Intercooler num motor atmosférico

zerorpm

New member
Estava a dar uma volta num fórum da concorrência... E vi que um corsa 1.2 tinha um intercooler...:sh)

O que é que acham?

O carro anda mais ou aquilo está a mais?

Última edição:
È engano de certeza, o Intercooler é usado em motores turbinados para permitir o arrefecimento da massa gasosa comprimida pela turbo que depois será admitida no motor. Deve ser um erro...

Estava a dar uma volta num fórum da concorrência... E vi que um corsa 1.2 tinha um intercooler...:sh)

O que é que acham?

O carro anda mais ou aquilo está a mais?
Viste isso onde? No TOL? Já não passo por lá há algum tempo mas lembro-me que havia lá um user, há uns tempos atrás, com um Corsa 1.2 que o ia turbinar. A confusão deve estar aí! Provavelmente esse carro agora deve estar turbinado!...e deve estar na onda de "lobo em pele de cordeiro"...

http://www.clubeopel.com/Forum/viewtopic.php?t=11164

boas amigos aki vai uma apresentacao do meu korsa kit gsi e as aplikacoes , todas elas feitas por mim :
panela artesanal ( feita por enkomenda )
molas apex 4 cm
amortecedores corsa c 1.7 cdti
barra estabilizadora combo 1.7 dti
kit xennon 6000k
esguixos das optikas frt ( por kausa do xennon )
paraxokes frt e tras restile
opticas frt restyle
ferois tras pretos
grelhas paraxokes frt do gsi
filtro koniko kn
intercooler megane 1,9 dci
alavanca velocidades vectra c
remocao de fexaduras exteriores ( cimdutor e mala )
pelikula vidros eskuros excepto vidro frt

O intercooler só se aplica em motores turbinados, pois o ar ao passar pela turbina, que é impelida pelos gases de escape, está quente e portanto, vai aquecer o ar que irá comprimir no interior dos cilindros, ficando este, menos denso.
Por isso, coloca-se um Intercooler entre a turbina e o motor, para que o ar, depois de aquecido, seja novamente arrefecido, ganhando densidade.

Num carro atmosférico, poucos ganho dará...

ahahahah granda tanso ahahahaha

Leiam a explicação do gajo sobre o IC:

" karos amigos passo a explikar : alguem sabe a utilidade de um ic ? muitas pessoas disem k é para arrefecer o ar k vem do turbo , mas vamos la a ver uma koisa os motores diesel nao funcionam com ar kente ? porke teem velas inkandescentes ? a rasao d um ic nao é a d arrefecer o ar !!!!!!!! passo a explikar kuando é k nós respiramos bem , num dia de verao em ke estao 35 graus ou num dia de inverno em k estao 5 graus ? , pk é k os elikopteros
nos incendios do verao teem k fazer poukas horas d voo ? tem tudo a ver kom as molekulas d oxigenioseja kual for o motor diesel , turbo ou ate mesmo atmosferiko respirao bem kom ar fresco pk tem mais molekulas de oxigenio do k um ar kente e saturado podem krer ke noto diferencas nos konsumos e em andamento é klaro k nao é uma koisa do outro mundo mas nota se diferenca . ja agora sim sou do porto se alguam kiser ver esta makina é so markarmos uns enkontros "

Pode-se arrefecer ar a 35graus com ar a 35 graus sim senhor, basta é haver deslocação de ar.

POR EXEMPLO: Num dia de verão com 35 graus, se forem de mota com t-shirt a 100km/h vão começar a arrefecer devido à perda de calor por convecção forçada (passagem rápida do ar pelo vosso corpo).

Moral: não gozem com algumas coisas que o pessoal diz, porque podem cair na vossa própria ignorância.

Pode-se arrefecer ar a 35graus com ar a 35 graus sim senhor, basta é haver deslocação de ar.

POR EXEMPLO: Num dia de verão com 35 graus, se forem de mota com t-shirt a 100km/h vão começar a arrefecer devido à perda de calor por convecção forçada (passagem rápida do ar pelo vosso corpo).

Moral: não gozem com algumas coisas que o pessoal diz, porque podem cair na vossa própria ignorância.

Claro o termómetro da temperatura até desce quando eu ando mais rápido...

[:)] [:)] [:)]

Sim, mas o ar continua a 35 graus. A densidade continua a ser a mesma.

Sim, mas o ar continua a 35 graus. A densidade continua a ser a mesma.

A densidade tem influência, é verdade, quanto maior a densidade do fluido refrigerador, mais calor se consegue retirar. Mas meste caso a densidade não influencia porque o ar a arrefecer tem a mesma densidade do ar refrigerante. Com a convecção forçada o ar no intercooler vai mesmo arrefecer.

Ali o amigo de cima (monicamelo) é que ainda não me explicou onde errei no exemplo da mota [;)]

Afinal não estávamos a falar do mesmo Corsa que eu pensava...

Como o Otto diz, acredito que seja realmente possível baixar ainda mais a temperatura do ar da admissão por convecção forçada...a minha única dúvida é, até que ponto é que irão os ganhos? Quanto a mim serão ínfimos...além de que com esta mod, a admissão ficou ainda mais estrangulada (como um dos users do dito fórum referiu).

Afinal não estávamos a falar do mesmo Corsa que eu pensava...

Como o Otto diz, acredito que seja realmente possível baixar ainda mais a temperatura do ar da admissão por convecção forçada...a minha única dúvida é, até que ponto é que irão os ganhos? Quanto a mim serão ínfimos...além de que com esta mod, a admissão ficou ainda mais estrangulada (como um dos users do dito fórum referiu).

Eu acho que os ganhos são os mesmos, porque primeiro a temperatura não tem uma alteração tão grande e porque não entra mais ar...

Com o turbo entra mais ar, logo mais combustível é queimado, mas ao trabalhar aquece... A partir daí é arrefecido pelo intercooler...

Penso eu de que...

Voltar
Superior