Isuzu / Opel Campo 1988 – 2002

Ribsan

New member
Este tópico dá a conhecer alguns detalhes de um modelo bastante popular no nosso mercado da década de 90 o qual conheci de perto todas as versões, incluindo os modelos anteriores e posteriores, assim como maioria da concorrência da época e actual.
Embora seja um veiculo com pouco interesse para algumas pessoas, não deixa de ser importante para alguns por curiosidade/aquisição, etc.

A Opel Campo como ficou conhecida em Portugal (e alguns países Europeus) foi um projecto produzido pela japonesa Isuzu com intervenção financeira da General Motors.
Foi com este modelo que surgiu o Opel Frontera (derivado do japonês Isuzu MU/Wizard ) de 1989 o qual partilham muitos componentes estéticos, embora com qualidades bem diferentes

Pré-Restyling:

pictures_isuzu_pickup_1988_1_b.jpg
images_isuzu_pickup_1988_1_b.jpg

images_isuzu_pickup_1988_2_b.jpg

Este modelo em Portugal conheceu 3 marcas ao longo da sua carreira comercial :

· Bedford Brava 1988-1991
· Opel Campo 1992 -2002
· Isuzu Pick-Up/Campo 2002 -2003

Para o mercado Português as motorizações foram :
· 2.3 Diesel de injecção indirecta 64cv(C223) 1988-1990
· 2.5 Diesel de injecção directa 76cv (4JA1) 1990-1994
· 2.5 Turbo Diesel “ID” 76cv (4JA1-T) 1994-2002
· 2.5 Turbo Diesel “ID” Intercooler 101cv (4JA1-TC) 2002-2003
· 3.1 Turbo Diesel “ID” 110cv ( 4JG2-T) 1993-1996

Todos os motores tinham caixa de 5 velocidades mas com relações bem diferentes entre si.

Ao longo da sua carreira comercial comercial, sofreu pequenas actualizações estéticas e um restyling em 1997

Restyling:

isuzu_tf_1992_pictures_2_b.jpg

isuzu_tf_1992_wallpapers_1_b.jpg

Virtudes

Consumos vs concorrência entre os melhores (motor 2.5 D e TD) ; manutenção/fiabilidade (típicas de qualquer japonês da época); performances do motor 3.1 TD para a época
Defeitos
Pessoalmente acho a caixa das versões 2.5 TD com relações bastante curtas comparando com as anteriores versões 2.3D e 2.5 D e na versão 3.1 TD a 1 e 2 velocidade estavam a mais. Bastava ir a 35km e colocar 5ª para esquecer a existência de caixa.

Curiosidades

Este modelo veio substituir a anterior Bedford / Isuzu KB que por ca se vendia entre 1980-1988 e foi substituída pela Isuzu D-Max (2002) que chegou ao nosso mercado em finais de 2005 devido a mudança de importador.

Mundialmente este modelo foi apelidado de Isuzu Campo/ TF/ KB/ Rodeo / Dragon / Faster/ Fuego ; Opel Campo ;Chevrolet LUV / T-Series ;Honda Tourmaster ; Holden Rodeo ; Vauxhall Brava ; e foi produzido no Japão, EUA e Tailândia repartido por vários países que montavam o modelo (Portugal foi um deles)

Pré-Restyling:

wallpapers_isuzu_pickup_1988_1_b.jpg

images_isuzu_pickup_1988_3_b.jpg

isuzu_pickup_1988_pictures_1_b.jpg

Restyling:

wallpapers_isuzu_tf_1992_1_b.jpg

pictures_isuzu_tf_1992_1_b.jpg

Principais concorrentes:

• Toyota Hilux
  • Nissan Pick-Up
  • Mitsubishi L200
  • Mazda B

Last edited:
Algures por volta de 1998/99 (mais coisa menos coisa) ainda esteve quase a vir uma cá para casa tendo-se mesmo no fim optado por uma Nissan D22! No entanto sempre tive alguma simpatia pela Campo.

A associação de apicultores do Parque natural de Montesinho tinha uma e ainda a conduzi várias vezes.

Não tinha muita força mas era muito fácil de conduzir e muito fácil de ir por estradas más ou caminhos de cabras.

Passaram duas de tracção simples cá por casa. Uma delas foi a minha escola de condução [:D]

Fiz muitos kms numa Bedford Brava de 1990, sem direcção assistida e com uma caixa em que a diferença entre a 4ª e a 5ª quase não se notava, era mais uma 4ª e meia :)
Queimava tudo o que lá metesse dentro..um verdadeiro carro de trabalho !

Vídeos:

1988

Isto a nivel comercial era assim:

US style

isuzu_pickup_1991_pictures_3_b.jpg

Japan style

isuzupickupjp.jpg

Portuguese style [:D]

tfportuguese.jpg

Last edited:
O meu tio tem uma igual a vermelha do 1º tópico e aquilo é um tanque, não tem muita força é verdade mas consegue fazer aquilo que lhe compete.
é bastante poupada, comparada com as da altura e já conta com 600 mil kms. Só ainda teve problema com os travões se não me engano.

