IUC - Duvida (urgente)

Venho aqui ressuscitar este tópico pois estou com uma dúvida, mas ao que parece não vou ter problemas futuros.
Passo a explicar.

Vou comprar um carro cujo aniversário foi no passado dia 19/04...mas o negócio só será feito dia 24/04.
Como vou ter o comprovativo de transferência de nome desse dia, quem é que paga o IUC? É o anterior proprietário, certo?

É que estou a comprar o carro através de um vendedor, que ainda tem o carro em nome do anterior dono. E por lapso meu esqueci-me do deste assunto do IUC.

Pago no mês de matricula , ou paga o anterior dono ou pagas tu .

supostamente será o anterior dono, visto ter vendido o carro no mês em que paga o selo. mas, mal por mal, podiam dividir a meias caso fosse vantajoso e evitasse uma "guerrinha".

Speedy, TEm só atenção a uma coisa: Ao que parece, e me garantiram nas finanças, actualmente a divida vai atrás do bem.
Assim, no fim de linha se não estiver pago o IUC, terás tu sempre do pagar. Tás a ver a coisa?

Encontrei agora isto...

[h=4]O dono anterior não pagou o IUC, terei que o pagar?[/h]O imposto é devido pela propriedade e quem o deve é quem é proprietário do veículo. Como o imposto vence no dia da matrícula, quem é proprietário nessa data é que tem que pagar o IUC. Exemplo: comprou um carro usado a 20 de Outubro de 2011, com data de matrícula de 21 de Novembro de 2009. Neste caso, só é responsável pelo pagamento do IUC a partir de 21 de Novembro de 2011, que é quando vence o imposto. O imposto que tinha que ser pago no dia 21 de Novembro de 2010 não é sua responsabilidade mas sim do anterior proprietário. Ou seja, todos os pagamentos anteriores do IUC são da responsabilidade do anterior dono. Se as finanças lhe tentarem cobrar essas dívidas, apresente reclamação.

Aqui.
Dúvidas comuns Imposto Único Circulação (IUC) - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação

Bem, só para que fique esclarecido a 100%.
Liguei agora para a linha de apoio das Finanças, e é o seguinte.

Quem for o dono do carro no dia 1 do mês da matrícula dele, é o responsável pelo pagamento do IUC desse mesmo ano.

Isto foi o que me garantiram à 3 minutos ao telefone.

No meu caso, eu como comprei o carro hoje, nada terei que pagar, mas sim o anterior proprietário.

Bem, só para que fique esclarecido a 100%.
Liguei agora para a linha de apoio das Finanças, e é o seguinte.

Quem for o dono do carro no dia 1 do mês da matrícula dele, é o responsável pelo pagamento do IUC desse mesmo ano.

Isto foi o que me garantiram à 3 minutos ao telefone.

No meu caso, eu como comprei o carro hoje, nada terei que pagar, mas sim o anterior proprietário.

Sim, o imposto é devido a partir do 1º dia do mês de matrícula. Mas não é invulgar que, quando o antigo proprietário não o paga, as finanças atribuam a dívida ao novo proprietário. Daí eu aconselhar sempre a pedir ao antigo proprietário para mostrar o comprovativo de pagamento do IUC.

Last edited:
Eu sinceramente e sabendo que estás a comprar através de um "intermediário", dizia que pagava eu, mas descontava o valor na venda.

Pq tu não queres pagar, o "intermediário" vai fazer vista grossa, e o anterior dono já o tinha vendido ao "intermediário".

No final quem se pode lixar é o anterior dono e/ou tu, e o "intermediário" safa-se de tudo com o dinheiro limpinho no bolso...

O "intermediário" diz que me dá o dinheiro para eu pagar o selo. Depois de ter havido um bocado de discussão a dizer que me tinha feito o desconto e "o favor" de ter passado o carro na inspecção.
De qualquer modo ele se quiser dar o dinheiro, tem que ser ao anterior proprietário não a mim. Não posso ir pagar uma coisa que na altura não era minha. Isto foi o que me disseram.

