Invasão de Multas de excesso de velocidade - Help

point

New member
Boas,

Estou com um grande problema.

Recebi em casa uma carta registada da PSP, com uma linda multa de 300€, por excesso de velocidade no IC17 CRIL (ia a 125 km/h).

Esta multa data de 31/07/2011, ou seja, foi há um ano atrás.. é legal enviarem-na só agora?

Adicionalmente, recebi uma notificação de que tenho mais 4 cartas registadas à espera na estação dos CTT... assumindo que são mais 4 multas, o que me pode acontecer? Podem-me tirar a carta?

É raro passar naquela estrada, pelo que as multas terão datas bastante distantes entre si.. é legal enviarem as multas todas de uma vez?

Preciso de ajuda urgente, pois não sei o que fazer, e pagar 1500€ assim do nada não estava nos meus planos...

Desde já o meu obrigado pelas eventuais respostas.

1 - Esta multa data de 31/07/2011, ou seja, foi há um ano atrás.. é legal enviarem-na só agora?

2 - Adicionalmente, recebi uma notificação de que tenho mais 4 cartas registadas à espera na estação dos CTT... assumindo que são mais 4 multas, o que me pode acontecer? Podem-me tirar a carta?

3 - É raro passar naquela estrada, pelo que as multas terão datas bastante distantes entre si.. é legal enviarem as multas todas de uma vez?

1 - Sim

2 - Sim

3 - Sim

Penso que a coima de 2011 não prescreveu... logo, é legal.
Se é legal enviarem várias coimas em simultâneo? É... e tu, como partes do pressuposto que são coimas... lá sabes o que fizeste, pelos vistos, várias vezes. Se bem que a legislação e o nosso código precisem de uma revisão, no que às velocidades diz respeito, nesta e em qualquer altura só temos é de ter cuidado e respeitar os limites... mas isso são outras "estórias".
A notificação referente às restantes 4 cartas menciona o remetente? Assim já percebo o teu assumir das coimas...

é tão legal mandarem as cartas todas juntas, como é tão ilegal o que fizes-te
e eu não estou a criticar porque tambem não sou santo

é legal enviarem as multas todas de uma vez?

Obviamente que não, alem de ilegal é inconstitucional, isso mesmo pode ser constatado na nossa constituição.

Artigo 297.º

(Multas e prazos de envio das mesmas anteriormente referidas)

A Constituição da República Portuguesa proíbe o envio de multas com menos de um ano civil de intervalo entre si.

Obviamente que não, alem de ilegal é inconstitucional, isso mesmo pode ser constatado na nossa constituição.

Artigo 297.º

A Constituição da República Portuguesa proíbe o envio de multas com menos de um ano civil de intervalo entre si.

[:D] É capaz é.

Artigo 297.º

Não sabia que tinha sido acrescentado mais um artigo à Constituição Portuguesa.[:D]

Artigo 297.º

Olha que não deve ser bem assim...

Há que ter muito cuidado relativamente aos limites. temos que ver bem quais são as tolerâncias a esses limites e, mesmo assim, temos que ter cuidado.

Não concordo com a caça à multa, mas ela existe e está 'legalizada', infelizmente. Não é por um instante que se avalia a capacidade/responsabilidade de um condutor. Outros há que, mesmo cumprindo estes limites, criam situações de perigo e safam-se da multa.

Agora, quando vem um carro 'espião' atrás a filmar e a 'controlar' a velocidade (e outros actos) por por largas centenas de metros, já é outra coisa (desde que não provoque o condutor alvo a fazer 'asneiras', atemorizando-o, como algumas vezes sucede).

Last edited:
Há que ter muito cuidado relativamente aos limites. temos que ver bem quais são as tolerâncias a esses limites e, mesmo assim, temos que ter cuidado.

Não concordo com a caça à multa, mas ela existe e está 'legalizada', infelizmente. Não é por um instante que se avalia a capacidade/responsabilidade de um condutor. Outros há que, mesmo cumprindo estes limites, criam situações de perigo e safam-se da multa.

Agora, quando vem um carro 'espião' atrás a filmar e a 'controlar' a velocidade (e outros actos) por por largas centenas de metros, já é outra coisa (desde que não provoque o condutor alvo a fazer 'asneiras', atemorizando-o, como algumas vezes sucede).

Nunca percebi porque são contra a caça à multa. Por mim podem fazê-lo à vontade e até acho que o devem fazer. Ou querem que a polícia esteja sempre no mesmo sítio com toda a gente a saber e só a practicar uma condução responsável nesses sítios? O pessoal faz a m**** é quando pensa que ninguém está ali para multar!
Se conduzirem como é suposto conduzirem não é preciso sentir incómodo com essa situação. Percebo o que dizes de não ser num instante que se avalia um condutor, mas não é por ser num instante que não deixa de ser uma infracção.

Nunca percebi porque são contra a caça à multa. Por mim podem fazê-lo à vontade e até acho que o devem fazer. Ou querem que a polícia esteja sempre no mesmo sítio com toda a gente a saber e só a practicar uma condução responsável nesses sítios? O pessoal faz a m**** é quando pensa que ninguém está ali para multar!
Se conduzirem como é suposto conduzirem não é preciso sentir incómodo com essa situação. Percebo o que dizes de não ser num instante que se avalia um condutor, mas não é por ser num instante que não deixa de ser uma infracção.

