Ir para Inglaterra

Tiraste que curso?

O problema em Portugal nem é a falta de emprego concretamente, mas a falta de PRIMEIRO emprego, visto todos pedirem experiencia(tecnicas, anos, etc).

Há um problema de integração. Não existe a cultura de integração nas empresas. Ou melhor, essa cultura existe apenas em grandes organizações mas nessas já não há vagas.

O nosso! Já que baixa as calças em tudo à Europa, porque não formar pessoas e os outros tirarem o proveito?

Foste muito selectivo com o que escrevi então. É simples AIR. Lei do mercado. Se há procura e há oferta, tudo fixe. Se há muita oferta e pouca procura... há 3 hipóteses (a meu ver):
- Abres o teu negócio em PT;
- Sais para onde possas vir a ter oportunidades em trabalhar na área para a qual estudaste;
- Ficas por Portugal a trabalhar numa área alternativa (normalmente, como deves compreender não serão as mais bem pagas nem com melhor perspectiva de carreira).

Se há outros países que podem aproveitar aqueles que se especializaram ou mesmo que não se tenham especializado e que apenas paguem melhor, não vejo porque não. Isto tudo bem pensado e sem ter que estar a difamar a Pátria-Mãe obviamente... [;)]

Foste muito selectivo com o que escrevi então. É simples AIR. Lei do mercado. Se há procura e há oferta, tudo fixe. Se há muita oferta e pouca procura... há 3 hipóteses (a meu ver):
- Abres o teu negócio em PT;
- Sais para onde possas vir a ter oportunidades em trabalhar na área para a qual estudaste;
- Ficas por Portugal a trabalhar numa área alternativa (normalmente, como deves compreender não serão as mais bem pagas nem com melhor perspectiva de carreira).

Se há outros países que podem aproveitar aqueles que se especializaram ou mesmo que não se tenham especializado e que apenas paguem melhor, não vejo porque não. Isto tudo bem pensado e sem ter que estar a difamar a Pátria-Mãe obviamente... [;)]

Mas se o país está saturado em determinadas áreas, porque é que o estado tem de manter esses cursos abertos ou com tantas vagas? É uma questão de gestão. Ou tu fazes esse tipo de gestão com os teus recursos?

Se o curso for numa universidade privada, é-me igual ao litro. Agora pagar cursos para meter centenas de pessoas no desemprego, só para não mandar meia dúzia de professores para a rua?! :sh)

Mas se o país está saturado em determinadas áreas, porque é que o estado tem de manter esses cursos abertos ou com tantas vagas? É uma questão de gestão. Ou tu fazes esse tipo de gestão com os teus recursos?

Se o curso for numa universidade privada, é-me igual ao litro. Agora pagar cursos para meter centenas de pessoas no desemprego, só para não mandar meia dúzia de professores para a rua?! :sh)

Então? És tu quem decide o que é que outros vão estudar? Privadas podem ou não existir e o Estado tem que garantir a Educação. Senão isto era o quê? O Burkina Faso? Se o pessoal sabe que por aquela via não tem trabalho e licencia-se na mesma isso é uma conversa completamente diferente...

Claro que na questão de gastar $$$ estou contigo e entendo-te, mas assim não.

Então? És tu quem decide o que é que outros vão estudar? Privadas podem ou não existir e o Estado tem que garantir a Educação. Senão isto era o quê? O Burkina Faso? Se o pessoal sabe que por aquela via não tem trabalho e licencia-se na mesma isso é uma conversa completamente diferente...

E achas que os jovens quando entram para os cursos sabem a empregabilidade? Olha que não....

Sou enfermeiro a 11 meses num hospital em inglaterra. Aqui o curso de enfermagem sao 3 anos (em portugal sao 4) e durante os estagios os alunos aqui nao podem fazer nada, basicamente sao estagios de observacao. Penso que portugal ao nivel de enfermagem tem um dos melhores cursos da europa. Desculpem la nao por acentos porque estou a usar um teclado british onde os acentos nao existem

Um post destes só pode mesmo vir de alguém que pensa que o estado é uma entidade com bens ilimitados ou então que o estado é a Santa Casa da Misericórdia. Por se pensar assim é que estamos como estamos e cada vez estamos mais perto de privatizar saúde, educação e segurança social.

Quando as pessoas tiverem de pagar do seu bolso os seus estudos vamos ver se não pensam 10 vezes antes se tem ou não empregabilidade.

Continuam com a lógica que 1,000€/ano paga um curso universitário........

Esta discussão só mostra que as pessoas não têm a mínima noção dos custos da educação e saúde.
Eu não disse que 1000€ pagavam um curso universitário (embora 1000 vezes o número de alunos de um curso já paga muita coisa).

