Insolvencia - Cheques

R4E

New member
Boa noite.

Uma pergunta aos entendidos.

Sou insolvente por exoneração do passivo restante, tenho conta no banco normal onde cai o meu vencimento todos os meses. Dado a minha situação de insolvencia, posso pedir cheques ao meu banco ou sou impedido por causa da insolvencia?

Já vi um site que dizia que não era possivel, mas precisava da opinião de alguém mais entendido, visto que já me disseram que difere de banco para banco.

Obrigado desde já.

Esquecendo a parte legal, se é permitido por lei ou não, no banco onde já trabalhei a atribuição de cheques estava regulamentada nas normas de concessão de crédito, logo não seria possível. Embora admita que possa variar de banco para banco, acho muito difícil ser possível.

A questão é que tenho um amigo que tem o mapa CRC 'sujo' e concederam-lhe cheques, a unica diferença é que ele não está insolvente, daí a minha pergunta.

Deve depender da vontade do Banco. Dar um cheque é atribuir um crédito potencial de 150 euros, visto que os cheques até 150 euros têm que ser pagos mesmo sem dinheiro na conta. Portanto é uma decisão de crédito do Banco. Em situação de insolvência tenho muitas dúvidas que haja um banco que decida atribuir cheques.
Seja como for hoje em dia os cheques já não são precisos para nada. Há alternativas de pagamento bem mais baratas e eficientes.

Deve depender da vontade do Banco. Dar um cheque é atribuir um crédito potencial de 150 euros, visto que os cheques até 150 euros têm que ser pagos mesmo sem dinheiro na conta. Portanto é uma decisão de crédito do Banco. Em situação de insolvência tenho muitas dúvidas que haja um banco que decida atribuir cheques.
Seja como for hoje em dia os cheques já não são precisos para nada. Há alternativas de pagamento bem mais baratas e eficientes.

Obrigado.

Na situação de insolvência, os Bancos não têm por norma conceder cheques. Nas bases de dados costuma surge uma nota clara sobre a insolvência.

E atenção aos custos com devolução de cheques, justificação dos mesmos e retirada da base de dados dos incidentes com cheque s.

Precisas mesmo de cheques?

Porque é que não fazes essa pergunta ao administrador da insolvência?

Não fazes porque já sabes qual vai ser a resposta dele. [:D] Relê as obrigações decorrentes do regime da exoneração do passivo restante. Não são só direitos.

Para que raio queres cheques............na tua situação trabalha apenas com dinheiro vivo...nada de registos e deixar rasto.....
Claro que podes sempre pegar numa pessoa de "confiança", ela abrir uma conta no banco, pedir cheques e cartão multibanco e tu arranjas maneira de lá colocar dinheiro e fazes a tua vida.......

Para que raio queres cheques............na tua situação trabalha apenas com dinheiro vivo...nada de registos e deixar rasto.....
Claro que podes sempre pegar numa pessoa de "confiança", ela abrir uma conta no banco, pedir cheques e cartão multibanco e tu arranjas maneira de lá colocar dinheiro e fazes a tua vida.......

Porreiro pá ... [:D]

Amigo MicroMC, não faço porque estou bastante longe da area de residencia e não tenho comigo os contactos.

E se soubesse a resposta dele não estava aqui a perguntar, pois tenho conhecidos com bastantes mais problemas que eu e concederam-lhe cheques numa conta aberta à 5 minutos, sem perguntas.

Back