Invasão Russa - Aviso post #35351

A História tem-nos demonstrado várias vezes que isto não acontece...

Se a Rússia é um pais tão rico e tão livre, porque é que e maior parte das riquezas estão concentradas em Moscovo e São Petersburgo? Porque á uma disparidade de distribuição de riqueza tão grande nesse País? Porque tu não podes levantar um papel em branco no meio de uma praça? Porque o acesso à internet está condicionado? Porque não podes dizer que não gostas do governo ou que não concordas com a guerra?

Todos os países têm assimetrias regionais, mesmo países mais desenvolvidos, um exemplo, a maior parte das regiões da Alemanha tem um PIB per capita inferior à média da UE apesar do país ter um PIB per capita bem acima da média da UE, isto comprova que existem grandes assimetrias entre as regiões e as grandes cidades, a Rússia sendo daquele tamanho é natural ainda ter mais assimetrias. A História tem-nos demonstrado o quê? Ninguém sabe como esses países estariam se estivessem na Rússia, ninguém pode garantir se esses países da Ásia Central estariam melhor ou não. Eu não estou a dizer que deveriam estar, eu defendo que quem deve decidir a independência é o povo tal como também defendo que o País Basco ou a Catalunha deveriam ser independentes. Depois, a riqueza não é tão importante como a independência para muitos povos, eles preferem ser independentes a ser mais ricos, isto está mais que provado, a maioria dos países pobres por norma prefere ser independente do que ser uma colónia de países ricos.

Todos os países têm assimetrias regionais, mesmo países mais desenvolvidos, um exemplo, a maior parte das regiões da Alemanha tem um PIB per capita inferior à média da UE apesar do país ter um PIB per capita bem acima da média da UE, isto comprova que existem grandes assimetrias entre as regiões e as grandes cidades, a Rússia sendo daquele tamanho é natural ainda ter mais assimetrias. A História tem-nos demonstrado o quê? Ninguém sabe como esses países estariam se estivessem na Rússia, ninguém pode garantir se esses países da Ásia Central estariam melhor ou não. Eu não estou a dizer que deveriam estar, eu defendo que quem deve decidir a independência é o povo tal como também defendo que o País Basco ou a Catalunha deveriam ser independentes. Depois, a riqueza não é tão importante como a independência para muitos povos, eles preferem ser independentes a ser mais ricos, isto está mais que provado, a maioria dos países pobres por norma prefere ser independente do que ser uma colónia de países ricos.
Para saber se um país estava melhor sobre o domínio da Rússia ou não tínhamos de dividir o país a meio e ver como cada metade se desenvolvia mas isso nunca foi feit... Oh wait...

Para saber se um país estava melhor sobre o domínio da Rússia ou não tínhamos de dividir o país a meio e ver como cada metade se desenvolvia mas isso nunca foi feit... Oh wait...

De todos os países da ex-URSS os únicos que se desenvolveram mais que a Rússia foram os países que entraram na UE.

Todos os outros ou estão como está a Rússia ou estão piores.

Como em (quase) tudo na política, isto não é uma ciência exacta.

Já anda a pedir mais esmolas aos oligarcas :sh)
E quem não o fizer, vai fazer uma visita guiada ao 67º andar da Federation Tower🙄

Putin convidou as empresas russas a "contribuírem para a guerra"

imagem.png - Click image for larger version  Name:	imagem.png Size:	339.2 KB ID:	14695585

O presidente russo apelou aos oligarcas e empresários para que financiem "voluntariamente" a campanha militar na Ucrânia, numa reunião à porta fechada.

Vladimir Putin apelou aos representantes do grande capital para que financiem "voluntariamente" a campanha militar russa na Ucrânia. Esta informação, citando as suas fontes, foi publicada pelo The Bell na quinta-feira.

O apelo terá sido feito pelo presidente russo durante uma reunião à porta fechada com os gestores de topo das grandes empresas do país, após o XXXV Congresso da União Russa de Industriais e Empresários.

Segundo os meios de comunicação social estatais russos, a reunião incluiu o empresário russo-uzbeque Alisher Usmanov, os dirigentes da Nornickel e do VTB, Vladimir Potanin e Andrei Kostin, e Alexander Dyukov, da Gazprom Neft, bem como o ministro do Desenvolvimento Económico, Maxim Reshetnikov, e o vice-chefe da Administração Presidencial, Maxim Oreshkin.

