Injecção directa e Common Rail - TODA A VERDADE

citação:Originalmente colocada por Balthar

É o mesmo que tirar o mérito á Audi ao ter introduzido a tracção ás quatro rodas nos rallys, já havia o sistema desde 1900 mais ou menos. A Audi inovou ao usa-lo nos rallys e tem que ter o mérito disso tal como a Fiat pelo facto de ter desenvolvido ( inventado ) o comon rail tal como é usado hoje.

E o primeiro automovel a usa-lo foi o Alfa Romeo 156 1.9 JTD em 1997, 5 anos antes da denso o ter introduzido na Europa....

Ah, agora o que conta é a data em que as coisas aparecem na europa...
O resto do mundo não conta, tá bem, faz sentido...

A Fiat tem o mérito de ter sido a primeira marca europeia de automóveis a trabalhar nisso e também a primeira a marca europeia
a usar common rail. Mas não inventaram, nem criaram nenhum sistema
comercial.

citação:Originalmente colocada por Irreligious

citação:Originalmente colocada por Luis Andrade

Agora fora de brincadeira;
Quando saiu o Fiat Croma com o motor 1900 diesel de injecção directa qual ou quais eram os outros automóveis, pelo menos comercializados em Portugal, que também utilizavam essa tecnologia ?
É que sinceramente não tenho conhecimento de nenhum; alguém me ilucida ?:)

Ford Transit 2.4 Di.

eu sei que tu tás habituado a andar em "carroças" com rede separadora mas nem todos aqui sao assim [:p] e o que sempre se disse em discussoes sérias foi que a Fiat introduziu essa inovaçao em veículos ligeiros de passageiros (em motores mais pequenos e de características diferentes que exigem outro tipo de evoluçao na tecnologia utilizada = inovaçao).

Só isso. Penso que é do conhecimento comum que camioes e outros veiculos comerciais já tinham motores com esse tipo de injecçao, nao percebo qual o drama...

citação:Originalmente colocada por Duro

citação:Originalmente colocada por Luis Andrade

Agora fora de brincadeira;
Quando saiu o Fiat Croma com o motor 1900 diesel de injecção directa qual ou quais eram os outros automóveis, pelo menos comercializados em Portugal, que também utilizavam essa tecnologia ?
É que sinceramente não tenho conhecimento de nenhum; alguém me ilucida ?:)

Ford Transit 2.4 Di.

eu sei que tu tás habituado a andar em "carroças" com rede separadora mas nem todos aqui sao assim [:p] e o que sempre se disse em discussoes sérias foi que a Fiat introduziu essa inovaçao em veículos ligeiros de passageiros (em motores mais pequenos e de características diferentes que exigem outro tipo de evoluçao na tecnologia utilizada = inovaçao).

Só isso. Penso que é do conhecimento comum que camioes e outros veiculos comerciais já tinham motores com esse tipo de injecçao, nao percebo qual o drama...

Inventar um sistema ou aplicá-lo pela 1ª vez num automóvel de turismo são coisas diferentes, mujito diferentes. E é isso que alguns fanáticos cegos não entendem. A Fiat não inventou nada, aplicou apenas pela 1ª vez em automóveis de turismo, e em simultaneo com a Mercedes...

para alem d n ver o interesse neste topico nem em saber se foi a fiat ou nao, deixo a pergunta, de q me vale a mim consumidor um gajo qualquer inventar algo revolucionario para por nos carros mas a ideia nunca sair da sua garagem?

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

E common-rail a gasolina? Há?

[:I]

Outra questão: Quando é que apareceu esse Croma 1.9 de injecção directa?

Eu acho que o Croma saiu em 1986, mas não tenho a certeza.
Esse Td para ai em 1988/89. Mas também com pouca certeza.
Esse não era já o motor 1910 cm3 que ainda hoje é a base dos 1.9 CDTI / M-Jet?

E a resposta do common rail a gasolina [:X][:X][:X]

Mas á Fiat vale de muito o marketing feito reclamando para si um feito que não é seu...

E a VW com a injeção directa a gasolina (fsi)

A fiat o que inventou foi um sistema comon rail que se pode usar em automoveis ligeiros e apenas isso.

Mas á Fiat vale de muito o marketing feito reclamando para si um feito que não é seu...

A fiat o que inventou foi um sistema comon rail que se pode usar em automoveis ligeiros e apenas isso.

Nunca vi a VW a afirmar que inventou o sistema de Turbo + compressor, nem o motor de injecção directa, seja gasolina ou diesel. E de facto não inventou.

Mas foi a marca que lançou este sistema no mercado antes da concorrência. Muito diferente de inventar...

Nunca vi a VW a afirmar que inventou o sistema de Turbo + compressor, nem o motor de injecção directa, seja gasolina ou diesel. E de facto não inventou.

Mas foi a marca que lançou este sistema no mercado antes da concorrência. Muito diferente de inventar...

Eu não me referi ao TSI mas sim ao FSI e já muito antes de a VW lançar estes já a Mitsubishi o tinha feito com o GDI.

