Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Vejo muitos a dizerem que querem e vão sair, mas poucos a fazê-lo.
A vida não está para pegar na mochila e ver no que dá...
A vida não está para pegar na mochila e ver no que dá...
O facto é que existem muitas dificuldades em emigrar que, muitas vezes pela vontade, não são consideradas. Isso mostra que na realidade a diferença entre estar em Portugal ou em outro país não é assim tão elevada (já o foi, há 25 anos atrás) e que tem de ser tudo muito bem ponderado.
Ou seja, será que não estamos assim tão mal quanto nos queixamos ou os outros não estão assim tão bem quanto pensamos? Diria que é algo a meio.
E embora não tenha números concretos, quase que aposto que a % da população a ganhar o salário mínimo ou perto disso é muito maior em Portugal.Mesmo vendo a coisa só pelo dinheiro e comparando o nível de vida de alguém que ganhe o salário mínimo aqui e aí, está-se muito melhor aqui.
E embora não tenha números concretos, quase que aposto que a % da população a ganhar o salário mínimo ou perto disso é muito maior em Portugal.
Eu discordo disso, pelo menos comparando aqui a Irlanda com Portugal.
Mesmo vendo a coisa só pelo dinheiro e comparando o nível de vida de alguém que ganhe o salário mínimo aqui e aí, está-se muito melhor aqui.
Vejo muitos a dizerem que querem e vão sair, mas poucos a fazê-lo.
Tirar uma licenciatura na área da saúde no RU!? Ou vais com bolsa ou hipotecas a tua vida durante umas décadas...
Nem é assim que se emigra...percebo que muitos continuem a dar passos em frente sem ver onde vão colocar o pé
Como em tudo na vida e principalmente numa mudança de país, é preciso haver um investimento de tempo e dinheiro para não se fazer asneira.
O facto é que existem muitas dificuldades em emigrar que, muitas vezes pela vontade, não são consideradas. Isso mostra que na realidade a diferença entre estar em Portugal ou em outro país não é assim tão elevada (já o foi, há 25 anos atrás) e que tem de ser tudo muito bem ponderado.
Ou seja, será que não estamos assim tão mal quanto nos queixamos ou os outros não estão assim tão bem quanto pensamos? Diria que é algo a meio.
Não concordo na generalidade...
Inglaterra está melhor que Portugal. Ponto. Se vale apena emigrar? Isso é outra questão... Quem diz Inglaterra diz outros países...
Dou-te o meu exemplo.
Estou na área da Educação e infelizmente na Europa não há assim tanta oferta quanto isso... Sim, talvez tenha sido ingénuo na escolha que fiz, mas optei por me licenciar no que queria fazer e não para ganhar dinheiro. Tenho a agravante das línguas que tirando o inglês pouco ou nada falo. E na Educação não se dispensa... Como explicas algo ao aluno se não o sabes dizer?
O salário de um professor ronda os 1000€ (menos um pouco mas falemos em números redondos). Se me dava por satisfeito com 1000€ por mês? Se calhar procurava conciliar com outra coisa, para ganhar mais um pouco. Mas a verdade é que o rendimento do casal fosse 2000€/mês não era mau. O problema é que ano, após ano, há a incerteza de ficar colocado... O concurso é nacional e basta vir alguém que esteve de baixa para me passar à frente...
Em alguns países o salário é de 2500€/mês. O custo de vida não tem de perto um aumento proporcional ao salário. Se o rendimento do casal for de 5000€/mensais, a qualidade de vida aumenta consideravelmente.
Isto falando na Europa, onde a proximidade é maior e permite um menor afastamento de família e amigos. Porque se falar em Austrália, Canadá, EUA, etc, o cenário muda e muito! Para melhor (financeiramente).
Para mim Portugal só tem uma coisa que os outros países não têm de melhor: as pessoas, ou melhor, as "minhas" pessoas...
Não vi em nada do que escreves algo em contra o que eu disse. Claro que quem não tem emprego, qualquer coisa é melhor.
Mesmo quem ganha 1000€ pode ganhar 2500€ lá fora.
A única coisa que me prende cá são as pessoas. Emprego não é de certeza.
Pode, até pode ganhar mais, como pode ganhar menos. As despesas é que também podem não ser as mesmas.
Bem, mas não quero ser moralista. Eu já saí do país, sei o que é, mas foi a minha experiência e falo dela, com os devidos erros que possa ter em relação à dos outros. Mas quando eu achei que devia sair simplesmente assumi isso e saí, quando achei que devia voltar fiz o mesmo. Perder muito tempo em planos, pensamentos, etc. normalmente não levam a lado nenhum.