Isolamento acústico (ajuda)

Nemo

New member
Boas pessoal

Preciso da v/ ajuda. Tenho 2 orçamentos para colocação de materiais diferentes no tecto do quarto da minha filha: um é um revestimento de um material chamado PKB-2 com espaçamento para colocação de lã de rocha com 60kg/m3 sob pladur. O outro é exactamente igual mas em vez de PKB-2 é um material chamado Aglomex.

E a minha dúvida é essa mesmo: qual o melhor? Os preços são similares, mas queria o melhor isolante acústico possível.

Alguém com conhecimento de causa?

Abraço e obrigado

Há aí alguma confusão na forma como descreves a coisa. O PBK-2 ou o Aglomex são os materias isolantes. Não vai levar nenhum tipo de lã de rocha.

Não conheço o PKB-2, como tal não emito nenhuma opinão. Em relação ao Aglomex, posso dizer-te que é o melhor isolamento acústico que conheço,

e parece ter uma muito maior variedade de espessuras e densidades que o PKB-2. No entanto comvém teres a consciência que nunca conseguirás isolar

completamente o ruído de impacto vindo de cima, pois este transmite-se, também, pelas paredes. Conseguirás, principalmente uma boa redução de ruído

aéreo, mas nunca o de impacto. Aconselho-te que exijas a colocação de tirantes com corte acústico para que o ruído não seja transmitido pela estrutura

do tecto em gesso cartonado (pladur é uma marca de gesso cartonado) e não coloques projectores embutidos para não furares o gesso.

A melhor solução até seria colar um aglomex 40, 50 ou 60mm e de 120kg/m3 de densidade directamente ao tecto e depois colar o gesso cartonado directamente ao aglomex.

É uma técnica muito pouco usada em Portugal mas que evita o uso de estrutura. E não cai, se for bem aplicado [;)].

E claro, que é preciso deixar os fios da iluminação de fora.

Tinha curiosidade em saber se as placas utilizadas nos pisos de alguns parques infantis, e que me parecem ser constituídas de um material que não sei o nome, mas que parece ser uma borracha muito espessa e rija, podem também ser usadas com sucesso como material isolante sonoro em paredes e tetos?

Olha que a lá de rocha esta a ser proibida em vários países, devido aos altos níveis de irritação.
Isto foi-me dito por um grande produtor de la de rocha.

Tinha curiosidade em saber se as placas utilizadas nos pisos de alguns parques infantis, e que me parecem ser constituídas de um material que não sei o nome, mas que parece ser uma borracha muito espessa e rija, podem também ser usadas com sucesso como material isolante sonoro em paredes e tetos?

O material é grão de pneus reciclados.

Desculpa a questão, mas estás a instalar um tecto falso para isolar ruidos vindos de cima, na expectativa de os reduzir?

Se sim, alerto-te desde já que o ganho será extremamente reduzido, porque além do tecto, continuas a ter as paredes, pilares, portas, que são bons condutores/facilitadores de ruído.

Menciono isto por experiência própria, comprei uma casa nova que tinha umas molduras feiotas e decidi montar um tecto falso com umas sancas e focos embutidos para dar outra vida à coisa, e aproveitei e apliquei lã de rocha (a diferença de preço era pouca, porque não?), e digo-te que não noto grande diferença (e utilizei lã de 100Kg/m3) não sobre o pladur mas sim garampada directamente ao tecto.

Voltar
Superior