Jardins escolas grátis

Gugul

Banido
Porque é que em Portugal se tem de pagar para ter um filho no infantário?

Devia de haver escolas suficientes, como há a partir da 1ªclasse,
para os bébes apartir dos 6 meses.

Na França até dão dinheiro por cada filho e além disso tem os infantários gratuitos.

Nem digo que dêm dinheiro, mas infantários deviam ser todos gratuitos.

Sempre ouvi dizer k é preciso inscrever o puto uns bons anos antes para se conseguir vaga numa escola do estado, e mesmo assim sem garantias.

O povo devia preocupar-se mais com este assunto!!!!

Quem n tem dinheiro para pagar uma escola e trabalha o k vai fazer?

Tens inumeras iPSS onde é mais fácil arranjar lugar e onde embora se pague n é elevado o montante. Se os rendimentos da familia forem baixos entao nem pagam nada e o estado assume o pagamento.

Dps tens jardins escola de luxo onde pagas 400 euros por mês ou mais :-).

RR

citação:Originalmente colocada por Gugul

Na França até dão dinheiro por cada filho e além disso tem os infantários gratuitos.

Sempre ouvi dizer k é preciso inscrever o puto uns bons anos antes para se conseguir vaga numa escola do estado, e mesmo assim sem garantias.

ou nao trabalha ou nao tem filhos. e depois envilhece a população e tal;) o interior fica desertificado e tal.;)
o fundo de reformas fica sem €€ ;)
as escolas fecham ;)
nao ha alunos para tantos profs;)
e so long...;)

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

Tens inumeras iPSS onde é mais fácil arranjar lugar e onde embora se pague n é elevado o montante. Se os rendimentos da familia forem baixos entao nem pagam nada e o estado assume o pagamento.

RR

Não deves conhecer a realidade. Pagas 400€ com a maior das facilidades. Vagas não há muitas vezes nem nos particulares. QUanto mais estaduais ou IPSS. Eu tenho 2 filhos. A verdade é que dos dois com o meu ordenado misero tive que me sujeitar a pagar 500€ por mês num ordenado de 1000€ para a minha mulher poder acabar o curso. E assim anda a realidade deste país. Cada um safa-se como pode mas pagar para ter filhoes em infantários quando se têm SCUT's não entendo. Utilizador pagador sim. Mas com principios sociais. [8]

Na França até se recebe dinheiro. Aqui nem é preciso pedir tanto, façam é jardim-escolas suficientes para todos.

Eu ainda não tive filhos, porque começo a pensar no que se paga nos infantarios e desisto logo da ideia!

Devia haver instituições para organizar debates sobre este assunto.
Mas parece k anda tudo a dormir. A pagar e calar!!!

Na França até se recebe dinheiro. Aqui nem é preciso pedir tanto, façam é jardim-escolas suficientes para todos.

Eu ainda não tive filhos, porque começo a pensar no que se paga nos infantarios e desisto logo da ideia!

Devia haver instituições para organizar debates sobre este assunto.
Mas parece k anda tudo a dormir. A pagar e calar!!!

arranjem avós, fica mais em conta;)

Infelizmente é um negócio que interessa a muita gente como muitos outros. Os privados viriam com bons olhos uma integração real numa estrutura social de certeza absoluta. Mas se pensas ter filhos é melhor teres em conta a realidade. :(

os avos tambem trabalham, vê o meu caso aos 30anos vou ter o 1ºfilho e todos os nossos pais trabalham não temos onde deixar o bebé sem ser em berçarios.
mas é verdade está tudo zangado com o fim das scuds, e escolas infantarios e berçarios está quieto.

citação:Originalmente colocada por Renas

RR

Não deves conhecer a realidade. Pagas 400€ com a maior das facilidades. Vagas não há muitas vezes nem nos particulares. QUanto mais estaduais ou IPSS. Eu tenho 2 filhos. A verdade é que dos dois com o meu ordenado misero tive que me sujeitar a pagar 500€ por mês num ordenado de 1000€ para a minha mulher poder acabar o curso. E assim anda a realidade deste país. Cada um safa-se como pode mas pagar para ter filhoes em infantários quando se têm SCUT's não entendo. Utilizador pagador sim. Mas com principios sociais. [8]

N, n conheço.

Tens razão. Na capital n conheço a realidade mas o nosso país é bem maior que a capital.

Do que eu conheço os valores são bem mais baixos.

De qquer forma com esses valores dificilmente é uma IPSS mas sim um particular como existem tantos por ai...

Olha, mudem de cidade e ganhem qualidade de vida...

RR

Eu por exemplo não tinha a quem deixar os filhos, se os tivesse.

Mas essa teoria de deixar nos avós é mto engraçada, mas pouco eficaz.
Vao comparar um puto que tenha estado numa escola e outro k fica com os avós, e vês bem a diferença de desenvolvimento de 1 e de outro.

A curto prazo a solução seria, grandes manifestações para tentar alterar o estado das coisas, ou o mais eficaz não ter filhos ou ainda emigrar!!!

Eu por enquanto é não ter filhos.

Ainda se queixam k à população tá a diminuir...

Neste momento parece-me que há 3 hipóteses:

1 - Deixar com os avôs, raramente disponíveis, porque também têm
a sua vida.

2 - Emigrar para um país decente que tem interesse em que
as pessoas tenham filhos e têm riqueza duficiente para os apoiar.

3 - Não ter filhos.

A julgar pelos dados de natalidade, a maior parte
dos casais está a optar pela 3ª hipótese...