A ideia que tenho é que ficava uns furos abaixo da Nissan, Mitsu, e Toyota do seu tempo... mas é só mesmo ideia, sem factos concretos...

A ideia que tenho é que ficava uns furos abaixo da Nissan, Mitsu, e Toyota do seu tempo... mas é só mesmo ideia, sem factos concretos...

Concordo e não concordo. [:D]

Concordo pelo facto do importador na altura (GM Europa/Portugal) apenas disponibilizar as versoes basicas designadas de "L" e nunca terem comercializado as "LS" ou "SLX" e quando o fizeram foi tarde de mais, alem de no pre-restyling a versao "SportCab" (4 lugares) nunca ter sido comercializada por ca, enquanto a concorrencia tinham aquelas versoes XPTO e Cabines alongadas (4 lugares)
Outro problema foi a imensa falta de identidade do modelo a nivel Mundial "GM style" ( ora era Isuzu, Opel, Chevrolet, etc )

Não concordo pois este modelo em determinados paises teve imenso sucesso (ex: Tailandia país com mais Pick-Ups do Mundo) entre outros. Em Portugal em anos 70 e 80 o mercado de pick-ups era dominado por Toyota, Datsun/Nissan e Bedford/Isuzu o qual ainda hoje se vê algumas e nao se queixam.

Concordo e não concordo. [:D]

Concordo pelo facto do importador na altura (GM Europa/Portugal) apenas disponibilizar as versoes basicas designadas de "L" e nunca terem comercializado as "LS" ou "SLX" e quando o fizeram foi tarde de mais, alem de no pre-restyling a versao "SportCab" (4 lugares) nunca ter sido comercializada por ca, enquanto a concorrencia tinham aquelas versoes XPTO e Cabines alongadas (4 lugares)
Outro problema foi a imensa falta de identidade do modelo a nivel Mundial "GM style" ( ora era Isuzu, Opel, Chevrolet, etc )

Não concordo pois este modelo em determinados paises teve imenso sucesso (ex: Tailandia país com mais Pick-Ups do Mundo) entre outros. Em Portugal em anos 70 e 80 o mercado de pick-ups era dominado por Toyota, Datsun/Nissan e Bedford/Isuzu o qual ainda hoje se vê algumas e nao se queixam.

Quando disso aquilo, como referi, sem factos, só "impressões" (que valem o que valem) falava mesmo da "Campo", não da Isuzu KB.
Essa vendeu mto por cá...ainda conheço algumas pessoalmente.. (têm um trabalhar mto característico).

Curiosamente conheço mais Isuzu dessas que Bedford...
Bedford para mim é esta:

Bedford-TJ-610-11255098.jpg

Grande máquina, ainda hoje mta gente no Douro as prefere... são tanques de guerra![;)]

Quando disso aquilo, como referi, sem factos, só "impressões" (que valem o que valem) falava mesmo da "Campo", não da Isuzu KB.
Essa vendeu mto por cá...ainda conheço algumas pessoalmente.. (têm um trabalhar mto característico).

Curiosamente conheço mais Isuzu dessas que Bedford...
Bedford para mim é esta:

Grande máquina, ainda hoje mta gente no Douro as prefere... são tanques de guerra![;)]

Deltabiturbo eu percebi a tua "ideologia" [:D]

A Isuzu KB é o modelo antecendente à Isuzu / Opel Campo

A KB teve dois motores : 1.9 e 2.3 Diesel (este ultimo ainda se aplicou no modelo seguinte até 1990)

Essas Bedford TJ sao da antiga era Vauxhall-Bedford Company e nao tem nada de Isuzu

Opel Campo!!! Isso sim é máquina o meu sogro teve uma vendida à pouco tempo mesmo pouco e já ia com meio milhão de kms e quase que até digo que fazia outro meio, que máquina de guerra esse motor tomara muitos moteres recentes terem a durabilidade do Isuzo.

Lá por casa andou por mais de 20 anos foi uma da geração anterior, leia-se Isuzu KB que nunca nos deixou ficar mal, apesar de 2 problemas crónicos: qualidade da chapa e baterias pouco duradouras. Como ficou na família continuo a ter um grande carinho por ela e cada vez que a vejo lembro-me do meu muito saudoso Pai (*)

(*)- desculpem a lamechice.

Lá por casa andou por mais de 20 anos foi uma da geração anterior, leia-se Isuzu KB que nunca nos deixou ficar mal, apesar de 2 problemas crónicos: qualidade da chapa e baterias pouco duradouras. Como ficou na família continuo a ter um grande carinho por ela e cada vez que a vejo lembro-me do meu muito saudoso Pai (*)

(*)- desculpem a lamechice.

KB

photos_isuzu_pickup_1984_1_b.jpg

isuzu_pickup_1984_images_1_b.jpg

Back