Jaguar Type 01 2026

Os 2.0d Ingenium conseguem ser piores que os BMW N47.
Cambotas, cambotas e cambotas vendidas, todas originais (usadas, pq a marca só vende bloco armado. Não vende cambota avulso).
O mercado procura por usadas originais porque as que existem de concorrência parecem manteiga...há motores que nem saem da oficina pq o motor voltou a agarrar.
Dezenas de blocos encamisados, alguns com mais de 1.0mm de desgaste nos cilindros.
Os 2.7/3.0 TDV6 são mta maus também. Muita cambota vendida. Turbos e turbos substituidos.
Tb já vendi mta pistao para os motores gasolina / hibridos dos Range Rover.
A JLR é uma marca de fugir.

Esse ingenium a gasolina 2.0 até serve agora o Defender P400 hibrído.

Os 2.0d Ingenium conseguem ser piores que os BMW N47.
Cambotas, cambotas e cambotas vendidas, todas originais (usadas, pq a marca só vende bloco armado. Não vende cambota avulso).
O mercado procura por usadas originais porque as que existem de concorrência parecem manteiga...há motores que nem saem da oficina pq o motor voltou a agarrar.
Dezenas de blocos encamisados, alguns com mais de 1.0mm de desgaste nos cilindros.
Os 2.7/3.0 TDV6 são mta maus também. Muita cambota vendida. Turbos e turbos substituidos.
Tb já vendi mta pistao para os motores gasolina / hibridos dos Range Rover.
A JLR é uma marca de fugir.

Aqui ninguém disse que a JLR era uma marca fiável e que não tinha problemas, o que se defende e com razão é que os alemães também têm muitos problemas (menos mas também têm muitos) e vendem como se fossem carros fiáveis (que também não o são).

Veja-se a Alfa que hoje deve ser a marca premium europeia mais fiável e nunca vendeu tão pouco, 2024 foi o ano da sua história em que vendeu menos tirando os anos da Covid.

A Alfa também tem problemas? A Alfa há mais de 20 anos que não lança um motor ou um modelo problemático.

O que se está a defender nem é tanto a JLR mas sim é a injustiça das marcas alemãs fazerem muita porcaria mas continuarem a vender como se nada fosse enquanto as outras pagam (e bem) pelos seus erros.

É isto.

Btw, nunca tinha ouvido falar dos problemas dos 2.7/3.0 da Ford/PSA.

A JLR parece amaldiçoada, quando mete motores de outras marcas nos seus carros também tem o azar desses motores terem problemas de concepção. Se eu fosse o CEO da JLR só fazia parceria de motores com a Toyota.

Last edited:
sim, ou mesmo os 2.0tdi VAG com os seus famosos anos de cabeças rachadas, injetores, bombas de oleo, e por aí fora
livraram-se um pouco disso com a saída dos CR, mas ainda assim, foram uns bons anos de má reputação!!

Dos três grupos alemães o pior em fiabilidade é a Vag, isto ao longo das décadas, o grupo Vag tem desde os anos 90 lançado sempre caixas/motores problemáticos. Há sempre algum motor na sua gama com problemas crónicos e a assistência é terrível. Por isso nos EUA a VW nunca se conseguiu afirmar a sério como as marcas Japonesas e Sul Coreanas. Desde a desgraça dos motores TSi, as terríveis caixas Dsg, os 1.2/1.4 a gasolina dos anos 90, a desgraça que foi a Allroad, os problemas dos 4.0 TDi., etc.,etc., a lista é interminável ao longo dos anos.

Quanto à Bmw, teve um período negro durante os anos 2000 e 2010 mas tirando esse período a fiabilidade dos motores sempre foi relativamente boa principalmente os motores a gasolina que é o que lhe deu fama. Embora depois os periféricos não sejam grande coisa.

A Mercedes a nível de motores/caixas é sem dúvida (provavelmente pela sua grande experiência com o mercado dos táxis) a melhor dos alemães mas tem outros problemas nomeadamente elétricos e até de corrosão. Mesmo assim apesar dos seus motores no geral serem bons muitos mecânicos dizem que os melhores motores nos Mercedes são os motores Renault.

Tudo isto para mostrar que se há marcas que não são um exemplo de fiabilidade são as alemãs mas apesar disso vendem que se farta embora por exemplo o grupo Vag não esteja numa situação muito boa porque é totalmente dependente do mercado Chinês.

Esse ingenium a gasolina 2.0 até serve agora o Defender P400 hibrído.

Não há comparação entre a fiabilidade do Ingenium a gasolina e a versão a diesel.

Mesmo que o Ingenium a gasolina não seja perfeito, é um motor relativamente fiável e dentro do normal do que se faz nas outras marcas.

