Eluland
Well-known member
Zurram pela vergonha dos actos.
Não há dúvida de que foi um trabalho bem sujo da parte da união soviética.
Mas diz-me uma coisa: achas mesmo que soviéticos deveriam ter deixado a Alemanha nazi tomar conta da Polónia inteira?
Há simulações. A Polónia teria resistido poucas semanas à invasão nazi. Sabes o que isso significaria em termos de geoestratégia? Pergunta ao técnico de manutenção de aeronaves que ele sabe.
Mas lá está, a união soviética acabou por pagar o custo diplomático e reputacional da merda que fez na Polónia, que não foi nada bonito.
Mas a realidade incomoda é que foi também graças à maldita Rússia dos ors que não falas alemão hoje. Não te esqueças disso.
Fez um pacto, disso não duvido. E se não o tivesse feito?
Eu costumo recomendar às pessoas que me conhecem: tentem sempre ir para além da rama em todos os temas históricos e sejam muito críticos.
Não vale a pena apagar o papel da urss na derrota dos nazis, à custa de milhões de soviéticos... mas os mesmos não entraram na Polónia por solidariedade, nem para salvar os polacos do perigo que vinha do oeste…
E depois há o padrão clássico, traiçoeiro e mentiroso, da russia desde os tempos dos czares, e não apenas em 1939... quem nao se lembra em 1944, da operação tempestade dos polacos contra os nazis em Varsóvia, contando com o apoio soviético e estes simplesmente fizeram uma "pausa estratégica"... q conveniente
e a clássica do “sem os russos hoje os polacos falavam alemão” é sempre gira... pergunta a um polaco, de qualquer geração, o que teria preferido... falar alemão ou russo…