A parte de aquecer bem o carro antes de começar a "esgalhar" sim, acho que se aplica a todos..já a parte de não desligar o carro sem deixar arrefecer já nem sempre se aplica, sei por exemplo que o 2.0 TSI do Scirocco tem um circuito de refrigeração que funciona mesmo depois do carro ser desligado para evitar ter de deixar arrefecer. Penso que a maioria dos motores turbo recentes já deve ter o mesmo mecanismo.
O deixar o carro ligado durante uns segundos depois de se dar uso grande ao turbo não tem tão que ver com o arrefecimento como com a manutenção do funcionamento da lubrificação até as pás do turbo pararem de rodar ou deixarem de rodar com a velocidade toda. Elas chegam acima da centena de milhares de RPM e cortar a lubrificação àquela velocidade deixa mossa.
A parte de aquecer bem o carro antes de começar a "esgalhar" sim, acho que se aplica a todos..já a parte de não desligar o carro sem deixar arrefecer já nem sempre se aplica, sei por exemplo que o 2.0 TSI do Scirocco tem um circuito de refrigeração que funciona mesmo depois do carro ser desligado para evitar ter de deixar arrefecer. Penso que a maioria dos motores turbo recentes já deve ter o mesmo mecanismo.
o pai dum colega meu está a ponderar este carro nesta motorização.
até que ponto será ela fiável e com relativa durabilidade, numa utilização não tão cuidada como muitos de nós temos ?
Sistema de refrigeración con bomba para ciclo de continuación del líquido refrigerante y con ciclo de continuación en el radiador
Para evitar la carbonización/coquización del aceite del eje de la turbina en el turbocompresor, una bomba de agua adicional establece un ciclo de continuación para la recirculación del agua de hasta 15 min después de la parada del motor caliente. Transporta el líquido refrigerante, menos caliente, en el sentido opuesto al del flujo normal. El líquido refrigerante, aspirado por la bomba de agua adicional, fluye en ese caso desde el radiador, pasando por el turbocompresor hacia el bloque motor, y vuelve de allí al radiador, para desalojar el calor acumulado.
Eu acho que com um sistema independente de refrigeração que funciona com o carro desligado torna-se totalmente desnecessário fazer a espera antes de desligar o carro.. mas cada um sabe de si!
Já agora para quem tiver curiosidade em saber como funciona o sistema nos TSI da VW
Se não é para arrefecer é para que então? Se é pelas rpm o carro quando for desligado o turbo perde as rotações normalmente..digo eu que sou pouco entendido na matéria.![]()