Jaguar XF

Se vocês identificam nas fotos um jaguar....:sh) God bless you...

Mas também só faltava mesmo a carroçaria aproximar-se da Ford já que o resto...

12024_DYBPCCVBRVKDM.jpg

Parece bem próximo ao concept... apr:) apr:) apr:)

Nos anos 50 a Jaguar era uma marca com um estilo fluido e desportivo que nem se podia comparar aos dos mercedes e bmw da época. Mas com o passar dos anos essa imagem foi-se perdendo e, para mim, que tenho 18 anos, a ideia que tenho de um Jaguar a sério é uma banheira enorme, com grandes motores a gasolina, com um estilo clássico e cheio de requinte. Digamos que cresci com a ideia Jaguar = XJ (1995-2003)...
E isto afasta-se demasiado. Não gosto, pelo menos por enquanto.:(

Last edited:
Gosto do carro...adoro...mas não como Jaguar.
Não encontro nada que me lembre a Jaguar exceptuando o símbolo.
Não existe paixão nem charme neste modelo.
Sei perfeitamente que para a Jaguar poder renascer, se calhar era preciso uma nova imagem, mas para mim a Jaguar está a morrer.
O XK lá vai mantendo, como pode, a tradição.

O pessoal está tão habituado a ver na Jaguar sempre a mesma coisa há tanto tempo (2 décadas), que, quando finalmente os tipos acordam e começam a parecer-se com a verdadeira essência da Jaguar (ousada e inovadora), o pessoal até estranha e diz que isto não é a Jaguar.

Todos os grandes clássicos que hoje admiramos na Jaguar, na altura que foram lançados eram das coisas mais ousadas que existiam no mercado.

O problema da Jaguar foi ter-se encostado à sombra desses sucessos e estagnou. E juntamente com essa estagnação, ia indo desta pra melhor, não fosse a Ford injectardinheiro na marca nas ultimas duas décadas. Uma marca que não apresenta lucro há tanto tempo devia morrer.

Este XF, em termos conceptuais e ideológicos deve ser o que tem mais ADN Jaguar dos vários modelos lançados estes anos.
Se fosse feito a partir do XJ com a sua avançada estrutura e carroçaria em aluminio seria a combinação perfeita para este regresso às origens...

Só espero que os novos "donos" da jaguar mantenham esta estratégia de partir a loiça.

O pessoal está tão habituado a ver na Jaguar sempre a mesma coisa há tanto tempo (2 décadas), que, quando finalmente os tipos acordam e começam a parecer-se com a verdadeira essência da Jaguar (ousada e inovadora), o pessoal até estranha e diz que isto não é a Jaguar.

Todos os grandes clássicos que hoje admiramos na Jaguar, na altura que foram lançados eram das coisas mais ousadas que existiam no mercado.

O problema da Jaguar foi ter-se encostado à sombra desses sucessos e estagnou. E juntamente com essa estagnação, ia indo desta pra melhor, não fosse a Ford injectardinheiro na marca nas ultimas duas décadas. Uma marca que não apresenta lucro há tanto tempo devia morrer.

Este XF, em termos conceptuais e ideológicos deve ser o que tem mais ADN Jaguar dos vários modelos lançados estes anos.
Se fosse feito a partir do XJ com a sua avançada estrutura e carroçaria em aluminio seria a combinação perfeita para este regresso às origens...

Só espero que os novos "donos" da jaguar mantenham esta estratégia de partir a loiça.

Concordo plenamente.
Aqui neste forum já houve membros que criticaram por o estilo ser sempre o mesmo, por não inovar, agora que volta a inovar é um Ford...

Claro, nem eu digo o contrário!
A Jaguar está a ter uma atitude igual à de há 40 anos atrás!
Até parece que o senhor Wiliam Lyons levantou-se da campa para vir dar uns valentes chapos na cara dos administradores e dar uma mãozinha neste novo modelo.
Agora, o meu post foi algo pessoal do que eu sentia sobre a Jaguar.
O XJ era um exemplo magnífico do que para mim um automóvel daquele género deve ser, pelo que se eles conseguíssem manter a linha dele seria fabuloso...para mim...mas sei que esse não é o caminho a seguir.
Resta recordar com saudade a linha XJ e esperar que o XF dê nova vida à Jaguar e se torne num novo ícone que nem o XJ.

É o chamo:

Preso por ter cão, preso por não ter!
Se inova é porque inova, e não vai na linha dos outros construtores.
Se não inova é porque é macaco de imitação e só faz produtos anémicos.
Mascas como a Jaguar tem todo o direito e dever de inovar, tal o seu historial. É um bocado como a Citroen, em campos diferentes mas com semelhanças de filosofias...

E tu como designer, não encontras a possibilidade de inovação de estilo dentro do conceito estilistico que marca a Jaguar ao longo destes 20 anos?

Caramba, inovar não quer dizer que se tenha de abandonar aquilo que destingue uma marca de outra...I guess...(que não percebo nada do assunto...)

E tu como designer, não encontras a possibilidade de inovação de estilo dentro do conceito estilistico que marca a Jaguar ao longo destes 20 anos?

Caramba, inovar não quer dizer que se tenha de abandonar aquilo que destingue uma marca de outra...I guess...(que não percebo nada do assunto...)

Mas aí é que está.
Para se inovar tem de se fazer cortes com o passado.

Na Jaguar...
vejam o salto que houve do excelente Mk2 para o primeiro XJ. Isso é inovação. Apesar do sucesso do Mk2, não ficaram agarrados ao passado. Deram o salto necessário com o XJ. E só ficaram a ganhar com isso.
E no entanto, põe esses 2 Jags lado a lado e não têm nada em comum.

