Hoje lá fui eu tratar do passaporte. Fui a Setúbal à loja do cidadão.
Tinha chegado a minha vez de ser atendido, disse que era para fazer o pasaporte, a senhora pede-me o B.I. e......tava caducado desde Setembro :sh) caiu-me tudo!!
O passaporte segundo consta demora 6 dias úteis a estar pronto e custa 60€, se for para demorar só 3 dias acho que passa a 80€, e se for de um dia para o outro fica em 90€!
A senhora aconselhou-me a ir a Lisboa tirar o C.U. ([

] cartão único) mais conhecido por cartão do cidadão, porque em Setúbal estava a demorar muito tempo, e eu não iria ter tempo para ficar à espera. Assim em Lisboa seria de um dia para o outro que me tratariam do Cartão do Cidadão (C.C.).
Fui ao Areeiro, descobrir aonde era o novo arquivo de identificação de Lisboa. Lá descobri, e quando fui atendido, expliquei a minha situação, a dizer que precisava do C.C. para amanha, ou o mais rápido possivel.
Ficou escandalizada por saber que me tinham "mandado" para Lisboa, e explicou-me que agora o tempo que se demora a emitir o C.C. é igual em todo o lado.
Mas lá me deu uma esperança, disse-me que no antigo arquivo de Lisboa ainda tiram um B.I. provisório dos antigo e com esse B.I. posso mandar fazer o passaporte.
Amanhã lá vou eu fazer o provisório....[8b]