Concordo, se os srs agentes me tivessem mandado parar a seguir, o que não aconteceu.... em que é que a estrada ficou mais segura, ao mandarem-me 5 multas, 1 ano depois das infracções?

Confirma-se o pior, são mesmo 5 multas, num valor total de 1700€, e com uma diferença temporal de 5 meses entre elas....

Duas delas, no mesmo dia, à mesma hora, com cerca de 300m de distancia... (isto é legal, já agora?)

Sei que cometi as infracções e não é isso que está em causa, nem sequer o tentar fugir ao pagamento, apenas me sinto indignado, por, 1 ano depois me mandarem 5 multas, todas juntas, de um valor absurdo.

Preciso que me ajudem com o seguinte:
- Como obtenho provas fotograficas de que era mesmo eu?
- como se processa os pedidos de pagamento em prestações?
- como se processa a eventual apreensão da minha carta de condução, e o que posso fazer para a evitar ou aliviar o tempo?

Sei que para ambas as questões tenho de enviar uma carta, mas as multas tem um prazo de 15 dias para ser pagas, pelo que não sei bem como proceder? Envio a carta e ignoro o prazo? Isso n vai agravar os valores?

Por último, alguém recomenda algum advogado que me ajude neste tema?

Obg

Last edited:
Concordo, se os srs agentes me tivessem mandado parar a seguir, o que não aconteceu.... em que é que a estrada ficou mais segura, ao mandarem-me 5 multas, 1 ano depois das infracções?

Confirma-se o pior, são mesmo 5 multas, num valor total de 1700€, e com uma diferença temporal de 5 meses entre elas....

Duas delas, no mesmo dia, à mesma hora, com cerca de 300m de distancia... (isto é legal, já agora?)

Sei que cometi as infracções e não é isso que está em causa, nem sequer o tentar fugir ao pagamento, apenas me sinto indignado, por, 1 ano depois me mandarem 5 multas, todas juntas, de um valor absurdo.

Preciso que me ajudem com o seguinte:
- Como obtenho provas fotograficas de que era mesmo eu?
- como se processa os pedidos de pagamento em prestações?
- como se processa a eventual apreensão da minha carta de condução, e o que posso fazer para a evitar ou aliviar o tempo?

Sei que para ambas as questões tenho de enviar uma carta, mas as multas tem um prazo de 15 dias para ser pagas, pelo que não sei bem como proceder? Envio a carta e ignoro o prazo? Isso n vai agravar os valores?

Por último, alguém recomenda algum advogado que me ajude neste tema?

Obg

Tens 15 dias após a notificação para apresentar a tua defesa junto da ANSR.

Diriges a carta ao Presidente da ANSR, a morada está no site da ANSR.

Basicamente pede os fotogramas da ocorrência, pede o certificado anual obrigatório de precisão do radar. Quanto ao resto, deixo ao teu critério. Se quiseres mentir e dizer que não ias a essa velocidade, que não reparaste a que velocidade ias, que inclusive foste ultrapassado por vários carros, etc.

Pensa numa estratégia de defesa e acima de tudo sê coerente com o que dizes.

Porra, foste caçado duas vezes no espaço de 300 metros???
Não devem haver muitos que se possam orgulhar disso. Mas as estradas agora são um poço de dinheiro, o que devem atentar eles, tá quieto...

[8b]

Os túneis do IC17 estão inundados de informação sobre o limite de 70 e sobre a existência de radares fixos no interior dos mesmos. Só é multado quem quer...

Porra, foste caçado duas vezes no espaço de 300 metros???
Não devem haver muitos que se possam orgulhar disso. Mas as estradas agora são um poço de dinheiro, o que devem atentar eles, tá quieto...

[8b]

Pois, diz que sim :(

Tens 15 dias após a notificação para apresentar a tua defesa junto da ANSR.

Diriges a carta ao Presidente da ANSR, a morada está no site da ANSR.

Basicamente pede os fotogramas da ocorrência, pede o certificado anual obrigatório de precisão do radar. Quanto ao resto, deixo ao teu critério. Se quiseres mentir e dizer que não ias a essa velocidade, que não reparaste a que velocidade ias, que inclusive foste ultrapassado por vários carros, etc.

Pensa numa estratégia de defesa e acima de tudo sê coerente com o que dizes.

Obrigado pela resposta. Só uma dúvida, que é a que me preocupa, ao fazer a carta para o presidente da ANSR, garantidamente que não vout er uma resposta dentro dos 15 dias que tenho para pagar a multa. Isso não trará problemas? O tempo de pagamento é aumentado?

Os túneis do IC17 estão inundados de informação sobre o limite de 70 e sobre a existência de radares fixos no interior dos mesmos. Só é multado quem quer...

Pois, a questão é que penso que não foram radares fixos... pelo menos é que diz nas multas.

Last edited:
Back