Isto é grave!!!!! O que têm a dizer? [Alimentação]

AlCoEntre

Banido
Em Portugal, a McDonald's serve hambúrgueres com mais 20 a 30% de gordura e mais 30% do sal do que em outros países. Os cereais Weetos têm quase o dobro de sal dos vendidos na Bélgica. O Kinder Bueno espanhol tem menos 60% de açúcar. Quer isto dizer que "o mercado português vende produtos menos saudáveis", conclui um estudo comparativo realizado em Espanha, Bélgica, Itália e Portugal, publicado na Teste Saúde.
As associações de consumidores dos quatro países compararam 92 produtos de marcas comuns: cereais de pequeno-almoço, iogurtes, gelados, chocolates, aperitivos à base de batata, pratos preparados e menus da cadeia McDonald's. Além do peso, analisaram a composição nutricional, nomeadamente a quantidade de gorduras, de açúcar e de sal.
"Em Portugal, os produtos têm mais sal que nos outros países, mesmo em artigos como gelados, cereais e chocolates [mais 15%]. Também têm mais gordura e açúcar. A desculpa da indústria é que os consumidores exigem os alimentos mais condimentados, mas o estudo demonstra que aceitam ementas mais favoráveis do ponto de vista nutritivo", diz Sofia Mendonça, responsável pelo trabalho em Portugal.
A associação de consumidores pede à indústria que adopte a composição nutricional mais equilibrada de cada produto, reduzindo sobretudo a quantidade de sal. Portugal é o país com consumo de sal mais elevado per capita na Europa.
O estudo chama, também, a atenção para o facto das doses serem cada vez maiores e o consumidor não se aperceber que está a ingerir mais calorias. Os hambúrgueres XXL da McDonald's e do Burger King estão a provocar polémica em Espanha. Alguns chocolates, como o Mars, já se encontram em king size na Bélgica. O rótulo da Pringles indica a informação nutricional de uma dose de 25 gramas, quando há embalagens de 50 e de 200 gramas.

Este estudo foi feito por associações de defesa do consumidor e foi publicado na revista "Teste Saúde" que pertence á Deco.

O sal bem "carregado" faz parte do paladar português.

Eu próprio adoro a comida com bastante sal (com excepção, curiosamente, das batatas fritas), mas sei perfeitamente que o cloreto de sódio, em quantidades excessivas, pode apresentar uma factura à saúde que o meu corpo pode não ser capaz de pagar...

Só lá vai quem quer;)Sempre a atacar as companhias,como se não tivessemos massa cinzenta para pensar.É mais fácil culpar estas companhias pela nossa obesiedade dos que nos culpar-nos a nós pelo nosso mau estar físico

citação:Originalmente colocada por baratowsky

Só lá vai quem quer;)Sempre a atacar as companhias,como se não tivessemos massa cinzenta para pensar.É mais fácil culpar estas companhias pela nossa obesiedade dos que nos culpar-nos a nós pelo nosso mau estar físico

;););););)

[^][^][^][^]
quem fala assim nao é gago
[^][^][^][^]

Exacto. E os papás têm grande culpa neste capítulo, porque são eles que seleccionam os que os filhos comem.

Ora, se as criancinhas andam a comer, desculpem, comida de merda, culpem antes de mais os papás, que em vez de mandarem um pão com fiambre ou queijo para o menino comer na escola, mandam um bolicao!

a mim nao me preocupa. vou lá quando o rei faz anos e é quando o organismo me anda a pedir coisas salgadas, visto que habitualmente nao como nada mto condimentado.
tb é normal, que as marcas vão alterando os produtos consoante o publico alvo. em portugal a nossa tradição gastronomica baseia-se nos molhos e nos condimentos bastante apurados. por exemplo, sei que há para ai um país em que os hamburguers nao sao de vaca, visto que sao sagradas por la...

Inteiramente de acordo.

É engraçado não terem analisado a Coca-Cola que é assumidamente muito mais doce em Portugal do que em Espanha, por exemplo.