Last edited:
A Alfa também tem problemas? A Alfa há mais de 20 anos que não lança um motor ou um modelo problemático.

.

lool...

1.9jtd e 2.0 engoliam as válvulas de admissão, adeus motor
e as caixas m32 que os acompanhavam, rolamentos gripavam mais rápido do que se rompiam os pneus

2.0 e 2.9 do giulia e stelvio por exemplo, westgates vão todas a vida e o não há um que não apareça fugas no circuito de combustível

o twin spark do do 147 e 156 por exemplo, parecia o 1.4VAG sempre com pequenas falhas era preciso mãos de algodão para o manter direito

isto são só alguns exemplos, e para não falar dos problemas da qualidade de material e problemas elétricos que são mato...

um familiar meu comprou um mito 1.4T...em 2 anos trocou: modulo multiair, caixa de velocidades (m32), westgate, 2 vezes os farolins de trás e da segunda vez meteu a cablagem toda nova na mala, coluna de direção, o famoso botão dna e mais umas coisas que não me lembro ao certo... ao menos depois disso tudo não teve mais problemas (vendeu-o !! :sh))

Comparar Ingenium a N47 é puro deconhecimento.
O N47 é um excelente motor, tem de se trocar a corrente quando ela canta (normalmente ja em kilometragens bem elevadas) fora isso não há ali nada a apontar.
O Ingenium não há ponta por onde pegar... E é carissimo reparar.
Mas o pior é que eu acho que o problema deles é o programa de manutemção, oleo 0w30 de 30 em 30mil km em carros diesel com FAP é simplesmente inconcebivel... Um oleo 0w30 com 30.000km e sujeito a regenerações e consequentemente contaminação com diesel é basicamente agua... normal que a cambota se destrua, camisas se desgastem, turbos gripem... é tudo um problema de lubrificação adequada, ou então sou só eu a ter wishfull thinking.

lool...

1.9jtd e 2.0 engoliam as válvulas de admissão, adeus motor
e as caixas m32 que os acompanhavam, rolamentos gripavam mais rápido do que se rompiam os pneus

2.0 e 2.9 do giulia e stelvio por exemplo, westgates vão todas a vida e o não há um que não apareça fugas no circuito de combustível

o twin spark do do 147 e 156 por exemplo, parecia o 1.4VAG sempre com pequenas falhas era preciso mãos de algodão para o manter direito

isto são só alguns exemplos, e para não falar dos problemas da qualidade de material e problemas elétricos que são mato...

um familiar meu comprou um mito 1.4T...em 2 anos trocou: modulo multiair, caixa de velocidades (m32), westgate, 2 vezes os farolins de trás e da segunda vez meteu a cablagem toda nova na mala, coluna de direção, o famoso botão dna e mais umas coisas que não me lembro ao certo... ao menos depois disso tudo não teve mais problemas (vendeu-o !! :sh))

147 e 156 têm mais de 20 anos, estou a falar desde o lanlamento do 159/Brera.

O 1.9 JTD é dos melhores motores a diesel 1.9/2.0 da sua geração! Incluindo em termos de fiabilidade.

O 2.0 sei que na Opel deu problemas (e graves) mas no Grupo Fiat foi muito mais fiável.

O 2.0 do Giulia é um motor fiável:

Screenshot-2026-05-20-194039.png

O 2.2 Diesel é igualmente muito fiável.

Em relação ao Mito do teu familiar, segundo percebi era um carro usado e estar a avaliar a fiabilidade sem saber o tratamento que teve do dono anterior é injusto, em relação ao motor (1.4T) é fiável, em relação aos periféricos se vamos entrar por aí então todas as marcas europeias são uma porcaria porque todas têm problemas desse nível.

Comparar Ingenium a N47 é puro deconhecimento.
O N47 é um excelente motor, tem de se trocar a corrente quando ela canta (normalmente ja em kilometragens bem elevadas) fora isso não há ali nada a apontar.
O Ingenium não há ponta por onde pegar... E é carissimo reparar.
Mas o pior é que eu acho que o problema deles é o programa de manutemção, oleo 0w30 de 30 em 30mil km em carros diesel com FAP é simplesmente inconcebivel... Um oleo 0w30 com 30.000km e sujeito a regenerações e consequentemente contaminação com diesel é basicamente agua... normal que a cambota se destrua, camisas se desgastem, turbos gripem... é tudo um problema de lubrificação adequada, ou então sou só eu a ter wishfull thinking.

Epah enfim.

Lá está é um bocado essa mentalidade que explica porque é que as marcas alemãs podem fazer a porcaria que quiserem, há sempre uma desculpa para os seus problemas, o N47 um dos piores motores dos anos 2000s é um "excelente motor", excepto a fiabilidade catastrófica. Enfim.

