ingresso força aérea

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Convidado
  • Data de início Data de início
C

Convidado

Guest
Boa tarde...
estive a ver a lista de seriação que acabou de sair e reparei que havia pessoas com uma maior média final e ficavam como reserva...tentei perceber se teria a ver com a a ordem de escolha de preferência do curso mas nao consequi perceber mesmo..alguem me pode explicar? no documento só dizia a nota ao inglês e a média final....haverá mais algum factor sem ser a média final que determina quem fica? pensei que fosse a média final que contasse...

e mais outra dúvida..eu quero ir pa oficial ou de tops, tocart ou todci..já tenho uma ideia dos testes psicotecnicos mas nao sei ao certo como me preparar..por exemplo matemática é interpretação de gráficos e tabelas, portugues interpretação de textos...
quanto ao inglês como me aconselham a treinar?

Tantos factores.

- Psicotécnicos
- Provas fisicas
- Exames médicos
- Perfis psicológicos
- Exames escritos

O ingresso não é como numa universidade, não conta só as notas tidas no ensino.

Boa tarde...
estive a ver a lista de seriação que acabou de sair e reparei que havia pessoas com uma maior média final e ficavam como reserva...tentei perceber se teria a ver com a a ordem de escolha de preferência do curso mas nao consequi perceber mesmo..alguem me pode explicar? no documento só dizia a nota ao inglês e a média final....haverá mais algum factor sem ser a média final que determina quem fica? pensei que fosse a média final que contasse...

e mais outra dúvida..eu quero ir pa oficial ou de tops, tocart ou todci..já tenho uma ideia dos testes psicotecnicos mas nao sei ao certo como me preparar..por exemplo matemática é interpretação de gráficos e tabelas, portugues interpretação de textos...
quanto ao inglês como me aconselham a treinar?

Além de olhar para a lista de seriação final há que dar uma vista de olhos no separador "Prepara-te para entrar" na página do Centro de Recrutamento da Força Aérea.
Todos os parâmetros de avaliação estão tipificados, sendo que "Para cada especialidade é exigido um perfil psicológico de Acesso às Diversas Especialidades do Regime de Contrato: Despacho nº 41/05/A do CEMFA de 22SET", despacho consultável através de link no site.
Como escreveu o "PSerra" tens vários fatores que contam para a avaliação, inclusivé como vem no mapa a "preferência da habilitação".
Tens inclusivé alguns seleccionados com o nível de inglês abaixo do mínimo exigido para a especialidade.
Os critérios são transparentes qb.

"Provas de Avaliação Psicológica

Têm a duração máxima de 2 dias e são realizadas com o objetivo de avaliar a capacidade de integração e adaptação dos candidatos à vida militar, bem como apurar as potencialidades para as especialidades a que se candidatam.
No final destas provas será atribuída, a cada candidato, uma nota numa escala de 1 a 7 (1 é o melhor resultado), sendo excluídos os candidatos com notas de 6 e 7.
Nas provas de avaliação psicológica, definidas em função das exigências para as diferentes especialidades, estão em apreciação os seguintes
parâmetros:

a) Dimensão Percetivo-Cognitiva;

b) Dimensão Psicomotora;
c) Dimensão Personalidade e Motivação;
d) Requisitos Funcionais."

Uma pesquisa pelo google com estes temas és capaz de ficar com uma ideia do que é exigido. Não é nada de extraordinário.

Estive a olhar para o aviso de abertura onde consta a fórmula para a seriação:
"7 — Seriação dos Candidatos.
a) Os candidatos considerados “Aptos” serão ordenados de acordocom os seguintes critérios aplicados sucessivamente:
1) Candidatos que tenham obtido o referencial mínimo de inglêsexigido para a sua especialidade conforme indicado no Anexo B:a) Prioridade conforme indicado no Anexo B;
b) Dentro da mesma prioridade, por ordem decrescente de classificação,de acordo com a seguinte fórmula:
xR + yS + zTx + y + zPara efeitos da fórmula constante no ponto anterior, considera-se que:
R — Classificação da Habilitação Académica;
x — Fator de Ponderação da Classificação da Habilitação Académica;
S — Classificação das Provas de Avaliação Psicológica;
y — Fator de Ponderação da Classificação das Provas de AvaliaçãoPsicológica;
T — Classificação das Provas de Avaliação de Conhecimentos Científicos;
z — Fator de Ponderação das Provas de Avaliação de ConhecimentosCientíficos;

2) Candidatos que não tenham obtido o referencial mínimo de inglêsexigido para a sua especialidade (Anexo B);
a) Prioridade conforme indicado no Anexo B;
b) Dentro da mesma prioridade, por ordem decrescente de classificação,de acordo com a fórmula indicada em 7, 1), b);
3) Em caso de igualdade de classificação será dada preferência aoscandidatos com menor idade.
b) Para efeitos de seriação dos candidatos, as classificações obtidasnas provas de avaliação psicológica serão convertidas para uma escala crescente entre 9 e 20 valores, equiparadas à escala das habilitaçõesacadémicas, de acordo com a seguinte correspondência (consulta o aviso de abertura)."

Última edição:
Ah ok... Já percebi..

O inglês entao è o que acaba por valer mais..

Candidato A- 18 de media mas não atingiu o nível minimo de inglês

Candidato B- 12 de média e aatingiu o nível minimo de inglês

Quem fica em desvantagem é o candidato A

Ah ok... Já percebi..

O inglês entao è o que acaba por valer mais..

Candidato A- 18 de media mas não atingiu o nível minimo de inglês

Candidato B- 12 de média e aatingiu o nível minimo de inglês

Quem fica em desvantagem é o candidato A

Viste a coisa muito superficialmente...o nível de exigência de inglês não é igual para todas as especialidades.

Eu sei...tou a dar o exemplo para candidatos da mesma especialidade.. Vou analisar novamente a seriação para ver se bate certo

há certas coisas que ainda nao entendi mas pronto ja deu para ter uma ideia na mesma...
alguem sabe como é o teste de ingles?

Voltar
Superior