Jipe até 10.000€

Pirussas

New member
Apesar de ser leitor assíduo só agora me registei e agradeço toda a ajuda que me possam dar. Queria comprar um jipe, de preferência de com mais de 5 lugares, que permita montar uma tenda de tejadilho. O off-road será esporádico e de nível de exigência baixo, pelo que tenho preferência por uma coisa que ande bem em AE, mas que me permita alguns passeio em terrenos mais acidentados. As minhas prioridades:

- Fiabilidade
- Espaço/conforto
- Manutenção
- Consumo

Pelo que vi as hipóteses não são muitas, indico as que me parecem mais apropriadas e por ordem de preferência:

- Mitsubishi Pajero 3.2 DI-D
- Land cruiser 3.0TD
- Patrol
- Discovery (não me agrada nada a ideia de LR)

Os Toyota com o motor D4D eram a minha preferência, não fosse o preço. Penso que o Mitsubishi, tendo um motor de nova geração seja melhor opção que o Toyota. Em estrada o seu comportamento também é superior correcto? Digam de vossa justiça, vantagens/desvantagens de cada modelo e possíveis alternativas.

Mitsubishi Pajero Longo 2.8 GLS é o único que tem ventilação independente para os lugares traseiros da 2ª e 3ª fila.
Se chegares a um 3.2 DID melhor e este último conta com um melhor comportamento em alcatrão.
Na mesma onde do 3.2 DID Longo tens o Mercedes ML 270 CDI também [;)]
A nível de transmissão as posibilidades do Pajero também são melhores.
Patrol ganha no curso de suspensão e o Land Cruiser no motor.
O motor 3.0 TD é superior a qualquer um dos citados anteriromente sendo um verdadeiro GTi neste universo, claro está que são as viaturas mais caras do grupo e normalmente carregados de kms e não é anormal veículos com 350.000kms a pedirem 9/10/11 K€ e já estou a ser bonzinho.
Se não pretendes fazer TT propriamente dito um qualquer SUV 4x4 pode ser solução.

Última edição:
O pajero 2.8 GLS gasta mais que o 3.2 e o motor é mais antigo. O comportamento fora de entrada é melhor, mas em estrada perde, penso eu. Até 10k já se encontram as versões 3.2 DI-D, com os habituais 200-250 mil km. Acham muito para estes carros?

O Patrol é óptima opção fora de estrada mas gasta mais e o motor é uma geração anterior ao 3.2 DI-D. Qual seria a vantagem, para mim, neste modelo? Além de que são muito utilizados em TT, a hipótese de me calhar um todo partido é superior...

O ML270CDI puxa às 4 sequer? Não considerei essa hipótese.

Land cruiser, dada a falta de qualidade de periféricos, mesmo que o motor seja bom, deixa-me um bocado reticente.

Uma opção que me lembrei agora é um Honda CR-V e mantenho o jipe que tenho actualmente, um UMM Alter turbo. Pelo preço a que estão também é hipótese a considerar... Gastam bem mas só ia andar de Verão praticamente.

O pajero 2.8 GLS gasta mais que o 3.2 e o motor é mais antigo. O comportamento fora de entrada é melhor, mas em estrada perde, penso eu. Até 10k já se encontram as versões 3.2 DI-D, com os habituais 200-250 mil km. Acham muito para estes carros?

O Patrol é óptima opção fora de estrada mas gasta mais e o motor é uma geração anterior ao 3.2 DI-D. Qual seria a vantagem, para mim, neste modelo? Além de que são muito utilizados em TT, a hipótese de me calhar um todo partido é superior...

O ML270CDI puxa às 4 sequer? Não considerei essa hipótese.

Land cruiser, dada a falta de qualidade de periféricos, mesmo que o motor seja bom, deixa-me um bocado reticente.

Uma opção que me lembrei agora é um Honda CR-V e mantenho o jipe que tenho actualmente, um UMM Alter turbo. Pelo preço a que estão também é hipótese a considerar... Gastam bem mas só ia andar de Verão praticamente.

A nível de fiabilidade o motor 4M40 é bem melhor que o 3.2 DID, mais que não seja que não tem nada de eletrónicas.
Agora para andar a correr é identico ao do ML 270 CDI.
Se estás inclinado para o Pajero longo é uma boa solução e ponto.
O Land Cruiser a par com o Patrol GR Y61 são as referências no mundo do TT mas pelo que vejo nem é por aí que queres ir.
O ML é um TT capaz como o será um Pajero 3.2 DiD longo. Ambos têm tração permanente às 4 rodas e redutoras, com controlo de tração no caso do ML e bloqueios de diferencial no Pajero GLS, sendo que o ML acrescenta o ESP.