Epah enfim.

Lá está é um bocado essa mentalidade que explica porque é que as marcas alemãs podem fazer a porcaria que quiserem, há sempre uma desculpa para os seus problemas, o N47 um dos piores motores dos anos 2000s é um "excelente motor", excepto a fiabilidade catastrófica. Enfim.
Não sabes o que dizes.
Não é mentalidade nenhuma é experiencia com o material em questão.
Já tive uma meia duzia de N47s e alguns acima de 400.000km e são excelentes motores, tens de deixar de te guiar pelo que lês nas internets e ir ao mundo real experienciar as coisas.

Não sabes o que dizes.
Não é mentalidade nenhuma é experiencia com o material em questão.
Já tive uma meia duzia de N47s e alguns acima de 400.000km e são excelentes motores, tens de deixar de te guiar pelo que lês nas internets e ir ao mundo real experienciar as coisas.

Também encontras Jaguares Ingenium a diesel com elevadas quilómetros:

https://suchen.mobile.de/auto-inser...searchId=4c966b5b-c878-a6c3-fee5-b380958d117f
https://suchen.mobile.de/auto-inser...searchId=41e7f307-45fc-5fbe-73a3-10d141be6953
https://suchen.mobile.de/auto-inser...searchId=4c966b5b-c878-a6c3-fee5-b380958d117f
Com os cuidados certos e com alguma sorte qualquer motor problemático pode fazer muitos quilómetros.

Também encontras Jaguares Ingenium a diesel com elevadas quilómetros:

https://suchen.mobile.de/auto-inser...searchId=41e7f307-45fc-5fbe-73a3-10d141be6953
Com os cuidados certos e com alguma sorte qualquer motor problemático pode fazer muitos quilómetros.
Aposto, mas aposto com toda a certeza que nenhum desses vai no primeiro motor.

Aposto, mas aposto com toda a certeza que nenhum desses vai no primeiro motor.

Quando um carro/motor é problemático isso não significa que todos ou sequer a maioria desses carros/motores vão dar problemas.

Por exemplo, um motor com 30% de percentagem de falhas graves já é um motor considerado bastante problemático no entanto a maioria dos motores não dão necessariamente problemas...

Não tenho dúvidas que haverá muitos Ingenium a diesel a circular por aí com muitos km sem problemas.

Mas isso é irrelevante, os alemães não deixam os outros europeus vender no segmento premium, eu acho que um dia se vai descobrir que existe um esquema de cartel entre os construtores alemães porque não é normal o que se passa, tal como aconteceu com outros esquemas a envolver constructores alemães como o cartel dos veículos pesados, o escândalo das emissões, pagamento a jornalistas e manipulação de notícias/prémios, um cartel que foi descoberto em Espanha e que durou de 2006 a 2013, etc..

Não é por acaso que a Tesla sofre tanto de mentiras e de denegrimento sem razão, porque a Tesla não entra nesses esquemas manhosos.

Os alemães são tão mafiosos como os italianos mas só os italianos é que têm a fama, vá-se lá saber porquê.

Isto é revoltante porque quem perde somos nós os clientes com menos concorrência.

Ou se calhar vai ganhar uma nova vida, depois da apresentação do Luce...:rolleyes:

Ao menos esse já foi apresentado, o engonhanço com o Type 01 é tanto que já enoja. Ao menos que mostrassem a versão final do carro, porra!

Ao menos esse já foi apresentado, o engonhanço com o Type 01 é tanto que já enoja. Ao menos que mostrassem a versão final do carro, porra!

Concordo. Mas as marcas agora fazem assim...

Mas com o Renault 5 foi a mesma situação e o carro está a ser um sucesso.

Embora não acredite que o mesmo vá acontecer com este type 01...

Normalmente isso só acontece quando os testes acabam e ainda andam em testes, há produtos como BMW Serie 3, Renault Clio, Classe C e entre outros que demoram mais de 2/3 anos de testes de desenvolvimento.[;)]

A indústria automóvel sempre funcionou assim, e quanto mais testes melhor porque há menor probabilidade de problemas.

Em relação ao carro em si, ainda não percebi se vai ser concorrente em termos de preço do Taycan ou do Spectre.

Esteticamente vai ser um "tanque" o que tem zero de Jaguar mas o mercado hoje em dia gosta de carros com este tipo de design.

É que o Porsche começa em 100k$ e o Rolls-Royce começa em 400k$, é uma grande diferença de patamar.

Pode ser um carro com preço de Taycan mas com um nível de luxo de Rolls-Royce o que seria uma excelente jogada comercial quanto a mim.

Last edited:
Back