Agora não tiro o mérito á VW por massificar o sistema, coisa que a Mitsubishi não fez.

Mas é esperar pelos motores Uniair que ai vém.........

Balthar, os FSi também apareceram numa altura em que já existia gasolina de qualidade para eles. Os GDi não pegaram, porque a gasolina em 1996 ainda tinha demasiado enxofre.

citação:Originalmente colocada por monicamelo

Esse não era já o motor 1910 cm3 que ainda hoje é a base dos 1.9 CDTI / M-Jet?

Não. O do croma é de 1929 cm3

OK ;)
Mas ainda gostava de saber a origem deste bloco.
Sei que houve uma parceria com a PSA, mas não sei se a Fiat fornecia os motores à PSA, ou se era ao contrário...

Vamos lá ver se esclarecemos umas coisas:
Antes de mais, chama-se "common rail" a coisas relativamente diferentes. O termo já é utilizado
há décadas em sistemas de distribuição de gás de cidade, por exemplo. Não há UM sistema "common-rail". Há VÁRIOS.
Em segundo lugar, Leonardo da Vinci desenhou uns esboços de uma máquina voadora com hélices, mas o helicóptero propriamente dito (a voar efectivamente) só surgiu em 1924 das mãos de um francês. Quem foi o seu inventor? Da vinci, ou o francês? Se da Vinci não tivesse feito aqueles desenhos se calhar o francês não se tinha lembrado daquilo, mas o que é certo é que o Da Vinci também nunca chegou a construir nada...

Tendo por base o registo internacional de patentes, que é o que para todos os efeitos vale:
O conceito de "common-rail" surgiu para aí na década de 50;
O conceito de "common-rail" aplicado a motores diesel foi "inventado" por Tybi Martin, americano, cuja patente foi submetida a registo no dia 12 de Junho de 1991, com o título "High pressure electronic common-rail fuel injection system for diesel engines" - Patent Nr US5109822;
A Fiat pegou no conceito, apenas no conceito, e desenvolveu de raíz uma abordagem própria ao "common-rail", tendo submetido a patente para registo em 21/07/1995, com o título "COMMON-RAIL FUEL INJECTION METHOD FOR DIESEL ENGINES" - Patent Nr WO9603578
Pouco depois, em 04/11/1997, a Toyota Motor Corp através da Nipodenso, aparece com a "INJECTION CONTROLLER FOR COMMON RAIL DIESEL ENGINE" - Patent Nr JP9287498.
Acontece que o sistema que vingou universalmente resultou da patente registada pela Fiat, entretanto cedida (vendida) à Bosch, e que hoje em dia surge na maioria dos automóveis a diesel.
Ou seja, até pode ter havido camiões, bombas de água, geradores, eu sei lá que mais, com um sistema common-rail qualquer, nas décadas de 70 e 80, mas o sistema que vingou foi o sistema inventado pela Fiat.
E o resto são meras opiniões.

Quem é que disse que foi a Fiat que inventou a Injecção Directa e o Common Rail??? [}:)][}:)][}:)]

Este tópico viola nitidamente a regra.

citação:2. Não são permitidos "posts" sem sentido, de palavra única ou propositadamente "non-sense". O mesmo se aplica a múltiplos ou repetidos "posts" de forma a incrementar o "ranking" de cada membro. Evitar colocar tópicos sem verificar se já existe algum que se encaixe no assunto que pretendemos tratar. Existe um Botão de Pesquisa em cima do lado direito. Actualmente só funciona para o título do tópico.

E já vi Tópicos bem mais interessantes serem bloqueados... [xx(]

cumps,
[dio]

citação:Originalmente colocada por dio

Quem é que disse que foi a Fiat que inventou a Injecção Directa e o Common Rail??? [}:)][}:)][}:)]

Este tópico viola nitidamente a regra.

citação:2. Não são permitidos "posts" sem sentido, de palavra única ou propositadamente "non-sense". O mesmo se aplica a múltiplos ou repetidos "posts" de forma a incrementar o "ranking" de cada membro. Evitar colocar tópicos sem verificar se já existe algum que se encaixe no assunto que pretendemos tratar. Existe um Botão de Pesquisa em cima do lado direito. Actualmente só funciona para o título do tópico.

E já vi Tópicos bem mais interessantes serem bloqueados... [xx(]

cumps,
[dio]

Direi que o teu post é que viola essa regra ao não fazer sentido e não trazer nada de novo á discussão.

Mas a minha opinião (mesmo que negativa) sobre esse grupo italiano e esses carros, para ti é suficiente para catalogares de ignorante. Ora o ignorante vem aqui mostrar que a Fiat não inventou nada do que reclama para si.

Ora assim sendo, continuarei a expressar a minha opinião sobre automóveis e marcas, mas jamais te insultarei, ou farei um juizo de valor acerca de ti enquanto pessoa, apesar de ter a minha opinião formada pela atitude que revelas quando alguém critica uma marca italiana, ou coloca alguma informação que não é lá muito abonatória... Eu já sei que me consideras ignorante.

Voltar
Superior