neoxic disse:
Já está a pedir demais.[

]
O que eu quer saber é se desceu ou subiu.
No site da RTPN diz assim:
A taxa de inflação homóloga - quando comparada com a inflação de Agosto de 2008 - foi negativa em 1,3 por cento, abrandando 0,2 pontos percentuais face à quebra de 1,5 por cento em Julho, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os jornalistas são o que se sabe quanto toca a matemática...[

]
(E a culpa nem é toda deles, é completamente absurdo uma pessoa deixar a matemática no 9º ano).
Mas o pior é que geralmente fazem copy-paste dos comunicados do INE e aí sim, era de caçadeira em punho (dentro do INE [

]).
O INE é um dos maiores embustes nacionais. E por aqui me fico. [

]
Quanto à citação, para além da confusão de inflação com deflação, a inflação homóloga serve para dessazonalizar o indice de preços no consumidor (ipc) e dessa forma ter uma noção concreta da sua evolução.
Podemos concluir que a deflação homologa em Julho é menor que a de Agosto, mas não é estritamente correcto dizer que evoluiu de x para y, porque os períodos (Julho e Agosto) não são comparáveis.
Pelo efeito da sazonalidade, claro.
TheMoBsTeR disse:
Se o preço generalizado dos preços desce, não é inflação. Mas se tivermos uma referencia, por exemplo, em Janeiro o valor da variação dos preços é 0. Se em Agosto aumentaram 1.5%, a inflação é 1.5%. Se em Setembro diminui 0.2%, nesse período há uma deflação de 0.2%, mas em relação a Janeiro, a inflação é de 1.3%.
Posso tar a dizer uma ganda bacorada, mas as aulinhas ja la vão [

]
As aulinhas de matemática ainda lá estão. [

]
A tua análise tem por base períodos de referência corridos, sem dessazonalização. O que está perfeitamente correcto, a premissa é que é diferente.
Os srs jornalistas é que baralham tudo.
330i disse:
Inflação negativa, é o mesmo que deflação, e o que a noticia quer dizer é quue o comparativo homologo( mesmo mes vs ano anterior) o indice de preços no consumidor é 1,3% menor em Agosto, e 1,5% menor em Julho, o que que quer dizer que a deflação "recuou" 0,2% em relaçao ao mes anterior.
No acumulado do ultrimo quadrimestre a media da deflação é 0,4%, isto é em media compramos mais barato que no periodo homologo (2008) 0,4%.
Atenção que estes indices são apurados atraves de amostras estatisticas por sector de actrividade, e são relativamente "volateis" ao longo dos meses, apenas se aproximando do "real" na media final dos 4 trimestres.
É isso mesmo: introduzem-se médias para poder comparar períodos mais longos e dessa forma a sua evolução com base em períodos homogéneos. [

]
Falta falar da obsolescência do cabaz que lhe serve de base, completamente absurdo (estou a falar com base naquilo que me foi transmitido na fac. Nunca li que tivesse havido qualquer alteração ao modelo de definição do cabaz de preços).
A taxa de inflação é mais ou menos como o défice público: "é aquilo que o Homem quiser".