Internet Fibra Optica

Quando isto tiver difundido (a tecnologia já existe, falta a custosa mudança de centrais) basicamente vai mudar bastante a interacção com os sites.

Sacar um filme de 750 MegaBytes (algo majorado a 7,5 GBits (com os bits de sincronização) dará 1 download (mesmo que escolhemos a opção intermedia de 50 mbps) de 150 segundos. São 2,5 minutos :D

Quando isto tiver difundido (a tecnologia já existe, falta a custosa mudança de centrais) basicamente vai mudar bastante a interacção com os sites.

Sacar um filme de 750 MegaBytes (algo majorado a 7,5 GBits (com os bits de sincronização) dará 1 download (mesmo que escolhemos a opção intermedia de 50 mbps) de 150 segundos. São 2,5 minutos :D

Há que ter em atenção os valores de upload, no entanto parece-me que 10Mb já seja um valor bastante aceitável.[;)]

Meo rula!

Antes tinha sapo ADSL e recebia 4mb qndo devia receber 8mb!

Mudei para meo e tenho os 8mb para a internet e mais 8 para a TV. Nunca fiz nenhum teste de velocidade...mas é bem rapido, mais rapido que o adsl do sapo!

Pago cerca 50 euros por mes (acho que não lhe chega) por:

Pacote base de TV do meo + 2 pacotes tematicos
Internet 24horas sem limites de download
e agora... internet movel da tmn 512kbps com 100mb gratuitos por mes, se os ultrapssar pago 12.50eur independentemente do valor do excesso!
Este tópico é para falar de Fibra Optica.

Já há muitos tópicos a falar do MEO, ZON, Clix, Sapo etc etc

Atenção que os 100Mbps são partilhados entre televisão, telefone e internet. Um canal de definição normal ocupa 4mbps e um canal em HD ocupa entre os 8 e os 10mbps, dependendo do codec e do tipo de som.

Portanto podem ter 5 televisões ligadas ao mesmo tempo em canais HD que ainda sobram 50mbps para a internet que dá para partilhar por vários computadores. Não se esqueçam que numa utilização "normal" incluindo já videos multimedia em HD como no Vimeo 8mbps são mais que suficientes. [;)]

Já estás desactualizado, os Sata II permitem 3Gbps [;)]

A única coisa que eu tenho dúvidas em relação à fibra é como é que é distribuída também para o telefone. É que para mim a tv não se aplica, não vou aderir a tv do Clix.

Fazm ideia? Não vai ser como os telefones da tvcabo, pois não? :sh) [:vm)]

A oferta de Tráfego ilimitado é só para adesões até final de Out. Porque depois é 200Gb no pack XXL. (já se estão a precaver). Já imaginam pessoal a sacar DVD's inteiros as dezenas por dia!

Meti um Código Postal. A pareceu uma lista para escolher a minha morada (só lá estava a minha) e depois nada... Diz que ainda não está disponível!

Depois meti outro código postal e nem deu morada nem nada.

Já agora quando não há disponibilidade eles fazem o redirect do link directamente para o CLIX ADSL (chamem-lhes burros. LOL)

Algum motivo em especial por teres escolhido o "sacar de um filme" para dar o exemplo? [;)][:p]

Isso que descreves são em condições perfeitas, o facto de teres 50mbps de linha não quer dizer que o tenhas ponto a ponto.

Vai mudar sim o panorama do IPTV que com esta evolução vai ter pernas para andar. Com as ligações que temos actualmente não tem. Depois existem outras aplicações como ferramentas de produtividade e mesmo sistemas operativos virtuais na web ou ainda SANs. Pode ser que daqui a uns anos seja esse o caminho.

Mas duvido muito que nos próximos 5~10 anos a fibra saia das grandes cidades (Lisboa, Porto e algumas capitais distrito do litoral), então se não apostarem na fibra escura repartida depois entre operadores (como a REN e os fornecedores de energia) e estes decidirem instalar cada um por si a sua rede não vão muito longe, os custos vão tornar-se incomportáveis.

Imaginando um prédio com dezenas de apartamentos e o cenário de 5 operadores a passarem fibras próprias para cada cliente seu, o que se fazia com y metros de fibra passa a fazer-se com yx5 metros e 5 vezes mais dinheiro, indo-se reflectir nos clientes este custo.

A única coisa que eu tenho dúvidas em relação à fibra é como é que é distribuída também para o telefone. É que para mim a tv não se aplica, não vou aderir a tv do Clix.

Tudo passa a ir por IP, no caso dos telefones - VoIP. A qualidade do VoIP depende de muitos factores.

Depende dos ONT instalados, alguns fazem a conversão normal de cobre para VoIP permitindo usar os telefones antigos.

Para mim, para ti.

Mas para o "hardCore" talvez não seja.

Até que estas novas velocidades começam a dar novas possibilidades de partilha de ficheiros (cumprindo dos os requestionas legais claro!)

Isso do tráfego ilimitado funciona como as promoções do ADSL, a oferta era até Setembro como estava nos panfletos que tinha colocado aqui no fórum, agora já é até Outubro... No ADSL também era trafego limitado para quem aderisse até Março, depois passou para Junho, agora é por 24 meses adira quando aderir...

Em relação aos power users, existem vários estudos que mostram que os downloads excessivos só são efectuados nos primeiros 3 meses de uso do serviço, depois o tráfego acaba por normalizar e ficar sempre abaixo aos limites impostos. [;)]

[:)] [:)]

Não leves isto a mal, mas um gajo quando não sabe ou não tem a certeza, informa-se antes de responder.[;)]

Cumps!

Pelo menos dizias o que estava mal, em vez de mandares bocas[:p]

Não meter MB em vez de Mb é um erro ingénuo de quem não é da área, mas sabe a diferença entre bit e byte[;)]

O resto que disse é normal, um disco rígido com velocidade de 40 MBps é normal, a fibra de 100 Mb deverá ter a mesma velocidade que uma rede de 100 Mb, que é normalmente 10 MBps. Isto sem generalizar, dizendo valores práticos.

E a parte dos discos SSD também está correcta, existem discos que lêm a 200 MBps e escrevem a 160 MBps.

Acho que o que escrevi está relativamente correcto.

Última edição:
Voltar
Superior