Interruptor / sensor de presença

PeLeve

Well-known member
Pensei em substituir o interruptor da luz da minha garagem por um sensor de movimento e lembrei-me que tinha aqui uma coisa dessas. Quando o abri vi que tem três fios, ou seja necessita de alimentação dedicada para desempenhar a função de gestão da detecção de movimento e ligar o circuito em conformidade! Ora os interruptores normais têm dois fios...

A questão é, há sensores de movimento apenas com dois fios?

Suponho que já vi coisas dessas no catálogo da Legrand, mas não garanto.

Pergunta: não é viável colocar um terceiro fio?

Normal o detector de movimento tem 3 cabos, 2 sao para o liga desliga e o outro para o retorno[;)]

Tem sempre 3 cabos.

Última edição:
Pensei em substituir o interruptor da luz da minha garagem por um sensor de movimento e lembrei-me que tinha aqui uma coisa dessas. Quando o abri vi que tem três fios, ou seja necessita de alimentação dedicada para desempenhar a função de gestão da detecção de movimento e ligar o circuito em conformidade! Ora os interruptores normais têm dois fios...

Pé Leve nao compares um detector com um interruptor na forma de ligar , é mais comparavel com um comutador de lustre este tb com 3 cabos.[;)]

Julgo que não é possível devido ao problema do sensor ter de ser alimentado e ao mesmo tempo ter de fechar/abrir um circuito.

Pode é existir algum sensor que permita a utilização de pilhas. Mas isso implica ter que as mudar regularmente.

Pois é pessoal, parece que há essa limitação! Ía jurar, porém, que já vi, ou li, algo sobre sensores / interruptores apenas com dois fios...

Obrigado. [;)]

Há! E não é bruxedo... é electrónica em acção!

Há! E não é bruxedo... é electrónica em acção!
E um shunt não resolverá a coisa?...

dsc05181wo9.jpg

Pé Leve, se puderes descrever sucintamente como é a instalação (onde está o interruptor, onde está o candeeiro/luminária, se é mais do que um candeeiro/luminária) ajudava.

Se for possível montar o sensor de 3 fios junto à lâmpada ficas com o problema resolvido. Nesse caso eliminas o interruptor, shuntando simplesmente os seus terminais.

tens de ligar a fase e o neutro directos, o terceiro fio vai para a lâmpada, isso funciona com relé, por isso pode ser directo!
Pois, o problema é a ligação do terceiro fio pela acessibilidade da ligação à lâmpada (antes do arrancador)! A ideia era usar apenas os dois fios que lá existem agora para o interruptor, daí ter perguntado se um shunt entre a fase e o ligar desligar resolvia... [;)]

Pé Leve, se puderes descrever sucintamente como é a instalação (onde está o interruptor, onde está o candeeiro/luminária, se é mais do que um candeeiro/luminária) ajudava.

Se for possível montar o sensor de 3 fios junto à lâmpada ficas com o problema resolvido. Nesse caso eliminas o interruptor, shuntando simplesmente os seus terminais.
É uma ligação simples, caixa de derivação -» interruptor -» caixa de derivação -» lâmpada fluorescente, em suporte típico, única, com arrancador (ainda não é das electronicas)!

É uma ligação simples, caixa de derivação -» interruptor -» caixa de derivação -» lâmpada fluorescente, em suporte típico, única, com arrancador (ainda não é das electronicas)!

Perguntas:

- A instalação é feita com cabos/fios embebidos nas parades ou com cabos fios externos, visíveis?

- Do ponto de vista da detecção de movimentos, colocar o sensor colado à armadura da lâmpada é um bom sítio?

Pois, o problema é a ligação do terceiro fio pela acessibilidade da ligação à lâmpada (antes do arrancador)! A ideia era usar apenas os dois fios que lá existem agora para o interruptor, daí ter perguntado se um shunt entre a fase e o ligar desligar resolvia... [;)]

é como foi dito: fases um shunt ao interuptor ou deixas sempre ligado. Depois desligas os dois fios da lampada e ligas ao sensor, a seguir ligas a lampada ao sensor com o terçeiro fio, e fases uma ligação do neutro do sensor ao outro terminal da lampada.
Vou tentar fazer um esquema e ja meto aqui.

Perguntas:

- A instalação é feita com cabos/fios embebidos nas parades ou com cabos fios externos, visíveis?
Sim, é feita em cabos exteriores.

- Do ponto de vista da detecção de movimentos, colocar o sensor colado à armadura da lâmpada é um bom sítio?
É, mas não é prático de montar, pois a fixação teria de ser feita na armadura (teria de furar/colar/desmontar para aceder ao interior e fazer ai as ligações). O local mais prático quer para detecção de movimento / acesso é mesmo a do interruptor, na parede! [;)]

Voltar
Superior