ISEP - Engenharia Mecânica

Bruno155

New member
Que me dizem deste curso nesta universidade? É um bom curso? Tem reputação no mercado de emprego? Como se compara com as outras universidades do país?

Neste momento já tenho feitos alguns anos de uma outra engenharia numa outra universidade, mas acho que não é bem a minha "cena". Pondero trocar de curso mas não é uma decisão fácil de tomar de animo leve.

Vem já aí a malta da FEUP dizer que isso não é uma universidade, é uma "escola de condução" [:D][:D][:D]

PS: Porque não a FEUP?

Enquanto estudante da Feup ouvem-se muitas coisas do Isep [:D], mas se todas fossem verdade este já estava fechado à muito tempo. [;)]
Eu estudo na feup mas não eng. mecânica. Não estou muito contente com o meu curso, não porque é um mau curso (até porque é coisa que não existe na feup) mas porque não é bem aquilo de que gosto.

Já ponderei trocar para mecânica dentro da própria Feup, mas o curso é verdadeiramente puxado, e isto sem falar do mestrado (integrado). Sendo o mais sincero possível, não acho que tenha capacidade de o acabar em tempo útil.
Aí entra o Isep, e sei que uma engenharia nunca é facil, mas se for na mesma um bom curso de mecânica porque não?

Enquanto estudante da Feup ouvem-se muitas coisas do Isep [:D], mas se todas fossem verdade este já estava fechado à muito tempo. [;)]
Eu estudo na feup mas não eng. mecânica. Não estou muito contente com o meu curso, não porque é um mau curso (até porque é coisa que não existe na feup) mas porque não é bem aquilo de que gosto.

Já ponderei trocar para mecânica dentro da própria Feup, mas o curso é verdadeiramente puxado, e isto sem falar do mestrado (integrado). Sendo o mais sincero possível, não acho que tenha capacidade de o acabar em tempo útil.
Aí entra o Isep, e sei que uma engenharia nunca é facil, mas se for na mesma um bom curso de mecânica porque não?

Entendido [;)]

Essa questão de ser na mesma um curso de mecânica, quem te vai dizer serão os empregadores...

Em que ano estás? A mudares dentro da FEUP provavelmente terás mais equivalências.

Eu tirei mecânica (3 no ISEP + 2 FEUP) e não tive problemas de adaptação por ser mais puxado (teoricamente). O que me disseram foi que os 3 primeiros é que eram difíceis e depois era mais fácil (não sei honestamente).

Por curiosidade, em que curso estás?

Fizeste a licenciatura no Isep e mestrado na Feup? Essa é uma das hipóteses que considero também.
Eu estou no terceiro ano de Electrotecnia e computadores. [;)]

Fizeste a licenciatura no Isep e mestrado na Feup? Essa é uma das hipóteses que considero também.
Eu estou no terceiro ano de Electrotecnia e computadores. [;)]

Sim :)

Já deves ter equivalência a muita coisa na FEUP.. eu via bem essa situação, já conheces o ambiente, é sempre a andar.

Em relação às equivalências o primeiro ano é muito semelhante nas várias engenharias.
Sinto-me um pouco parado lá na feup talvez um ambiente novo fosse bom.
Será que o isep fecha muitas portas na altura de arranjar emprego? É esse o meu medo.

Se os estudantes de mecânica do isep quiserem passar por cá para dizerem da sua justiça agradeço [;)]

Já tens pelo menos 2 ex estudantes de mec do ISEP no tópico. (e da FEUP também [:D] eles que se acusem)

Do que "ouço", é um bom curso. Não considero nem de perto tão exigente como o da FEUP mas é como tudo, até podes fazer os 3 primeiros anos no ISEP (e foges logo a alguns cadeirões da FEUP) e depois ir lá fazer o Mestrado Integrado.

Além disso o ambiente é bom, os profs é como em todo o lado há uns piores outros melhores, as instalações são "novas" e há alguma ligação à indústria.

Em termos de empregabilidade no ISEP não sei como é neste momento mas há 3 ou 4 anos atrás (mudou muito o Mundo desde aí) era mais ou menos tranquilo. Mas acho honestamente que ter no currículo o curso da FEUP é mais vantajoso, pelo menos nos primeiros anos.

Resumindo, faz os 3 anos no ISEP (deves ter equivalências) e depois no final decides.[:cool:]

O que procuras mesmo? sentir alguma proximidade com a prática? Ou estás já preocupado com o mercado de trabalho quando ainda nem entraste? Acho que o que interessa é ires ver as cadeiras, falar com pessoas do curso, falar com pessoas que andam lá. Vais ter provavelmente equivalências a cadeiras de máquinas eléctricas, electrónica e coisas assim mais matemática, física, estatística.

O emprego depende sempre do que tu consegues fazer isso vai depender de ti e não da instituição de ensino.

Faz a licenciatura em eng. mecanica no ISEP e se quiseres vai novamente para a FEUP.
Atenção que tens a vantagem no ISEP de no final da licenciatura já teres licenciatura em eng. mecanica puderes trabalhar como licenciado e tirares o mestrado à noite.
Tudo depende do que queres fazer.
Por mim e falo por experiência sempre licenciatura (ISEP) + Mestrado (FEUP) e é o que vou em principio fazer. Mas não é engenharia mecânica.

Last edited:
Como é que é isso de tirar o mestrado à noite? Não são os 2 anos de mestrado integrado certamente. [;)]

Como é que é isso de tirar o mestrado à noite? Não são os 2 anos de mestrado integrado certamente. [;)]
No ISEP dá para tirar mestrado à noite, a resposta dada anteriormente estava um pouco confusa.
Mas se fores para a FEUP eles fazem-te as equivalências e no final ficas com o mestrado integrado em Eng. Mecânica na FEUP.
O mestrado integrado serve para ficar lá dois anos mais sem puder fazer nada.
Agora o mestrado no ISEP são dois anos.

Last edited:
Back