Disse que o dinheiro que o curso custa e que o aluno não paga vem dos impostos, não é o governo que o gera do seu "trabalho" ([:)]) para depois "dar" às pessoas.

Eu não disse que 1000€ pagavam um curso universitário (embora 1000 vezes o número de alunos de um curso já paga muita coisa).

Disse que o dinheiro que o curso custa e que o aluno não paga vem dos impostos, não é o governo que o gera do seu "trabalho" ([:)]) para depois "dar" às pessoas.

Claro, mas então convém que uma grande parte das pessoas fique a trabalhar em Portugal, para continuar a alimentar o sistema e pagar o curso aos que vêm atrás.

Um post destes só pode mesmo vir de alguém que pensa que o estado é uma entidade com bens ilimitados ou então que o estado é a Santa Casa da Misericórdia. Por se pensar assim é que estamos como estamos e cada vez estamos mais perto de privatizar saúde, educação e segurança social.

Quando as pessoas tiverem de pagar do seu bolso os seus estudos vamos ver se não pensam 10 vezes antes se tem ou não empregabilidade.
Um posto destes só pode mesmo vir de alguém que pensa que o ensino superior é que é onde os milhões das contas públicas se perdem...

Pelo que tenho visto as universidades públicas são bem "poupadinhas" e mantém-se abertas um período lectivo com o mesmo dinheiro que se gastaria por uma "ratunda" contratada à TD ali ao fundo da avenida. Tivessem todos os serviços públicos tal controlo sobre as suas contas...

Última edição:
Claro, mas então convém que uma grande parte das pessoas fique a trabalhar em Portugal, para continuar a alimentar o sistema e pagar o curso aos que vêm atrás.
E ficam.

Assim como uma grande parte daqueles que não ficam acabam por voltar com pequenas (ou não tão pequenas) fortunas acumuladas passados uns anos para gastar cá, ou até mandam mensalmente para a família que cá fica.

Há umas décadas atrás haviam muitas famílias portuguesas que se sustentavam com dinheiro francês.

Aqueles que vão e não voltam são uma minoria, e geralmente fazem-no porque cá não teriam condições profissionais. Se eu arranjasse cá um emprego interessante na área a ganhar >3000€ por mês no fim do curso também cá ficava, também não sou nenhuma máquina que só vê dinheiro à frente e não valoriza mais nada. Para um mesmo nível de vida, ou até admitindo um ligeiramente inferior, preferia ficar, não ter tanto trabalho a adaptar-me a uma sociedade nova, e ter a companhia da minha família e amigos. Só que isso provavelmente não vai acontecer, e a escolha é entre ganhar 4 ou 5 mil lá fora ou 1000, 1500 aqui.

Última edição:

Ninguém falou em bens ilimitados. Quem é que disse ISSO? Só te disse que não podes fechar cursos à toa e qual é a função do Estado. Ainda no post anterior te disse que concordava contigo na questão de desperdiçar $$, mas sem ter que recorrer às medidas que tu achas brilhantes (fechar cursos, é mesmo isso!! [:D] )

Pela tua óptica os putos burros com 8 ou 10 anos que tivessem más notas eram postos de lado e poupava-se a partir daí não?

E hoje em dia essa papa do "vou entrar e não sei bem se terei trabalho..." já não pega. Já dá para ter uma boa noção do mercado.

Há aqui uma situação que até passa despercebida.

E se eu quiser fazer um curso superior, só porque sim? É que o ensino tem-se tornado cada vez mais direccionado ao mercado de trabalho mas não diz em lado nenhum que eu não posso fazer um curso que me agrade porque gosto daquilo e faço-o por realização pessoal.

Antes que venha a do "ah e tal mas aí ias para o privado porque estás a gastar dinheiro público", não há montes de exemplos de dinheiros públicos gastos para o prazer e lazer das pessoas? Felizmente ainda temos um mínimo de desenvolvimento (e esse pouco que temos pagamos a peso de ouro).

O que faz de uma universidade menos válida que, sei lá, uma piscina municipal?

Última edição:
Sou enfermeiro a 11 meses num hospital em inglaterra. Aqui o curso de enfermagem sao 3 anos (em portugal sao 4) e durante os estagios os alunos aqui nao podem fazer nada, basicamente sao estagios de observacao. Penso que portugal ao nivel de enfermagem tem um dos melhores cursos da europa. Desculpem la nao por acentos porque estou a usar um teclado british onde os acentos nao existem

Sem dúvida. Aliás a grande procura de enfermeiros portugueses deve-se mesmo a isso.
Mas mais uma prova que afinal o custo dos cursos não é tão diferente. No meu caso também é menos um ano de curso. Obviamente que pagamos menos, mas nada nos é oferecido!

Voltar
Superior