rede do país não constitui um problema, os meus parabéns![;)]

Existe a pior rede do país? E isto é mesmo para os 10milhões de habitantes? Fantástico...

Tens de deixar aqui o link da entidade reguladora que fez esse estudo e que lista os operadores...

Posso responder sinceramente?

Mas mesmo com sinceridade?

No entanto, tenho a solução para ti: [:D]

Vodafone Portugal

Por acaso até costumo ser um gajo um pouco impaciente e estou surpreso comigo próprio.

O que mais me surpreende nestas situações é o facto de não ficarmos fidelizados.

Se fosse tipo ZON ou MEO em que depois de "enganados" temos de os aturar durante 12/24 meses mas nestes casos um gajo pode saltar de rede à vontade. Portanto, deviam fazer um esforço maior para "segurar" os clientes.

Em que é que te baseias para a apelidares assim?

Não quero de forma alguma defendê-la, aliás neste momento só me apetece é desancá-la fortemente...

Nunca vi anunciarem, por escrito, oficialmente, imprensa, etc. e tal algo que seja falso...as pessoas é que depreendem coisas que não estão lá e/ou não se informam.

Já via call center em que fica no diz que disse, concordo contigo. Como não há forma (facilmente pelo menos) de responsabilizar quem o diz...mais tarde, já passou...é fácil isto ficar no ar e no diz que disse. Por isso é que tudinho por escrito - ora, ohhh faz favori mande lá um email ou um sms com a confirmação do tarifário
Refiro-me aos contactos telefónicos.

Posso-te até dar um exemplo.

Fui cliente de ADSL do Clix. Quando a fibra passou a estar disponível, tive uma oferta de migração que considerei interessante: Por pouco mais, passaria a ter uma ligação a 30Mb contra os 11mb efetivos que tinha no ADSL. Como já não me encontrava fidelizado, tive o cuidado de confirmar se estaria sujeito a uma fidelização de 12 meses como antes. Pouco tempo após os 12 meses, consulto-os para saber que ofertas tinham com TV. Inicialmente, foi-me dito que entrariam em contacto com essa informação. 1 semana mais tarde, sou eu quem contacta, para saber
a razão da demora. É-me transmitido que ainda tenho vários meses de fidelização pela frente, pois são 24 meses. Obviamente, respondo que não foi isso que me foi transmitido quando aceitei a migração, e pergunto qual o contrato que assinei em que me comprometi com essas condições. Respondem com a "ficha de intervenção técnica". Ora, para mim, e para qualquer pessoa, uma "ficha de intervenção técnica", não passa disso mesmo: validar a intervenção técnica. Pedi-lhes então que me enviassem os diplomas legais que lhes permitem usar uma "ficha de intervenção técnica" como contrato. Até hoje, continuo à espera. As "respostas" que tive, começaram por imputar a responsabilidade à ANACOM (estariam apenas a seguir as deliberações da mesma), e que os deveria contactar para me esclarecerem. Insisti que eram ele quem me tinha que esclarecer, não a ANACOM, com quem não tenho qualquer relação. Esgotado o "argumento", era o departamento legal deles que validava o procedimento (só rindo!). Ao fim de algum tempo (demasiado, sob qualquer ponto de vista), e depois de insistirem que não tinham obrigação de me enviar a documentação pedida, nem o iriam fazer, telefonam-me, indicando que tinham reavaliado a questão, e, reconhecendo a reduzida legibilidade das condições em causa na "ficha de intervenção técnica" (a que aludi desde o início - pequenas letras pretas sobre fundo cinzento), deixaria de estar sujeito à fidelização. Como era a minha pretensão inicial, não voltei a insistir. No entanto, referi por mail, como era curioso que até esse contacto tinha sido por telefone, e não por escrito.

Back