Invasão de Ceuta

A questão é que eles não invadiram nem sequer o meu continente. Mas pelos vistos é algo difícil de assimilar.

Será que há alguma dificuldade em perceber a localização geográfica de ceuta? Será no norte de Espanha?

O ano passado chegaram uns quantos ao Algarve e hoje já ninguém se lembra deles ou sequer sabe por onde andam.

E claro, não nos devemos preocupar com nada, afinal, é lá longe, bem para lá dos reinos dos Algarves, né? [:D]

os europeus são é uns panhonhas.

será que ninguém percebe a gravidade de que em 24 horas, 60 mil pessoas conseguiram entrar na Europa? Isto é um incidente de segurança gravíssimo!!

e se em vez de marroquinos pacíficos, fossem terroristas islâmicos armados? Como no 7 de outubro? O que teria acontecido? Como teria sido a carnificina?

como é possível a Europa não levar a sério a integridade das suas fronteiras?

Pimenta no cv dos outros é refresco.

Será que é difícil perceber que Ceuta é uma cidade espanhola??

Eu não contesto a gravidade do que se passou, e sou completamente contra a imigração ilegal.

Contesto é a histeria dos outros países a quererem suspender a livre circulação no espaço schengen por causa deste episódio.

Eu não contesto a gravidade do que se passou, e sou completamente contra a imigração ilegal.

Contesto é a histeria dos outros países a quererem suspender a livre circulação no espaço schengen por causa deste episódio.
É isto, sem mais nem menos

o que se falou em suspender seria shengen com Espanha, não em todo o lado.

isto porque Espanha hoje em dia tem uma politica de imigração completamente irresponsável e danosa para a segurança da UE.

Há aqui também uma questão de fundo, que é a soberania de Ceuta, melilla e porque não... Gibraltar?
Não há questão alguma. Os habitantes de Ceuta, Olivença e de Melilla querem ser espanhóis e os de Gibraltar querem ser Britânicos.

Ahah isto é tão bom porque dá para se ter noção da hipocrisia de tanta gente.

Então tu sabias que durante o mandato do senil entraram milhares e milhares de imigrantes ilegais diariamente EUA oriundos dos países mais violentos do Mundo e aí já estava tudo bem?

Incrível, é tão fácil apanhar esta gente nas suas contradições e hipocrisias.

Sem dúvida, Marrocos está com um desenvolvimento considerável. A fazer a 2a linha de alta velocidade, estradas, construção, indústria, etc.

Diria que neste momento se vêem mais gruas montadas em Tanger, que em Lisboa. Nem falemos de Casablanca...
Atenção que uma coisa é visitar um país outra completamente diferente é viver lá...

Os países devem e têm de tomar conta das suas fronteiras como é evidente para qualquer pessoa sensata mas também é perfeitamente compreensível que esta gente tente lutar por uma vida melhor, muitos deles morreram o que significa que arriscaram a própria vida. Só me cabe dizer que temos de agradecer a sorte que temos por vivermos na parte desenvolvida do Mundo. Ninguém pode julgar esta gente desesperada, muitos nós faríamos o mesmo no seu lugar.

Last edited:
Atenção que uma coisa é visitar um país outra completamente diferente é viver lá...

Os países devem e têm de tomar conta das suas fronteiras como é evidente para qualquer pessoa sensata mas também é perfeitamente compreensível que esta gente tente lutar por uma vida melhor, muitos deles morreram o que significa que arriscaram a própria vida. Só me cabe dizer que temos de agradecer a sorte que temos por vivermos na parte desenvolvida do Mundo. Ninguém pode julgar esta gente desesperada, muitos nós faríamos o mesmo no.lugar
Claro que sim, mas o meu conhecimento de Marrocos é ligeiramente mais profundo que ter ido passar uma semana a Saidia, ou a Agadir...

Tenho visto Marrocos a evoluir, mas ainda com grandes assimetrias a nível geográfico e eventualmente económico. Quando falo com eles, vejo que no geral têm uma ideia idílica da Europa. Se a Europa é um local melhor para viver? Sem dúvida... Se é o El Dorado que eles descrevem? Claramente que não...

Neste caso, mais importante que a geografia, é o direito.

De qualquer forma, o caso aqui é bem mais profundo que o que tem sido apresentado. A questão de Ceuta é antiga, bem como a da Argélia e do Sahara Ocidental. Resumindo, uma mensagem do rei de Marrocos, a dizer que quando quiser, instala-se o caos em Ceuta e eventualmente parte do sul de Espanha.

As más línguas dizem que os cordelinhos em Marrocos foram puxados pelos EUA e Israel, para pôr a Espanha mal comportada no lugar ...

As más línguas dizem que os cordelinhos em Marrocos foram puxados pelos EUA e Israel, para pôr a Espanha mal comportada no lugar ...
Dos EUA acredito que tenham mexido cordelinhos directamente, Israel diria que agitou as águas das redes sociais.

Marrocos é o país mais estável e moderado entre aqueles 3, e por isso também não tem boa relação com eles. Para se manter seguro é moderado tem que procurar ajuda no exterior. Na realidade não é nada de novo, dado quenos EUA também mantém/mantinham boas relações com a Mauritânia, ajudando-os a controlar a fronteira com o Mali, por exemplo.

obviamente que a Espanha é hoje em dia uma das maiores ameaças à segurança europeia.

mas esta é a UE dos dois pesos e duas medidas. Quando são países rotulados de "extrema-direita" levam logo com sanções no lombo, quando são estes de extrema-esquerda, podem fazer as coisas mais dementes que a UE não faz nada.

Tem piada que quando a camarada Ursula veio piar no Xitter, a primeira resposta é cair-lhe um húngaro em cima com os dois pés:

Fuk you seriously. To this day you fine us Hungarians every day every fucking day 1 millión euros for defending the EU borders while you gave millions of euros for Sanchez to let 1 million illegal migrants to the EU! Fk you!

Back