Iva dedutível?

pedritocool

New member
Olá a todos.

Gostava que alguém me ajudasse com uma dúvida.
Sabia que era possível deduzir o IVA quando se compra um veículo novo, mas não tinha noção que ao comprar um usado isso também era possível.
Podem-me dar um explicação "o mais simples possível" sobre o assunto?

Encontrei alguns tópicos sobre IVA, mas nada que me esclarecesse completamente.

Obrigado.
Cumprimentos

És sujeito passivo?
Que veículo é?
O vendedor vai liquidar IVA?

O carro é para a minha namorada, e no caso de o IVA ser dedutível seria registado em nome do pai dela que trabalha por conta própria.
O carro ainda nem está escolhido, a questão surgiu porque em alguns anúncios surge a indicação "IVA dedutível". E queria perceber como funciona, pois como disse não tinha noção que isso era possível para viaturas usadas.

Para deduzir o IVA são necessárias as seguintes condições:

-Se trate de um veículo comercial;
-O vendedor seja contribuinte de IVA e este seja seja liquidado na factura;
-O comprador seja contribuinte de IVA, normalmente com vendas superiores a 10.000€ anuais e, consequentemente, apresente as respectivas declarações periódicas;
-O veículo seja necessário para a actividade do comprador.

Mais esclarecimentos em http://info.portaldasfinancas.gov.p...E-446C-B3D0-AF5B9F7FB908/0/INFORMAÇÃO.842.pdf

Para deduzir o IVA são necessárias as seguintes condições:

-Se trate de um veículo comercial;
-O vendedor seja contribuinte de IVA e este seja seja liquidado na factura;
-O comprador seja contribuinte de IVA, normalmente com vendas superiores a 10.000€ anuais e, consequentemente, apresente as respectivas declarações periódicas;
-O veículo seja necessário para a actividade do comprador.

Mais esclarecimentos em http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/BF73F579-308E-446C-B3D0-AF5B9F7FB908/0/INFORMA%C3%87%C3%83O.842.pdf

Só para relevar.

Se o homem trabalha por conta própria pode ser que não precise de ter TOC, mas normalmente tem sempre alguém que lhes trata das contas.

Se o homem trabalha por conta própria pode ser que não precise de ter TOC, mas normalmente tem sempre alguém que lhes trata das contas.

Se não precisar de ter TOC é porque não é contribuinte de IVA, logo, não poderá deduzir IVA [;)]

isso do iva só dá nos carros comerciais...e depois tens as cadernetas de utilizaçao que sao uma xatice...
e nao podes andar com o carro fora das horas de serviço...passear ao fim de semana...já foi tempo em que dava para fazer tudo...
e se a filha nao fizer parte da firma, numa operaçao stop é outra xatice...mas é assim que funciona...

isso do iva só dá nos carros comerciais...e depois tens as cadernetas de utilizaçao que sao uma xatice...
e nao podes andar com o carro fora das horas de serviço...passear ao fim de semana...já foi tempo em que dava para fazer tudo...
e se a filha nao fizer parte da firma, numa operaçao stop é outra xatice...mas é assim que funciona...

E ainda bem que é assim que funciona.

eu cada vez digo que este pais precisa de uma troika todos os anos para isto andar na linha...mas deixa a troika ir embora e vais ver o governo PS a gastar notas até ao catano...axo que este pais já nao é a republica das bananas que sempre foi...

Se não precisar de ter TOC é porque não é contribuinte de IVA, logo, não poderá deduzir IVA [;)]

depende, precisa de TOC se tiver contabilidade organizada.

Uma empresa tem que ter sempre contabilidade organizada, logo precisa sempre de um TOC.

Um trabalhador independente só precisa de contabilidade organizada se facturar mais de 150.000€ por ano. Se facturar menos pode estar no regime simplificado mas estar enquadrado num regime de IVA.

depende, precisa de TOC se tiver contabilidade organizada.

Uma empresa tem que ter sempre contabilidade organizada, logo precisa sempre de um TOC.

Um trabalhador independente só precisa de contabilidade organizada se facturar mais de 150.000€ por ano. Se facturar menos pode estar no regime simplificado mas estar enquadrado num regime de IVA.

É correcto e estava a escapar-me porque todos os casos que conheço de contribuintes de IVA têm contabilidade organizada. Note-se que esta situação só é válida para Empresários em Nome Individual (como é referido no teu segundo parágrafo).

Aproveitando este tópico, gostaria de fazer uma pergunta aos entendidos (eu não sou muito...)

Sou passivo de IVA e estou no regime simplificado. No caso de em 2013 ter menos de 10 000€ faturados (serviços), posso continuar (por opção) passivo de IVA, ou fico automaticamente isento?

Eu não tenho problemas com a cobrança de IVA, e isso vai ajudar-me com a dedução de IVA em algumas compras necessárias à atividade...

não sou expert, mas acho que sim.

existe uma limitação de 3 anos, mas aplica-se entre o regime simplificado e a contabilidade organizada. Isto é, alguém no regime simplificado, que opte por mudar para a contabilidade organizada, tem que ficar nesses regime 3 anos, antes de mudar novamente para o regime simplificado

acho que no IVA isto não se aplica, no entanto não é uma coisa automática, implica sempre uma ida às finanças.

Agora o que a maioria das pessoas não se apercebe é que, teoricamente, é mais vantajoso ficar enquadrado no regime de IVA do que ficar isento, porque sempre se deduz o IVA de uma ou outra compra.

Um programador, por exemplo, de tiver isento não deduz nada, se tiver enquadrado no regime de IVA, sempre pode deduzir o iva do telemovel, da internet, de um portátil que compre, etc...

Voltar
Superior