Intoxicação alimentar

Bruno24

New member
Eu e um amigo meu fomos a um restaurante em ferragudo,perto de portimao pedimos para entrada Amêijoas à Bulhão Pato,o meu amigo ainda alertou que as Amêijoas tinha um sabor estranho,mas como eu já estava com os copos nem liguei.
Passado mais ou menos 24 horas depois do jantar veio os sintomas,passei o dia todo de cama,telefonei ao meu amigo e ele tinha os mesmos sintomas,coitado ainda passou pior que eu.

Nós não fomos ao médico(burros)estou a tentar ligar para o restaurante para alertar o dono ainda sem sucesso.

Não quero pensar como seria se fosse uma criança a comer as amêijoas.

Sera que devo chamar a ASAE?

Ou só alertar o dono do restaurante para deitar fora as amêijoas que ainda poderá ter?

Na realidade é um caso complicado. O ideal era teres uma amostra das ameijoas para analisares, que muito provavelmente não seria admissível em tribunal, porque a amostra não teria sido recolhida da melhor maneira.

De qualquer forma, podes sempre chamar o dono à atenção, e se quiseres preencher o livro de reclamações, ou em alternativa ir ao site e fazeres a tua queixa. De qualquer forma, é muito complicado provares que a intoxicação alimentar, adveio do consumo das ameijoas, mas de qualquer forma, podes alertar a ASAE através do livro.

Se as ameijoas tinham um sabor estranho, deviam ter resolvido a coisa logo ali no momentom, e não dias depois.

Se as ameijoas tinham um sabor estranho, deviam ter resolvido a coisa logo ali no momentom, e não dias depois.

Sim tens toda a razão,foi estupidez.(copos)

Nós fomos lá jantar terça feira,os sintomas só começaram se a revelar 5ª feira.

Last edited:
já tive uma intoxicação com berbigoes, e conheço mais pessoas q tiveram com berbigoes e ameijoas, é preciso ter muito cuidado, as vezes o sitio onde sao apanhados os "bixos" conta muito.

Se estiveres na zona, vai lá e preenche o livro de reclamações.

Sim vai fazer isso!!! A serio, pensa no sofrimento q tu e o teu amigo passaram!

Eu ha cerca de 6 anos tb apanhei uma por comer marisco num restaurante, na altura nao fiz reclamaçao nenhuma e depois arrependi.me (o restaurante na altura era considerado um dos melhores da costa da caparica).

Reclama pois senao eles continuam sempre a comprar coisas de qualidade inferior e nunca se vao preocupar em mudar. E quem se lixa somos nós!

eu fazia queixa à ASAE, o restaurante sabe muito bem em que condições tem as amêijoas!

A ASAE se calhar até viu as ameijoas e ate se devem ter certificado que foram confeccionadas por colheres de PVP e não colheres de pau... por isso ninguem actualmente pode ser intoxicado porque existe a ASAE[;)]

deve ser tudo psicologico...

Sim tens toda a razão,foi estupidez.(copos)

Nós fomos lá jantar terça feira,os sintomas só começaram se a revelar 5ª feira.

impossivel..nao ha intoxicações de efeito retardado... a teres uma intoxicação era na digestao logo a seguir qdo entrasse na corrente sanguinea, nunca 2 dias depois[;)]

impossivel..nao ha intoxicações de efeito retardado... a teres uma intoxicação era na digestao logo a seguir qdo entrasse na corrente sanguinea, nunca 2 dias depois[;)]

Tens a certeza daquilo que estás a dizer? Ou é mais do tipo senso comum?

Sabes o tempo de incubação das diversas toxinfecções? Sabes que tipo de toxinfecção é que ele sofreu, e que por agente? É que eu não sei, e dois dias é perfeitamente possível e normal para tempo de incubação.

Fizeste-me ir ao meu baú dos "tesourinhos deprimentes" das aulas. Lol.

Toxinfecção alimentar 1.JPG

Como podes ver, geralmente o período de incubação é inferior a 72 Horas, logo 48 horas está dentro dos limites.

Já vi intoxicações alimentares manifestarem-se mais de 24 horas depois da refeição e não foram tão poucas como isso.

Devias ter ido ao hospital. Em casos de intoxicação alimentar é dado conhecimento à polícia no caso de esta ter tido origem num estabelecimento de restauração / público.

Já vi intoxicações alimentares manifestarem-se mais de 24 horas depois da refeição e não foram tão poucas como isso.

mas isso nao é uma intoxicação propriamente dida... intoxicação é por toximas que actuam logo durante a digestão coisas que actuam ao fim de dias sao causadas por bacterias ou até mesmo virus nao é propriamente a mesma coisa.

já tive uma intoxicação com berbigoes, e conheço mais pessoas q tiveram com berbigoes e ameijoas, é preciso ter muito cuidado, as vezes o sitio onde sao apanhados os "bixos" conta muito.

Também eu, com conquilhas... às vezes não é tanto o local, ouvi dizer que as conquilhas quando estão na desova provocam intoxicações..

Devias ter ido ao hospital. Em casos de intoxicação alimentar é dado conhecimento à polícia no caso de esta ter tido origem num estabelecimento de restauração / público.

se ele apanhou uma bacteria ou uma salmonela na comida o que pode a policia ou a asae fazer?? nao se trata de comida estragada pode estar tudo ok e ter algum microbio ...é dificil de se controlar isso

Back