Jantes R15 e R16 que diferença?

rsousa666

New member
Viva,
Precisava da vossa ajuda para esclarecer uma questão relacionada com jantes R15 e R16.

Neste momento tenho umas jantes R15 no meu Terrano2, e preciso de comprar pneus novos..

Aqui surge o meu dilema...

Que diferença existe em comprar uns pneus mais altos e continuar com as jantes R15 ou comprar uns pneus de altura normal com umas jantes R16?

Será que para o uso que eu preciso, que é de todo-o-terreno + areias, ganho alguma coisa em passar para R16?

Pff dêem as vossas opiniões com algum testemunho pessoal.

Obrigado
RS

Com jante 16" só perdes! Principalmente em areia.

No TII aconselho a manteres as medidas originais do veiculo!;)

Mais jante significa menos pneu para o mesmo diametro exterior.

Quando tiras ar a um pneu com jante 15 ele faz mais "barriga" o que na areia pode facilitar bastante.

citação:Originalmente colocada por rodrigoe

Mais jante significa menos pneu para o mesmo diametro exterior.

Quando tiras ar a um pneu com jante 15 ele faz mais "barriga" o que na areia pode facilitar bastante.

Desculpem a minha insistência, mas um pneu 235/R15/75 não é inferior a um 235/R16/75?
E ambos não têm a mesma altura, já que o 75 não quer dizer 75% da largura (235)?

Obrigado

antes de escolheres a medida de jante escolhe uma medida de pneu que agrade no teu jipe e seja o indicado para o que queres ,cada tipo de jipe tem certas medidas que funcionam bem ,no terrano como a cava da roda não é muito grande talvez seja bom manter jante 15 e arranjar pneus mais altos não tenho a certeza das medidas mais indicadas mas os amigos terraqueos podem-te ajudar

o pneu em jante 16" tem mais uma polegada de diametro que jante 15"

Boas

o que eles te queriam dizer com ficares menos pneu é se o tamanho total do pneu for conservado e passares para jante 16, ou seja, tens 235/75-15 e passares para 235/70-16 ou mesmo 235/65-16, não sei qual deles é equivalente ao primeiro em R15.

agora se passas para 235/75-16 ficas com pneu maior no total com a mesma altura de pneu e largura simplesmente alargas-te o raio.
tens é que ter atenção com duas coisas.. livrete para saberes se é permitido (por causa da IPO... se isto te importar); e saberes tb se essa medida nova cabe dentro da tua cava da roda sem roçar em nada quando fazes cruzamentos de eixos.

espero ter ajudado alguma coisa.

Cumps

Rsousa666
A grande diferença em ter jante 16 ou 15 é que em jante 16 consegues ter pneus mais altos sem teres que aumentar a largura dos mesmos não esforçando muito a mecanica do carro.Um exemplo,um pneu já com alguma altura(diametro total do pneu)que consegues arranjar no mercado para jante 15 em 31" são os 31 10,5 r15 que têm 265mm de largura.Com jante 16 podes por uns 235 85r16 que já só têm 235mm de largura e a altura é equivalente aos anteriores.Se quiseres uns pneus com maior diametro em jante 15 do que os 31 já vais aumentar muito a largura(32 11,5r15 ;33 12,5r15 e por aí fora...).Enquanto que em jante 16 para teres ideia consegues por 35 10,5r16[:X].Mas isto calculo que já sejam medidas um bocadinho grandes para o terrano,ou então já tem que ter uma preparação jeitosa.
Se o teu caso for teres o jipe "stock" ou quase,deixa estar com jante 15 e mete uns 235 75r15 que são equivalentes a 28" de diametro e na areia desde que os pneus sejam bons 235mm de largura são mais que suficientes,e para mim esteticamente fica melhor um jipe com mais "borracha" :DMais vale investires mais qualquer coisa num pneus bons do que pores pneus baratos e gastares mais dinheiro tambem em comprar jantes se for o caso.;)

Back