Incêndio - Culpa do telemóvel

fapoc

New member
A Polícia Judiciária do Funchal identificou o suspeito do incêndio que a meio da semana passada danificou uma dúzia de viaturas no Parque de Sucata que existe no sítio do Vasco Gil, um indivíduo com cerca de 30 anos e já anteriormente conhecido das autoridades por furtos diversos.
O coordenador superior do Departamento de Investigação Criminal do Funchal da PJ, Carlos Farinha, confirmou ao Jornal que o detido foi interrogado e fica sujeito à medida de coacção de termo de identidade e residência, suspeito de ter praticado negligentemente o crime.
O jovem terá sido surpreendido por uma chamada para o seu telemóvel enquanto procedia ao sangramento do depósito de uma das viaturas ali aparcadas, tendo as ondas electromagnéticas causado uma faísca suficiente para accionar o fogo, prontamente debelado pelos bombeiros.

in http://www.jornaldamadeira.pt/not2005.php?Seccao=2&id=65604

Que é que vocês acham??? Eu acho que quem tirou uma conclusão destas devia aprender umas coisas sobre telemóveis.... [8b]

Custa-me a acreditar, mas não tenho conhecimentos suficientes de Física para afirmar que é impossivel... Mas que parece muito "Hollywoodesco" lá isso parece [:D]

Duvido muito, depois de ver um episódio dos caçadores de mitos onde, num ambiente explosivo com gasolina tentaram incendiar com um telefone, inclusivamente descarnando a antena e provo cando curto circuito e nada.

mais depressa seria uma descarga de electricidade estática, do que uma proveniente directamente de um telemovel, apesar de este contribuir igualmente para a carga estática...

toda a gente sabe que o mais provável é ser uma descarga estática, quantas vezes não se apanha choque do próprio carro?
culpar o telemóvel é mesmo para rir...

Por falar nisso ja alguem reparou no aviso que proibe o uso de telemovel nas bombas ? Penso que apenas em algumas ... acho que algumas ate dizem que os vapores são facilmente inflamaveis e os telemoveis e tal ... ou será que sou eu estou a sonhar ... (A esta hora [:D])

Cumps

mais depressa seria uma descarga de electricidade estática, do que uma proveniente directamente de um telemovel, apesar de este contribuir igualmente para a carga estática...
nem mais!

sao estes os gajos que dizem que os acidentes sao todos por excesso de velocidade?

Numa sucata ao ar livre parece-me descabido a fonte da ignição ter sido o telemóvel. No entanto, estes são perfeitamente capazes de provocar ignições em atmosferas explosivas.

Mas os telemoveis sao proibidos nas bombas de gasolina. Por alguma razao deve ser, digo eu...

Porque nasceu o mito que os telemóveis provocavam incêndios, é como o mito que os carros a gás explodem ou o mito que o excesso de velocidade é que provoca acidentes [:D] A malta não questiona, limita-se a aceitar... [:D]

Numa sucata ao ar livre parece-me descabido a fonte da ignição ter sido o telemóvel. No entanto, estes são perfeitamente capazes de provocar ignições em atmosferas explosivas.

lol viste os caçadores de mitos sobre isso? [:D]

os telemóveis aso proibidos nas estações de serviço por causa da internet e dos otários que acreditam em tudo.
sem net, não se passavam aqueles mails todos de spam, incluindo os famosos dos incêndios por falar ao telemóvel.
se forem a um representante de uma marca de gasolina pedir PROVAS de que é mesmo perigoso, a única prova que vos pode mostrar é um email com o título "FWD: fwd: Fwd:fwd: Re: FWD: telemóvel causa incêndio", que é obviamente falso.

Estão para aí a mandar bocas mas podiam pensar que este tipo de palha que habitualmente se dá aos jornalistas, serve os propósitos de investigações a decorrer, em que não se quer "levantar a lebre".

Pensem nisso.

Porque nasceu o mito que os telemóveis provocavam incêndios, é como o mito que os carros a gás explodem ou o mito que o excesso de velocidade é que provoca acidentes [:D] A malta não questiona, limita-se a aceitar... [:D]

ou o mito do governo dizer que 1 em cada 4 mortes se deve ao alcool...[:D]

portanto será 25% devido ao alcool... e que garante que esses 25%sem alcool tb nao teriam um acidente?[:blush:] se 75% tem acidentes sem alcool será o alcool o responsavel? e o desenho das estradas? e o que se aprende nas escolas... e quem garante que esses 75% que morreram sem alcool se tivessem alcool não teriam o acidente?

dizer k o alcool é responsavel parece algo falso[;)]

Last edited:
É raro mas acontece! principalmente com os telefones antigos, ao receber uma chamada provocam uma descarga devido a grande intensidade das ondas electromagnéticas, dai ser proibido telefonar nas bombas de gasolina.

Back