[Mercado] Jipe usado para Todo Terreno

Greenzord

New member
Boas pessoal, com um budget de 4500-5000 euros que jipe escolhiam no mercado de usados para brincadeiras de fim de semana no mato?

Algumas das opções que tenho estado a ver :

Land Rover Discovery 300 Tdi
Mitsubishi Pajero 2.5
Nissan Patrol 2.8 Turbo
Suzuki Samurai bem preparado

De todas as opções estou mais inclinado para o Discovery mas sem ter grandes conhecimentos nesta área gostava que o pessoal me desse umas luzes.

Qual acham ser a melhor opção? A nível de manunteção são muito dispendiosos? Penso que existe uma enorme oferta de peças para o LR com preços porreiros..

Obrigado

Se é apenas para andar " a partir " no mato, qualquer um será uma boa opção.
Pessoalmente para essa finalidade, sem ser carro para dia-a-dia, ponderava sempre um Defender 2 lugares (p.e) em detrimento do Discovery, se o espaço extra não faz falta.

Se o Samurai está muito bem preparado e em boas condições, o espaço não faz falta, não fica em nada atrás dos restantes.
Com a vantagem de ser classe 1 (caso a passagem em AE ocorra com frequência).

Para LR há pela net muito material da concorrência.

O Pajero já vem com bloqueios de deferencial (salvo erro).

Resumidamente, qualquer um, parece-me que cumpra minimamente no mato, com características diferentes.

Last edited:
Falando com conhecimento de causa esquece o Samurai..
É um bocado cancro, um tio meu comprou um e teve-o pai meio ano, despachou-o porque aquilo era problemas atrás de problemas. Para além que não tem nada a ver com os outros...

Falando com conhecimento de causa esquece o Samurai..
É um bocado cancro, um tio meu comprou um e teve-o pai meio ano, despachou-o porque aquilo era problemas atrás de problemas. Para além que não tem nada a ver com os outros...

Qual modelo, o que fazia com ele, em que estado, etc....

Para o mato, face ao peso e dimensões não fica a dever muito aos restantes (perdendo alguma coisa na altura ao solo). [;)]
Queres quantos exemplos de problemas nos outros ali indicados, então na LR...

Qual modelo, o que fazia com ele, em que estado, etc....

Para o mato, face ao peso e dimensões não fica a dever muito aos restantes (perdendo alguma coisa na altura ao solo). [;)]
Queres quantos exemplos de problemas nos outros ali indicados, então na LR...

Não sei o certo o ano, tinha a capota em lona.. Já foi à uns anos "valentes"...
Tinha um uso normal, estrada e ao fim de semana alguns caminhos de mato, o principal problema era a embraiagem, deu bronca umas quantas vezes...

Mas sim, todos os carros têm problemas, e há LR que também dão muita bronca... Mas o Samurai não seria a minha escolha para TT, acho-o demasiado pequeno...

Se é apenas para mato, é uma escolha difícil, no entanto da lista apostava em Patrol ou Pajero, fora dela, procurava algum Defender, BJ73 ou outro Toy.

Obrigado pelas respostas pessoal. Vai ser usado 90% no mato, e ser classe 1 ou 2 é indiferente.

Queria comprar um já equipado para facilitar as coisas mas fico sempre na dúvida como será nas Ipo's..

O Defender gosto bastante mas o preço.. [s)]

Alguns que gostei :

http://delaes.olx.pt/land-rover-discovery-300-tdi-iid-434778728

http://ovar-ovar.olx.pt/land-rover-discovery-iid-433322944

http://santamarinha.olx.pt/land-rover-discovery-300-tdi-7-lug-iid-439512493

http://oliveiradohospital-oliveiradohospital.olx.pt/land-rover-discovery-300-tdi-iid-440492917

Land-Rover Discovery - Vila Franca das Naves (Guarda) - Carros - trancoso

http://bejacity.olx.pt/discovery-300tdi-iid-267150825 (este sai do orçamento..)

Daquilo que vejo e oiço, dizem que os Samurai são donos do TT...
É preciso é ter sorte em arranjar um em boas condições... quem tem esse tipo de carros por norma é para andar por cima de tudo..

Do que conheço e vou lendo, os Samurai a gasolina são bastante fiáveis, sendo os motores da própria marca. O diesel já não será bem assim.

Quanto a dissabores eu não ponho a mão no fogo por qualquer marca, mesmo a "mais fiável" se foi uma viatura que andou nos limites, sem cuidados, manuntenção, tanto parte se for Suzuki, como Toyota, Nissan, LR ou outra qualquer.
Depois são modelos com 15/20 anos, que se ainda não tiveram, vão ter despesa de material de desgaste.

A grande vantagem é que face à idade destes modelos, a maior parte dos problemas "crónicos" são conhecidos. É passar pelos fóruns da marca ou outros mais gerais mais dedicados a TT, para verificar os males mais comuns nos diversos modelos.

Apenas refiro que o material nem sempre é barato nem as reparações, pelas mecânicas mais exigentes, são carros "lentos" e gastadores.

Eu sou o primeiro a identificar todos os problemas normais no meu carro ou os que já me sucederam, custos associados e o que se pode esperar, para as pessoas tomarem uma decisão devidamente ponderada onde se vão meter.
Caso contrário é como o pessoal que vai comprar Cabrios, a pensar que a partir de maio é sempre de capota aberta, dia e noite.