Claro que pode chocar a mudança, o que é normal, pois mudanças são sempre desconfortáveis.

o problema é que depois do XJ original, não fizeram mais nada de inovador ou original do ponto de vista formal, exceptuando alguns concepts (adorava ver o R6D6 na rua) e o XJ220.

Basicamente não fizeram mais que facelifts e restylings de conceitos antigos, apesar de, as linhas serem aplicadas a modelos completamente novos.

O novo XJ é o caso mais emblemático. O carro mais leve do seu segmento, ombreando com a Audi no dominio do aluminio, mas no entanto facilmente confundivel com o seu antecessor. O carro está a vender bem abaixo do esperado, apesar, de pela primeira vez, vir com diesel. E a razão? A queixa principal? o estilo do carro. Carro de velhos, ultrapassado. (e são os ingleses que o dizem).

O XK mostrou os primeiros sinais de mudança.
O XF vai partir a loiça. Espero que tenha sucesso. podem-se perder os fãs ou clientes do retro s-Type, mas acredito que terão um mercado bem maior à espera de outros potenciais clientes.

Nos anos 50 a Jaguar era uma marca com um estilo fluido e desportivo que nem se podia comparar aos dos mercedes e bmw da época. Mas com o passar dos anos essa imagem foi-se perdendo e, para mim, que tenho 18 anos, a ideia que tenho de um Jaguar a sério é uma banheira enorme, com grandes motores a gasolina, com um estilo clássico e cheio de requinte. Digamos que cresci com a ideia Jaguar = XJ (1995-2003)...
E isto afasta-se demasiado. Não gosto, pelo menos por enquanto.:(

Tens exactamente a mesma ideia que eu e de muito mais gente. A imagem actual da Jaguar é a de um constructor de banheiras para velhos e hoje em dia o mercado para banheiras quase não se existe.

Quanto a mim, a Jaguar tinha duas hipóteses: manter aquela imagem de carro de nobre e como nobres há poucos ia acabar por morrer ou então decidir inovar e pôr os modelos no topo. Felizmente, parece que escolheram a segunda opção.

Já agora, quando vejo um S-Type na rua penso "carro lindo! mas não andava com ele. Isto está bom é para o meu avô...". E este pensamento acentua-se se puseres um série 5 ao lado...

Estou bastante ansioso pelo destapar do pano.
Creio que entre os Gigantes da produção automóvel, e talvez devido á já grande e extensa ligação a terras de sua magestade, a Ford foi a que melhor fez pelas marcas em sua posse.
Talvez a Jaguar tenha sido um tanto esquecida em detrimento da Aston Martin.
Mas seguindo...
Com o novo XF, que a ser este nome poderá ser um bom indicio (lembram-se do nome XJ dado ao revolucionário, á época, e tão carismático modelo nos idos anos 60), devido á adição de um X a uma segunda letra.
Ora vejamos:
- O XJ S1 veio substituir:
MK2, 240 e 340;
420 e 420G
S-Type

Com 1 só modelo a Jaguar substitui 3 gamas totalmente envelhecidas e anacrónicas já á época. Aplicou tudo o que existia de melhor no mundo automovel no seu saloon.

- O futuro XF vem substituir:
S-type

- e vem:

- Captar mais clientes á gama XJ que se encontra estéticamente envelhecida
- Entrar no campo dinâmico do Serie 5
- Restituir á marca o carisma e a inovação que perdeu com o seu disegn a viver da glória passada.

Last edited:
Estou bastante ansioso pelo destapar do pano.
Creio que entre os Gigantes da produção automóvel, e talvez devido á já grande e extensa ligação a terras de sua magestade, a Ford foi a que melhor fez pelas marcas em sua posse.
Talvez a Jaguar tenha sido um tanto esquecida em detrimento da Aston Martin.
Mas seguindo...
Com o novo XF, que a ser este nome poderá ser um bom indicio (lembram-se do nome XJ dado ao revolucionário, á época, e tão carismático modelo nos idos anos 60), devido á adição de um X a uma segunda letra.
Ora vejamos:
- O XJ S1 veio substituir:
MK2, 240 e 340;
420 e 420G
S-Type

Com 1 só modelo a Jaguar substitui 3 gamas totalmente envelhecidas e anacrónicas já á época. Aplicou tudo o que existia de melhor no mundo automovel no seu saloon.

- O futuro XF vem substituir:
S-type

- e vem:

- Captar mais clientes á gama XJ que se encontra estéticamente envelhecida
- Entrar no campo dinâmico do Serie 5
- Restituir á marca o carisma e a inovação que perdeu com o seu disegn a viver da glória passada.

Desde há já uns anos para cá, que a Jag tem-se mostrado excelente a nivel dinâmico
Sobretudo a partir do S-Type R.
Eles conseguem um muito bom equilibrio entre dinâmica apurada e bons niveis de conforto, uma das caracteristicas mais elogiadas no novo XK.

Tendo em conta que este XF vai utilizar a base do S-Type, pelo menos no campo dinâmico não há razões pra grandes preocupações

Desde há já uns anos para cá, que a Jag tem-se mostrado excelente a nivel dinâmico
Sobretudo a partir do S-Type R.
Eles conseguem um muito bom equilibrio entre dinâmica apurada e bons niveis de conforto, uma das caracteristicas mais elogiadas no novo XK.

Tendo em conta que este XF vai utilizar a base do S-Type, pelo menos no campo dinâmico não há razões pra grandes preocupações

O problema é os olhos também comerem.
Entre outros, tenho um XJ12C e um Daimler Double Six, e neste momento, faz falta á marca carros bandeira, e que estéticamnte sejam bastante apelativos, como acho estes.

Mas este é o prototipo das páginas anteriores.... e não uma spy-shoot do modelo que verá a luz do dia. O mais flagrante é as ponteiras de escape!

Back