Aliás por causa disto o "intermediário" disse que já não tinha vontade de fazer negócio e eu disse-lhe para me dar de volta o sinal então...mas a coisa ficou por ali. O pessoal que estava ao lado na loja do cidadão é que ouviu tudo, mas ele só viu que estava errado quando um sr do balcão disse que eu tinha razão.

Ele estava era a querer safar-se, a empurrar as coisas para cima de mim. Ele não quer é dizer ao antigo proprietário que ele é que tem de pagar.
Porque segundo sei ele ficou com o carro nem à uma semana.

O "intermediário" diz que me dá o dinheiro para eu pagar o selo. Depois de ter havido um bocado de discussão a dizer que me tinha feito o desconto e "o favor" de ter passado o carro na inspecção.
De qualquer modo ele se quiser dar o dinheiro, tem que ser ao anterior proprietário não a mim. Não posso ir pagar uma coisa que na altura não era minha. Isto foi o que me disseram.

Aliás por causa disto o "intermediário" disse que já não tinha vontade de fazer negócio e eu disse-lhe para me dar de volta o sinal então...mas a coisa ficou por ali. O pessoal que estava ao lado na loja do cidadão é que ouviu tudo, mas ele só viu que estava errado quando um sr do balcão disse que eu tinha razão.

Ele estava era a querer safar-se, a empurrar as coisas para cima de mim. Ele não quer é dizer ao antigo proprietário que ele é que tem de pagar.
Porque segundo sei ele ficou com o carro nem à uma semana.

Podes, ao balcão das finanças, desde que tenhas o nº do NIF do antigo proprietário.

Se fores a um balcão das finanças, mesmo não sendo o carro teu, podes pagar. Em 2010 comprei um carro, fiz o registo na conservatória e poucos minutos depois paguei o IUC, sem apresentar qualquer comprovativo de que o carro era meu. [;)]

Podes, ao balcão das finanças, desde que tenhas o nº do NIF do antigo proprietário.

Exacto, mas não tenho esses dados. Apenas tenho comigo o livrete do carro e o título de registo de propriedade.

Em jeito de conclusão não gostei da atitude dele, porque parecia que eu é que o estava a tentar enganar e ele é que era o tipo sério a impor-me uma coisa que para todos os efeitos não tenho nada a ver com isso.

Exacto, mas não tenho esses dados. Apenas tenho comigo o livrete do carro e o título de registo de propriedade.

Em jeito de conclusão não gostei da atitude dele, porque parecia que eu é que o estava a tentar enganar e ele é que era o tipo sério a impor-me uma coisa que para todos os efeitos não tenho nada a ver com isso.

E nesse título não tem o NIF do anterior dono?

E nesse título não tem o NIF do anterior dono?

Não.

Não tens a declaração de venda em nome do antigo proprietário? Está lá o NIF.

Recebi uma carta das finanças para pagar o IUC e juros de mora de 2009 por não ter sido pago, o carro tinha a matricula estrangeira de 2000, e foi registado portugues em 2008 mas penso que não paguei nada somente no ano seguinte 2009 todos os anos foram pagos, não vi nenhum comprovativo e pensei que houvesse isenção nessa altura de um ano, logo após o registo e legalização da matricula para portuguesa, queria saber se houve isenção ou tinha também que ser pago ?

Eh pá... perguntar num só sítio chega, não? [:D]

Boas,

Desenterro este topico para uma ajudinha rapida.
Vou comprar, quase de certeza na proxima semana um carro usado. É de 06/2013.

Como já vou comprar no mês 7 o imposto deverá ser pago pelo anterior propietario, certo?

E se não estiver pago e posteriormente for notificado para pagar, a razão está do meu lado?

Obrigado e Cumprimentos.

ora se já estás no mês 7 e o limite era até ao dia de ontem (30/6) para o pagar, é facil de perceber... o IUC tem de estar pago, se fosse a ti, antes de avançar para a compra pedia a prova de pagamento do IUC deste ano. Caso ele não tenha feito (isso para mim era negocio desfeito) deves de insistir para o fazer, porque depois da data limite o preço não é o mesmo.

Espero ter ajudado [;)]

Back