Na parte aberta da reunião, Putin falou muito sobre geopolítica. Em especial, referiu-se ao _"_aumento acentuado do nível de incerteza e de tensão nos mercados mundiais" e à necessidade de uma _"_estreita cooperação entre o Estado e as empresas"a este respeito. O líder russo sublinhou que a guerra no Médio Oriente"causa danos significativos às cadeias internacionais de logística, produção e cooperação",estabelecendo um paralelo com a pandemia do coronavírus.

"Não gastem os super-lucros"

Embora os preços do petróleo tenham subido acentuadamente, Putin advertiu os empresários para não gastarem os super-lucros do petróleo e do gás.

"Pode haver a tentação de tirar partido da situação, de obter receitas oportunistas e, como se diz, 'comê-las', de as gastar em dividendos ou, no caso do Estado, de inflacionar as despesas orçamentais, as despesas do orçamento", afirmou.

De acordo com Alexander Shokhin, a presidente da União Russa de Industriais e Empresários, o presidente acredita que a crise do Médio Oriente será provavelmente resolvida"nas próximas três ou quatro semanas"e deixou claro que "o Ministério das Finanças e as empresas não devem esperar ter chuva dourada durante muito tempo", disse Shokhin aos jornalistas.

"Lutar até às fronteiras do Donbass"

À margem do congresso, Putin, de acordo com fontes, disse que pretendia continuar a ação militar na Ucrânia, apesar do crescente peso no orçamento, que obrigou o Kremlin a aumentar o IVA para 22%, e como o ministério do Desenvolvimento Económico disse na quinta-feira que estava a considerar outro imposto sobre os lucros excessivos em certas indústrias.

"Disseram-nos que vamos entrar em guerra ", foi a essência da conversa de Putin com os participantes no congresso, segundo o interlocutor de The Bell. "Iremos até às fronteiras do Donbass", acrescenta outro.

Por fim, o presidente sugeriu que os presentes fizessem "contribuições voluntárias" para o orçamento destinado a financiar a campanha militar. Segundo as fontes, esta ideia foi apresentada a Putin por Igor Sechin, diretor da Rosneft, que a tinha previamente apresentado numa carta dirigida ao presidente russo.

Logo na reunião, o oligarca Suleiman Kerimov respondeu ao apelo de Putin, prometendo contribuir com 100 mil milhões de rublos para o orçamento. O Financial Times escreve que Oleg Deripaska também se comprometeu a dar uma contribuição financeira.
O pedido urgente foi feito num contexto em que várias empresas, como a Russian Railways ou a Magnitogorsk Iron and Steel Works estão a anunciar cortes no pessoal ou no horário de trabalho, a fim de aumentar a rentabilidade.

Queixas sobre falhas na Internet

Segundo o jornal The Bell, os participantes na reunião queixaram-se ao presidente de que as interrupções regulares da Internet em todo o país estão a perturbar a atividade económica.

O presidente da União Russa de Industriais e Empresários, numa entrevista aos jornalistas no final do congresso, manifestou a esperança de que as autoridades encontrem uma "solução sistémica equilibrada".

"Compreendemos, naturalmente, que estas questões estão relacionadas com a segurança do país, com a necessidade de garantir o funcionamento dos sítios da lista branca, mas dado o elevado nível de penetração da tecnologia móvel nas nossas vidas, esperamos que seja encontrada uma solução sistémica equilibrada, apesar de compreendermos que não é uma tarefa fácil", afirmou Shokhin.

Como escreve o Faridaily, na parte oficial do RSPP foi apresentado um slide com os resultados do inquérito, segundo o qual 40% das empresas afirmaram que não podem trabalhar sem Internet móvel. Outros 45% responderam que as falhas de comunicação criam sérias dificuldades e afetam a sua competitividade. Ao mesmo tempo, o próprio Vladimir Putin não comentou o problema das interrupções em grande escala e o seu impacto nas empresas.

Fonte

Last edited:
Desde o início que anda a pedir.

O esforço de guerra está ancorado em todos os players da economia, incluindo os oligarcas.

O que me preocupa mais neste momento são os actos de apreensão de navios. Parece que não é nada mas podem vir a causar muita disrupção em todas as cadeias de fornecimento.

Importa relembrar que é tão fácil aprender um navio Russia como um navio de outra qualquer nacionalidade. Não se pode esperar que só funciona para um lado... O mesmo para actos de pirataria e sabotagem. É tudo muito bonito para quem nada tem a perder ( caso da Ucrania) mas não é nada benéfico em economias como a dos países da EU que não estão em guerra.