Last edited:
O samurai que ainda vive la em casa, bastante bem preparado, com o motor 1.3 de carburadores é super fiável e em TT mais técnico é uma delicia. Como em tudo o peso conta muito. Para alem disso a mecânica é muito simples e barata de manter.

Se for para fazer TT à porta de casa seria uma boa hipótese, dado que viagens com ele é complicado.

Apenas não se pode entrar em loucuras e pagar o que alguns pedem por eles.

Não posso ajudar, pelo menos na forma convencional, porque não tenho nenhum, nem costumo andar, mas como lido como várias pessoas que têm e andam (eu sou mais mota de TT) aqui vão as minhas deixas:
- Se estão stock, facilmente gastas dinheiro aqui e acolá (jantes/pneus, reforços, embraiagem, molas melhores, guincho) para ficar razoável;
- Se está todo "kitado" podes ter problemas na IPO, com as autoridades, uma pessoa desconfia do tratamento que levou e em caso de venda os melhoramentos feitos são pouvo valorizados face ao que custou!
- Muito pessoal que os compra, conheço vários casos, acaba por se fartar rapidamente à medida que os custos vão crescendo, nomeadamente em material de desgaste e em avarias mais ou menos graves;
- Tal como as motos de tt (vou falar contra mim) são essencialmente veículos de prazer que não têm utilização racional e são muito "mal-tratados"!

Para acabar, costumam dar um gozo do catano, mas isso é apenas o coração a falar e não a razão!!!

O samurai que ainda vive la em casa, bastante bem preparado, com o motor 1.3 de carburadores é super fiável e em TT mais técnico é uma delicia. Como em tudo o peso conta muito. Para alem disso a mecânica é muito simples e barata de manter.

...

Um dos que me lembrei, foi esse [;)]

...
- Se estão stock, facilmente gastas dinheiro aqui e acolá (jantes/pneus, reforços, embraiagem, molas melhores, guincho) para ficar razoável;
...
- Muito pessoal que os compra, conheço vários casos, acaba por se fartar rapidamente à medida que os custos vão crescendo, nomeadamente em material de desgaste e em avarias mais ou menos graves;

...

Para o TT que a maior parte faz, como saem do stand chega e sobra (retiro daqui os pneus, obviamente).
O problema é que pensa-se sempre que se colocar isto, faz isto melhor e aquilo, e fica mais porreiro e supostamente "é mais seguro" passar se levar isto... e vai começando a aumentar a despesa.
[:D]

Um samuka é bom para quem tiver boas costas ... é que ao final de 5 minutos eu já nao aguento estar lá dentro [:D]

Se é apenas para mato, é uma escolha difícil, no entanto da lista apostava em Patrol ou Pajero, fora dela, procurava algum Defender, BJ73 ou outro Toy.

Desde que não tenha motor VM [;)]

Quanto aos Samurais, lembro-me de 2 a gasolina com rollbar's "exteriores", suspensões completamente levantadas. Raramente se ficavam em obstáculos.

Andei alguns anos neste meio, a ajudar amgios, e vi algumas preparações que me deixaram de queixo caído. Lembro-me de um VX3000 a debitar perto de 220 cv, já lá vão cerca de 10 anos... Quem ande neste mundo e conheça a malta da AML conheceu este carro (branco com autocolantes laranja salvo erro).

Felizmente que os acompanhei, pois via a pipa de massa que gastavam [:D]

Muito obrigado a todos pelas resposta.

Daqueles que coloquei acima, acham que está algum que vale a pena ir ver ao vivo? Relação preço/qualidade/extras/estado

Greenzord,

Vou responder de forma curta e grossa.
Ando nesta "brincadeira" do tt a 10 anos e ja me passaram uns quantos tt´s pelas mãos,(patrol 2.8td,Mitsubishi pagero 2.5,toyota hdj100,toyota vx3000,e por fim um discovery td5).
Se for com o único intuito,para fazer tt,compra um patrol e mete-lhe pura e simplesmente uns pneus de jeito,para 99% daquilo que se faz no mato chega e sobra,e o investimento não é muito alto.
O patrol é dos jipes,que dão maior sensação de robustez do mercado,para teres noçao,cheguei a dar duas cambalhotas no meu e vim para casa como se nada fosse.
Por vezes um jipe,já com algum equipamento,do tipo bloqueios e suspençoes elásticas,tira a piada de ir para o mato,porque torna tudo demasiado fácil

Boa Sorte na compra

Epá, se queres um jipe para monte, esquece o samurai e afins. Nissan GR - Indestrutível mas com um motor algo fraco para o jipe que é. Toyota kzj 70 - Excelente em tudo, motor magnifico, mas é preciso ter cuidado com ele, se abusas ele morde. Discovery td5 - perfeito para o monte e bastante bom para o dia a dia. Mercedes G - excelente mas caríssimo. Toyota hdj 80 - O rei. Alem de caro, há poucos e não estão à venda. Relação qualidade preço: Toyota bj 73 de preferência com o motor 3 B. Nota final: tenho visto alguns GR's bastante bem preparados e a preços interessantes no S.V.

Um samuka é bom para quem tiver boas costas ... é que ao final de 5 minutos eu já nao aguento estar lá dentro [:D]

És muita fraquinho! [:p]

Sei quem tenha feito Lisboa - Dakar num e não escolhia outro carro!

Mais a serio, os bancos do Swift GTI ou do Charade GTI cabem la dentro que nem uma luva.

Back