E isto não está para melhorar...
Será que dá para transformar os estádios do Euro em jardins
de infância? [8)]

Normalmente o pagamento é feito por escalões em função do rendimento percapita o que faz com que as situações de pessoas que não tenham meios estejam salvaguardadas, chegando algumas pessoas a não pagar nada. Pelo menos é o que acontece na escola onde anda o meu filho.

Eu por exemplo não tinha a quem deixar os filhos, se os tivesse.

Mas essa teoria de deixar nos avós é mto engraçada, mas pouco eficaz.
Vao comparar um puto que tenha estado numa escola e outro k fica com os avós, e vês bem a diferença de desenvolvimento de 1 e de outro.

A curto prazo a solução seria, grandes manifestações para tentar alterar o estado das coisas, ou o mais eficaz não ter filhos ou ainda emigrar!!!

Eu por enquanto é não ter filhos.

Ainda se queixam k à população tá a diminuir...

Sim e não.

Pq embora seja reconhecido que o desenvolvimento é menor (recuperado facilmente tb) caso n se frequente o infantário (antigamente n havia e ninguém morreu por falta) se vocês soubessem de metade das histórias de quem trabalha em infantários tem para contar.

Não é a falta de tempo dos pais, é o facto de com o tempo que têm não se interessarem pelos filhos. Tiram férias ou dias de descanso e o filho fica na mesma no infantário por vezes 10h.

O desenvolvimento é importante mas o carinho ainda é mais e isso nos dias de hoje... é cada vez menos.

Se os infantários pudessem trabalhar 24h acreditem que estariam cheios.

Acredito que os elementos desta lista podem ser pais super dedicados mas por cada um de vós existem n que preferiam despejar a criança no infantário e pagar a conta ao final do mês...

RR

SOneca-II, tb estou solidário com a tua questão. Mas é conversa para outro topico.

Aqui a questão é mais a de que toda a gente devia ter acesso a jardins-escolas gratuitos, assim como tem qdo se vai para a 1ª classe.

Quem não tem possibilidades de pagar, faz o quê ao miudo, leva-o pro trabalho, deixa-o em casa sozinho, ou abandona-o, ou deixa o trabalho e morrem os 2 à fome????

Isto entre os 6m e 6 anos.

Pq embora seja reconhecido que o desenvolvimento é menor (recuperado facilmente tb) caso n se frequente o infantário (antigamente n havia e ninguém morreu por falta) se vocês soubessem de metade das histórias de quem trabalha em infantários tem para contar.

Não é a falta de tempo dos pais, é o facto de com o tempo que têm não se interessarem pelos filhos. Tiram férias ou dias de descanso e o filho fica na mesma no infantário por vezes 10h.

O desenvolvimento é importante mas o carinho ainda é mais e isso nos dias de hoje... é cada vez menos.

[^][^][^][^][^]

ao ouvir certas pessoas hoje em dia parece que se uma criança não frequentar um infantário logo desde os 6 meses vai-se tornar um ermita toda a sua vida.

Felizmente parece que nem todos pensam assim

SOneca-II, tb estou solidário com a tua questão. Mas é conversa para outro topico.

Aqui a questão é mais a de que toda a gente devia ter acesso a jardins-escolas gratuitos, assim como tem qdo se vai para a 1ª classe.

Quem não tem possibilidades de pagar, faz o quê ao miudo, leva-o pro trabalho, deixa-o em casa sozinho, ou abandona-o, ou deixa o trabalho e morrem os 2 à fome????

Isto entre os 6m e 6 anos.

É assim.

De pessoas que eu conheço existem os 3 exemplos (para os que dizem que n sei do que falo...)

-> infantário publico
-> infantário semi-privado (IPSS)
-> infantário privado (o chamado mina de dinheiro por algum motivo)

No 1º n se paga nada.
No 2º paga-se mas segundo os rendimentos, pelo que o caso de um calsa que recebe 1000 liquidos por mês pagar 500 é impossivel de acontecer. Existem dezenas de crianças que nada pagam e têm os mesmos direitos que os que pagam
No 3º são os melhores, começam mais cedo, acabam mais tarde mas paga-se e paga-se mto bem. 400 euros por criança para um bebe sem alimentação conheço eu em Coimbra. Na capital nem quero imaginar.

Existem sim àreas de residências saturadas, mas tb as pessoas n sao obrigadas a se restringirem a elas.

Pessoalmente preferia fazer uns km's do que meter um filho meu numa instituição privada (sabendo que a esmagadora maioria ou está ilegal ou roça a ilegalidade...) paga a peso de ouro. N é ser forreta é ser realista.

Para os que podem pagar berçários de 400 euros, eu tb gostava de ser assim :) (entenda-se ganhar bem) e axo que fazem mto bem, se o podem fazer.

Já agora os do estado são os mais xatos pq fecham mais cedo, o que na nossa sociedade por vezes é dificil de organizar o tempo.

A realidade n é assim tão negra, basta mexerem-se, acordarem mais cedo qdo abrem as inscrições tal como para ir para a escola que querem...

Até pq as IPSS têm duas listas de crianças.
1º a oficial por sala pq só podem ter X crianças
2º a lista verdadeira com as crianças todas que em médias ultrapassa 20% da lista oficial hehehehehehehehheeh

RR

SOneca-II, tu que até pareces tar dentro do assunto diz-me, se poderes, sff.

Sempre ouvi dizer que entrar para os infantários publicos ou semi-publicos era quase impossivel. Que é preciso fazer a inscrição 2 anos antes de ter o puto para ter alguma possibilidade de vaga. É verdade?

Em realação aos privados, concordo quando dizes que mtos não cumprem as regras, querem é o lucro! Isto porque conheco pelo menos 1 caso assim.

Back