Se os navios transportam carga sancionada podem perfeitamente ser apreendidos durante a descarga nos portos. Não faz nenhum sentido andar a disparar drones contra navios de carga quando nós somos dependentes dos mesmos.

Navios (shadow fleet) com pavilhões falsos e sem seguro podem (e devem) ser apreendidos.
E posteriormente mandados para algum sítio para serem desmantelados, devido ao perigo que representam.
Acho muito bem que o façam.

De todos os países da ex-URSS os únicos que se desenvolveram mais que a Rússia foram os países que entraram na UE.

Todos os outros ou estão como está a Rússia ou estão piores.

Como em (quase) tudo na política, isto não é uma ciência exacta.
Coreia do Sul, Japão...

A Rússia é um país capitalista tal como a China. Ninguém está a discutir comunismo vs capitalismo.
Estavas a dizer que ninguém sabia se aqueles países se estivessem sobre o domínio da Rússia estavam melhores ou não, foi a isso que respondi.

Pelo menos a Alemanha e a Coréia foram 2 países divididos, metade sobre o domínio Russo e basta ver como essa metade evoluiu em comparação com a outra metade.

Mesmo atualmente, países aliados à Rússia (tirando a China que tem pouco de influência russa), não me ocorre nenhum deles que se tenha desenvolvido bastante.

Mas também podemos desmontar aquilo que disseste em que apenas os países ex União Soviética que entraram na UE se desenvolveram rápido, por exemplo a Ucrânia não está na UE e estava a crescer mais depois de ser independente (não fossem as invasões, provavelmente já nos tinham ultrapassado também)

Estavas a dizer que ninguém sabia se aqueles países se estivessem sobre o domínio da Rússia estavam melhores ou não, foi a isso que respondi.

Pelo menos a Alemanha e a Coréia foram 2 países divididos, metade sobre o domínio Russo e basta ver como essa metade evoluiu em comparação com a outra metade.

Mesmo atualmente, países aliados à Rússia (tirando a China que tem pouco de influência russa), não me ocorre nenhum deles que se tenha desenvolvido bastante.

Mas também podemos desmontar aquilo que disseste em que apenas os países ex União Soviética que entraram na UE se desenvolveram rápido, por exemplo a Ucrânia não está na UE e estava a crescer mais depois de ser independente (não fossem as invasões, provavelmente já nos tinham ultrapassado também)

Tu estás a fazer uma grande confusão.

A Rússia é um país capitalista hoje em dia, tem zero de comunista.

O que eu disse é verdade, se os países da Ásia Central e alguns da Europa (Bielorrússia, Moldávia, Ucrânia) que fizeram parte da ex-URSS estivessem hoje na Rússia ninguém sabe ou pode garantir com certezas se estariam melhor ou pior. Os países bálticos sim estão melhor e evoluíram muito devido à UE, esses pode-se garantir que estão hoje melhor do que estariam se fossem regiões da Rússia.

A Rússia não é comunista por isso o que estás a dizer não se coloca.

Os países da ex-urss que integraram a UE dedesenvoveram-se até mais do que Portugal por várias razões.

Desde logo o acesso facilitado ao centro consumidor da Europa (geografia) para escoamento de produto, somando a isso a menor carga fiscal para empresas e para particulares também. Ao ponto de começarem a sombrear a toda poderosa Alemanha em alguns indicadores económicos.

Esta prosperidade esteve muito alavancada por uma Alemanha alavancada ela própria com acesso a energia barata da Rússia.

Com o fim deste alavancamento, com a crise energética no médio oriente a ajudar: os equilíbrios políticos estão em risco porque ninguém gosta de piorar o seu nível de vida e se o nível de conflitualidade na Europa central não baixar, as pessoas vão começar a contestar as políticas actuais.

Tu estás a fazer uma grande confusão.

A Rússia é um país capitalista hoje em dia, tem zero de comunista.

O que eu disse é verdade, se os países da Ásia Central e alguns da Europa (Bielorrússia, Moldávia, Ucrânia) que fizeram parte da ex-URSS estivessem hoje na Rússia ninguém sabe ou pode garantir com certezas se estariam melhor ou pior. Os países bálticos sim estão melhor e evoluíram muito devido à UE, esses pode-se garantir que estão hoje melhor do que estariam se fossem regiões da Rússia.

A Rússia não é comunista por isso o que estás a dizer não se coloca.

Não estou a dizer que a Rússia é comunista ou capitalista, nunca usei nenhum desses termos.