Terrano 2 longo, arranjas por 7k€ com poucos km.
Se quiseres gastar mais um bocado patrol y61 ou pagero 3.2 sendo que este tenho ideia de haver alguns com cx auto.
Em termos de consumos e custos de manutenção vence o terrano por ser mecanica simples.

Já vi que o terrano 2 é uma opção viável, vai ser difícil de arranjar um já com as barras em cima, que permita colocar a tenda de tejadilho. Terei de esperar e ter paciência.

Já vi que o terrano 2 é uma opção viável, vai ser difícil de arranjar um já com as barras em cima, que permita colocar a tenda de tejadilho. Terei de esperar e ter paciência.

Olha um

http://www.custojusto.pt/faro/todo-o-terreno/nissan-terrano-ii-2-7-tdintercooler-17044026

Curiosamente o meu, de 1995, tem e não uso [:D]

Tens sempre a hipótese de comprar umas usadas e mandar colocar. Ou não dá?

Aquele alavanca das mudanças é que cheira a esturro. A do meu com 20 anos e 266k km é original e está só ligeiramente polida

Saber os km reais dum carro é sempre complicado... Barras usadas não devem ser fáceis de arranjar e novas devem ser caríssimas, se ainda se venderem. Acho que o melhor é mesmo arranjar um que já as tenha montadas. Também até ao próximo Verão tenho tempo, é questão de ir sondando o que aparece. Está um no standvirtual a 5000€ com bom aspecto, mas é de longe...

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Nissan/Terrano/II-2.7-TDi-SR-AC/P8522891/

Land Rover Discovery sem duvidas ... Melhores consumos , 7 lugares , Manutenção barata , muito bom fora de estrada e dos melhores em estrada aberta

Tem coisas boas, desde espaço, consumo, andamento em estrada e monte, mas a fiabilidade não tem comparação a um nipónico...[s)]

Se for um TD5 é bastante fiavel. Depende do Nipónico né , um Patrol TD6 por ex nao é sinonimo de fiabilidade :) Carros velhos têm sempre muita coisa para fazer ... Disso nao se pode fugir .

Mas como o homem quer mais de 5 lugares , lugar para tenda etc ... É uma boa opção

AdventureReady-40-3.jpg

Land Rover Discovery sem duvidas ... Melhores consumos , 7 lugares , Manutenção barata , muito bom fora de estrada e dos melhores em estrada aberta

Fiabilidade aleatória, parte eléctrica duvidosa, fundo da bagageira e outros pontos escondidos que apodrecem com facilidade...

Acho que muita gente aqui está a confundir o pajero de que falei com os 2.5 e 2.8 anteriores. Além de que disse que queria um jipe mais para estrada do que para monte, a utilização fora de estrada será muito pouca e nunca de grande exigência. Agradecia que fundamentassem as vossas sugestões. Efectivamente o terrano é opção se for barato, qual é a vantagem do Discovery? Acredito que seja melhor em estrada que os concorrentes da mesma geração, mas que o 3.2 DI-D parece-me pouco provável. O Patrol é um TT puro e duro, não é bem aquilo que pretendo. Ao ML270 faltam os 7 lugares, não sendo essenciais davam-me jeito. Além de que não tem a qualidade habitual dum mercedes, não sendo o preço baixo o suficiente também não estou muito para aí virado. Aquele que eu efectivamente queria era o land cruiser D4D por ser, no seu todo, superior mas tem um probl€ma...

Acho que muita gente aqui está a confundir o pajero de que falei com os 2.5 e 2.8 anteriores. Além de que disse que queria um jipe mais para estrada do que para monte, a utilização fora de estrada será muito pouca e nunca de grande exigência. Agradecia que fundamentassem as vossas sugestões. Efectivamente o terrano é opção se for barato, qual é a vantagem do Discovery? Acredito que seja melhor em estrada que os concorrentes da mesma geração, mas que o 3.2 DI-D parece-me pouco provável. O Patrol é um TT puro e duro, não é bem aquilo que pretendo. Ao ML270 faltam os 7 lugares, não sendo essenciais davam-me jeito. Além de que não tem a qualidade habitual dum mercedes, não sendo o preço baixo o suficiente também não estou muito para aí virado. Aquele que eu efectivamente queria era o land cruiser D4D por ser, no seu todo, superior mas tem um probl€ma...

Quase que é mais adequado comprares uma Hiace... ou uma Transporter Westfalia.

Voltar
Superior