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

Exacto. E os papás têm grande culpa neste capítulo, porque são eles que seleccionam os que os filhos comem.

Ora, se as criancinhas andam a comer, desculpem, comida de merda, culpem antes de mais os papás, que em vez de mandarem um pão com fiambre ou queijo para o menino comer na escola, mandam um bolicao!

É verdade, quantas e quantas vezes quando vou comer a um CC olho para a quantidade de lojas alimentares quase vazias e o Mac sempre á pinha...
Mas isso do sal a mais e etc é normal, cada pais tem os seus habitos alimentares e se nos gostamos efectivamente da comida mais bem temperada é normal que as empresas se adaptem ao nosso mercado.

Por mim o Mc Donald até podia vender hamburgueres com colonio 210 que para mim era indiferente não como lá nada, até o cheiro daquilo mete nojo[:o)]

o unico produto que ainda consegui consumir uma vez no MC foi uma cerveja...tirando isso é tudo treta[|)]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Por mim o Mc Donald até podia vender hamburgueres com colonio 210 que para mim era indiferente não como lá nada, até o cheiro daquilo mete nojo[:o)]

o unico produto que ainda consegui consumir uma vez no MC foi uma cerveja...tirando isso é tudo treta[|)]

Eu já há uns bons anos que nem lá meto os pes, e até gostava do Mcchicken, mas depois mudaram o sabor e nunca mais lá fui.
Agora é uma Pitta/laffa Shoarma, ou uma ida á casa das sopas, depende da disposição.

Eu acho graça a uma coisa :

Estão sempre a dizer que Mac's , e Pizza's Hut's e etc , que são perigosos , porque se comermos daquilo todos os dias , ficamos gordos e tal....

Agora eu pergunto : e se comermos todos os dias um Cozido á portuguesa , com muita gordura , ou estivermos sempre a comer secretos de porco preto , ou migas á alentejana ?? isso já não faz mal ???

nos USA eles não são gordos só á pala dos MAc'donald , mas tambem porque eles acordam de manha, e começam logo nos ovos fritos, e bacon .. etc...

É a mesma história da espuma do champô. O "ingrediente" que origina a espuma pode ser cancerígeno. Mas as pessoas não querem champô sem espuma...

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Eu acho graça a uma coisa :

Estão sempre a dizer que Mac's , e Pizza's Hut's e etc , que são perigosos , porque se comermos daquilo todos os dias , ficamos gordos e tal....

Agora eu pergunto : e se comermos todos os dias um Cozido á portuguesa , com muita gordura , ou estivermos sempre a comer secretos de porco preto , ou migas á alentejana ?? isso já não faz mal ???

nos USA eles não são gordos só á pala dos MAc'donald , mas tambem porque eles acordam de manha, e começam logo nos ovos fritos, e bacon .. etc...

obvio... quem acha que a alimentaçao tradicional portuguesa é saudavel está muito enganado!

se querem comer coisas saudaveis comam ervinhas! eu cá tanto como macdonalds e pizza, como vou para uma bela caldeirada de cabrito [8D]

citação:Originalmente colocada por Rasec

É engraçado não terem analisado a Coca-Cola que é assumidamente muito mais doce em Portugal do que em Espanha, por exemplo.

Isso é um mito. Eu compro por vezes Coca-Cola lá, e é precisamente igual.

Quanto á questão, só come quem quer. Á cerca de 4 anos que não como no Macdonals. Pizza, NUNCA como pois detesto [:o)]

Ainda hoje comi umas favinhas [:X]

O que eu acho giro é que sempre que um gajo vai ao super mercado as coisas estão mais ligth's e mais "sem gorduras" .

Gostava de saber como é que fazem. Pq se uma coisa tinha 100% de gordura, depois aparece a dizer menos 80% depois nova formula menos 20% menos isto e menos aquilo,. Já nem deviam ter nem gordura nem sal. Mas a verdade é que têm...

Voltar
Superior