Estou a dizer que os países sobre controlo da Rússia ou União Soviética, nenhum se desenvolveu por aí além.

Não estou a dizer que a Rússia é comunista ou capitalista, nunca usei nenhum desses termos.

Estou a dizer que os países sobre controlo da Rússia ou União Soviética, nenhum se desenvolveu por aí além.

Claro que se desenvolveu, a Rússia desde 2000 teve uma evolução tremenda.

A Rússia tem um IDH muito elevado, várias regiões da Rússia têm um IDH semelhante a vários países da UE.

A popularidade elevada do putin na Rússia também vem muito daí, as pessoas lembram-se o que era a Rússia em 2000 e o que é hoje e nada tem a ver.

O IDH de Moscovo é semelhante ao do Dubai.

Last edited:
Claro que se desenvolveu, a Rússia desde 2000 teve uma evolução tremenda.

A Rússia tem um IDH muito elevado, várias regiões da Rússia têm um IDH semelhante a vários países da UE.

A popularidade elevada do putin na Rússia também vem muito daí, as pessoas lembram-se o que era a Rússia em 2000 e o que é hoje e nada tem a ver.

O IDH de Moscovo é semelhante ao do Dubai.

Nenhum país sobre o domínio da Rússia se desenvolveu por aí além, ou teve um crescimento superior à média.

Gostas de factos? Prova que eu estou errado.

Não é dizer que a Rússia cresceu e tem um IDH alto (e o PIB da Itália) que prova que os outros países que estiveram sobre o domínio Soviético se desenvolveram.

Mais importante que desenvolvimento é a sustentabilidade desse desenvolvimento.

Nenhum país consegue manter níveis de desenvolvimento alto sem controlar a energia que consome. Aprendi isso na faculdade há muito anos e apesar de existir muita contestação a esta regra, a situação económica mundial actual continua a demonstrar que é verdade.

Não interessa quem é mais desenvolvido ou menos neste momento. Quem controla energia, tem o poder e será mais desenvolvido no futuro.

Ora, grande parte do “desenvolvimento” russo foi à custa da Europa que os encheu de dinheiro com a compra de energia. Agora esta a vender com desconto essencialmente a china india que estão naturalmente a aproveitar. Não conheço assim produtos tecnológicos ou outros vindos da russia. Apenas matérias primas e petróleo/gas.

Em termos humanos quem tem estado a sofrer com a guerra não são as zonas mais desenvolvidas da russia, são as zonas mis pobres. Quando chegar mais em força as zonas mais desenvolvidas será mais complicado para o regime.

Em termos humanos quem tem estado a sofrer com a guerra não são as zonas mais desenvolvidas da russia, são as zonas mis pobres. Quando chegar mais em força as zonas mais desenvolvidas será mais complicado para o regime.

Isso era o que se dizia em 2023. Estamos em 2026.
Quando é que vai ser complicado ao ponto de derrubar o regime?

Nenhum país sobre o domínio da Rússia se desenvolveu por aí além, ou teve um crescimento superior à média.

Gostas de factos? Prova que eu estou errado.

Não é dizer que a Rússia cresceu e tem um IDH alto (e o PIB da Itália) que prova que os outros países que estiveram sobre o domínio Soviético se desenvolveram.

Mas qual país sob domínio da Rússia?

Tu estás a falar da URSS, não da Rússia dos dias de hoje que tem zero a ver com a URSS. A URSS foi horrível mas Rússia é um país como qualquer outro da sua região.

A maioria das regiões da Rússia tem um IDH muito elevado, quer queiras quer não.

O putin é muito popular na Rússia precisamente por causa disso, principalmente entre a população com mais de 40 anos que ainda se lembra o que era a URSS e o que é hoje a Rússia.

Eu ao contrário de vocês contigo ser pragmático e justo, o putin é um ditador terrível? É. O putin desenvolveu muito a Rússia nas últimas décadas? Sim.

Tal como o Xi Jinping e o regime do Irão, são regimes fechados e terríveis para os nossos padrões mas estes países evoluiram muito, o que não significa que também não se desenvolvessem se fossem democracias, o que é uma discussão diferente.

Pelo contrário, o regime da Venezuela foi terrível tanto em liberdade como em desenvolvimento.

Last edited:
Na mais recente sondagem sobre as eleições na Ucrânia, o partido do Zelensky surge apenas em 4º lugar.

HEn-HEISWIAARXxc.jpg

https://x.com/EuropeElects/status/2038379184955826684?s=20

Eduardo209, o que te apraz dizer?

Back