[INDECISO] Clio 0.9 vs C3 1.2

RVitorino

New member
Boa tarde grandes mestres!
Estou preste a comprar um citadino, sendo que a minha media de km são menos de 12000 (pouco menos de 10000 talvez) por ano 85% certamente em lisboa e só 15% em estrada.
O meu orçamento serão 15m€ para um 0km.

Depois de ter percorrido varios stands e visto varios carros os que se encaixam mais na minha realidade são o C3 e o Clio.

Fiz esta "tabela" comparativa de ambos nos principais pontos:

C3 ..........Vs........... Clio
4/5 ...euroncap segurança.. 5/5
3........ Cilindros......... 3
1200....... Motor.......... 900
Atmosférico. vs. turbo intercooler
82cv........ vs .............90cv
5750..rotação potencia max...5000
118........ binário .........150
2750...rotação binária max...2500
173........top speed ........180
14,6.......(0-100km/h).......12,2
5,7......consumo urbano......5,7
4,1.......auto estrada.......4,1
110...........CO2...........105

Extras muito idênticos

o meu veredicto:
Beleza: C3
Motor: Clio acho eu
Interior: Clio
Segurança: Clio (em acidentes pela euroncap, mas em relação a ter uma condução mais segura e firme já não sei)

eu queria o C3.... mas o clio parece levar vantagem em quase tudo...
Por experiencia e conhecimento, qual a vossa opinião?

Agradeço imenso desde já a todos

Anexos

• Citroen C3.jpg
    Citroen C3.jpg
    15,5KB · Visualizações: 0
  • Renault Clio.jpg
    Renault Clio.jpg
    35,1KB · Visualizações: 0
Última edição:
Só uma pequeníssima coisa, se for possível observa o novo CLIO.

"(...)eu queria o C3.... mas o clio parece levar vantagem em quase tudo..(...)"

Como dizem os franceses, a melhor peça em fiabilidade é aquela que não está lá. Logo, se não há turbo pra avariar e pagar a conta, a escolha é de caras.

ou então esperas po um clio de serviço, que certamente conseguirás por 15 mil. caso não gostes da condução ou de outro pormenor, tens o C3 como plano B.

ou então esperas po um clio de serviço, que certamente conseguirás por 15 mil. caso não gostes da condução ou de outro pormenor, tens o C3 como plano B.

Eheh, o chato é ter que esperar sair o Novo Clio, e depois esperar que tenha um de serviço, deve ser 1 mês até sair e mais uns 2 até ter algum de serviço..
Devemos estar a falar de 3 meses, mas a ideia é boa, não haja dúvida!

Como dizem os franceses, a melhor peça em fiabilidade é aquela que não está lá. Logo, se não há turbo pra avariar e pagar a conta, a escolha é de caras.

Muito bom o teu argumento!

Mas porque é que o clio faz um motor mais pequeno para depois compensar com turbo e arrefecer com intercooler em vez de fazer logo um 1.2 com os mesmos 90cv?

Última edição:
esperares 1 mês ou 3 pouco mais é se não andares apeado. não sei é quando sairá o novo clio, se demora muito tempo a sair ou não.

Eheh, o chato é ter que esperar sair o Novo Clio, e depois esperar que tenha um de serviço, deve ser 1 mês até sair e mais uns 2 até ter algum de serviço..
Devemos estar a falar de 3 meses, mas a ideia é boa, não haja dúvida!

Muito bom o teu argumento!

Mas porque é que o clio faz um motor mais pequeno para depois compensar com turbo e arrefecer com intercooler em vez de fazer logo um 1.2 com os mesmos 90cv?
Diria que para baixar CO2 e aumentar as prestações. Infelizmente é o que temos.

Só na homologação.
No spritmonitor:
C3 82CV 6.08 l/100
Cio 90CV 6.43 l/100
Pois mas é ai que se faz a diferença. Pelo que leio e já pude também experimentar o motor 0.9TCe deve se ter uma condução muito precisa na sua zona de conforto, nem todos o conseguem e sei quem deixou um 0.9TCe e passou para um 1.2TCe 120 e não aumentou os consumos

Se é para andar muito em cidade, qualquer um servirá muito bem o propósito.

Provavelmente o C3 mais confortável, pode ser relevante em estradas miseráveis, habitual em qualquer cidade.

Por outro lado o motor é atmosférico com tudo o que isso acarreta.

Experimenta um e o outro no ambiente em que o vais usar.

Teres um carro que aprecias mas depois pouco prático de conduzir, na tua óptica, pode ser problemático.

Só pelo factor atmosférico e a caixa da PSA eu talvez fosse para o clio

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Se é do C3 que gostas mais, é esse que deves comprar [;)]

Se não te fizer diferença ser de serviço, porque não tentar arranjar um C3 1.2 turbo 110cv? Ficavas com um conjunto do teu agrado e bem melhor que o Clio IV 0.9

Eu não vejo assim tantas diferenças entre um e outro, a não ser na aceleração dos 0 aos 100 do clio, que pode não ter interesse nenhum, pois o que interessa são as recuperações e isso pode ser esbatido com os escalonamentos de caixa.

Eu no teu lugar experimentava os dois, se continua-se com duvidas, escolhia o que mais me agradasse visualmente, quer por dentro quer por fora.
Sendo que no campo estético o C3 levará vantagem, pois permite configurações mais engraçadas.

Não me levem a mal, o pouco que sei aprendi por estes dias:

Qual é o mal de ser motor atmosférico?

O que ha de errado com a caixa de velocidades da psa/citroen?

Não há nada de mal em ser atmosférico. Tem menos potência, mas... tem menos o turbo para avariar. Em principio o motor atmosférico é mais fiável.

A caixa é pouco precisa, tenho uma mas não gosto muito. Nunca me deu problemas.

Olha que já me disseram que os motores atmosférico são melhores para cidade, pois funcionam melhor em baixas rotações.

Quanto à caixa do C3, os meus pais tem um e nunca os ouvi queixarem-se da caixa... antes tinham um Mercedes...

Do que sei o motor é o mesmo em ambas as versões, só varia o turbo. A fiabilidade julgo ser a mesma, mas não ateimo aí.

Não é dependente do turbo porque não o tem, mas não funciona melhor em baixas (pelo menos no puretech) porque o binário máximo chega 1000 rotações mais cedo na versão com turbo, acaba por fazer diferença. No clio é igualmente tarde para (?)

Em baixas mesmo baixas, tipo aqueles quase arranques em segunda, é igualmente fraco. Não o era, tanto, até uma actualização de software..

A caixa é de facto imprecisa e quase dura de manobrar..

Como digo sempre, comparo esta caixa com a do classe A da Maria e até me apago, faço tudo com um dedo e sem ruídos.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Olha que já me disseram que os motores atmosférico são melhores para cidade, pois funcionam melhor em baixas rotações.

Quanto à caixa do C3, os meus pais tem um e nunca os ouvi queixarem-se da caixa... antes tinham um Mercedes...

Quanto muito o motor atmosférico poderá ser mais agradável se for 4 cilindros devido às maior suavidade, ou se o atmosférico for um motor maior que se safe bem em baixas.
Neste caso, trata-se de um 1.2 3 cilindros com 80 e poucos CV, nunca vai ser rápido e vai ter os defeitos dos 3 cilindros na mesma.

Voltar
Superior