Por acaso eu não tenho muita razão de queixa neste aspecto. Primeiro porque o único carro que comprei num stand e que foi um carro novo foi o Focus em Maio de 2006 (o Corsa que tive foi comprado a uma familiar minha). Em segundo lugar, sempre que ia a um stand de novos ou usados era só para olhar para os carros sem ter necessidade de falar com os vendedores. Mesmo assim, a maioria deles até se mostraram simpáticos dirigindo-se a mim e a dizer: "Boa tarde. Posso ser util?", ao que eu respondia: "Estou só a ver, obrigado!". Não me lembro de algum em especial que me tenha desprezado e, se o fez, caguei nisso pois não precisava sequer que eles me abordasse.
Quando estava comprador de uma carrinha nova em 2006, lembro-me de ter ido com a minha esposa ainda grávida à Motortejo do Feijó para ver o Focus. Entrámos, começámos a ver os carros que lá estávamos e pouco depois reparámos que praticamente não havia vendedores para nos atender. Rapidamente apercebemo-nos que estava lá apenas um vendedor sozinho a atender as pessoas que não eram poucas naquele momento. Neste caso admito que até tive pena do homem, pois ele assim que reparou em nós (estavamos vestidos normalmente, sem fato nem nada) abordou-nos desculpando-se que estava sozinho por os colegas estarem todos no salão automóvel na FIL (que decorria naquela altura), que estava sem mãos a medir e que tivessemos paciência que ele logo que possivel nos atendia (fez este gesto umas 2 vezes). Para além disso ele apercebeu-se que a minha mulher estava grávida e foi logo tratar de arranjar um sitio para nos sentar. Achei que ele era simpático e ficamos à espera dele. Passados uns minutos, lá apareceu. Mantivemos uma conversa sobre o Focus e outras coisas que nada tinham a ver com carros. Sabem como é com pessoas simpáticas e faladoras, conversa puxa conversa... no final não se concretizou o negócio por falta de unidades para entrega, e portanto ficou por aí.
Lembro-me também de uma, mas mais uma vez felizmente não fui desprezado. Foi outra pessoa, mas recordo muito bem que ainda hoje me dá vontade de rir. [}

] Nunca me vou esquecer desse episódio! [

]
Em 1992 o meu andava com um Opel 1604 S, tinha na altura uns respeitosos 20 aninhos. Na terreola dos meus pais moram lá uns vizinhos que não são de muitas falas (para não dizer nenhumas!

). É só tipo "Bom dia" ou "Boa tarde" e tá a andar! O fulano que mora lá nessa altura tinha um Fiat 127 das primeiras versões. Na altura também já era velhote o carrito. Nesse ano o meu pai trocou por um carro novo, uma carrinha Opel Astra F Caravan 1.4i, bordeaux metalizada com umas jantes de 14'' todas raiadas como extra. Na altura o carro com essas jantes fazia bastante vista (o equivalente a um Astra H com jantes de 17'' ou 18'' todas vistosas) e era um modelo recente, que vendia muito bem e que muitos olhavam e comentavam: "Olha o novo Astra! Tá giro o carro!", "Uau! Grande máquina!". A carrinha ainda não tinha 1 mês, ainda estava na rodagem quando fomos à terreola fazer uma vizita à famelga e acabar com a rodagem da máquina. Quando lá chegámos, como de costume, antes de ir para a casa da minha avó (deus a tenha

), visitamos 1º uns tios que moram na aldeia uns metros acima da casa da minha avó. Como já estava farto de estar quase 2 horas sentado dentro do carro, para ginasticar as pernas (o Astra não era assim tão mau de conforto, mas quase 3 horas de viagem já dão sinal nas pernas) fui a pé pela rua abaixo. Quando chego junto à casa da minha avó, vejo o tal vizinho limpar e puxar o brilho do seu carrito. Só que desta vez o carro era outro. Era um... Lada Samara cor de tijolo novinho em folha (da mesma idade da Astra do meu pai, o Lada tinha matrícula BF e o Astra tem matrícula BG)!

O fulano assim que me viu ficou todo risonho mas de uma forma muito diferente, talvez até demais para ser normal. Fez uma cara de tamanha satisfação (não o censuro pois com carro novo qualquer um fica todo satisfeito) e também até de gozo, como se quizesse dizer: "Olha só a minha bomba nova! Linda não é? [

] Eu tenho e tu não tens! Toma, toma!!! [

][

][

]". Até pensei: "Mas que raio? Qual é o problema dele? Caga nisso!". Depois até me deu vontade rir.

Mas o melhor da comédia estava mesmo para vir! Entretanto chega o meu pai ao volante da sua novinha carrinha Astra. Assim que o tio viu que era o meu pai que lá vinha, caiu-lhe tudo no chão!!! [:0] Deviam de ter visto a reacção dele! Um misto de espanto, frustração e de desprezo total! O tipo ficou ali especado e sem exagero cerca de um minuto seguido a sacudir o pano de limpeza e a olhar para a carrinha todo embasbacado! Hilariante! Foi de mijar a rir! [}

] O fulano deve ter pensado: "Não acredito! Aquele gajo (o meu pai) também comprou um carro novo, ainda por cima maior, melhor e mais bonito que o meu! [xx(]". Enfim... há sempre alguém que exagera na importância que dá aos carros e o status que atribui a eles. O meu pai tinha um carro novo, mas eu, tal como ele, não era para andar por aí com ele feito pavão a mostrar que tem ali uma máquina "supra-sumo" a enaltecê-lo e mais isto e mais aquilo ou ficar roído de inveja como o tal tipo se o vizinho do lado tinha comprado também um espectacular BMW ou um Mercedes novinho em folha. Caga nisso!
Desculpem o testamento! É que estes dedos quando começam a teclar, nunca mais páram... [8] [8)]