Jornal levanta o véu dos mistérios da nebulosa licenciatura do ministro Miguel Relvas

Ainda não percebi.

A licenciatura é ou não legal?

Se é, porque se deve demitir?

Uma coisa é não concordarem com o sistema, outra é quererem cruxificar alguém porque não gostam.

com o relvas é obviamente tudo legal:

é legal receber relatórios de serviços de espionagem geridos por ex-espiões
é legal só dar acreditaçoes aos arquitectos se elas forem feitas na empresa do Coelho
é legal ameaçar jornalistas do publico
é legal ameaçar membros da ERC
é legal pedir relatórios do director do expresso
é legal fechar programas de radio só porque denunciam os amigalhaços de Angola
é legal ter equivalencias a 32 de 36 cadeiras de uma licenciatura, especialmente quando a experiência profissional é uma lista de tachos partidários sem interesse académico

Como vês só pode ser dor de cotovelo, é so inveja dizer mal de um homem tão honesto e culto que até costuma opinar sobre os livros do harry PORTER

O que é ilegal é jogar o nome de uma universidade dos seus respectivos alunos ( e ex) na lama.
No lugar dos ex alunos e colocaria acção contra o reitor e pedido de devolução de tudo o que tinha pago no curso.

Esse caso é o exemplo de gestão danosa: provoca prejuízos à universidade e aos seus alunos e ex-alunos.

A brigada JSD anda aí!! [:D][:D][:D]

E alguns comentarios reflectem exactamente o panorama politico em Portugal... Estar na lei está, agora isto parece-me mais um buraco na lei do que qq outra coisa. Pq algumas universidades privadas ja vieram delcarar que NUNCA desta lei deram mais do que 60 créditos... o Relvas saiu da Lusiada para a Lusofona por algum motivo foi... [:D]

Agora vem aí uma auditoria externa às "licenciaturas à Relvas", esperemos que a auditoria não seja feita pelo gabinete do Arnaut! [:D]

Realmente 60 créditos é pouca coisa!
Curiosamente ou não quem fez a lei ainda não se pronunciou... no mínimo estranho!
Com certeza as novas oportunidades que permitiam fazer 36 disciplinas em menos de 3meses também são um buraco na lei!
Se quiserem votar uma lei que cancele ou anule todas estas "falcatruas" serei o primeiro subscritor!

O que é ilegal é jogar o nome de uma universidade dos seus respectivos alunos ( e ex) na lama.
No lugar dos ex alunos e colocaria acção contra o reitor e pedido de devolução de tudo o que tinha pago no curso.

Esse caso é o exemplo de gestão danosa: provoca prejuízos à universidade e aos seus alunos e ex-alunos.

Curiosamente ou não, não vejo "ninguém" preocupado com estes... nem aqui, nem em lado nenhum!

O que me parece é que a situação cria dor de cotovelo a muita gente.

Dor de cotovelo por ele ter tirado um curso na secretaria? Ele é que devia ter dor de cotovelo de pessoas que tiraram o seu curso, a estudar, com mérito académico.

Mas considerando o nosso povo, se calhar a maioria preferia ter feito o curso na secretaria, sem saber ler nem escrever.

Dor de cotovelo por ele ter tirado um curso na secretaria? Ele é que devia ter dor de cotovelo de pessoas que tiraram o seu curso, a estudar, com mérito académico.

Mas considerando o nosso povo, se calhar a maioria preferia ter feito o curso na secretaria, sem saber ler nem escrever.

é o chico-espertismo de tentar justificar com a lei situações que são no mínimo de uma grande falta de ética e de falta de vergonha na cara

mas é assim que se vão safando os isaltinos e os macario correias, com as escutas que toda a gente ouve mas não são legais, com o processo que legalmente prescreve, com os ministros que vão legalmente gerir empresas de áreas que tutelaram.

portanto como é tudo legal, há que comer e calar, e não andar com dor de cotovelo. seus piegas.

O problema não é mentir, isso é o dia a dia dos politicos cá e em todo o lado, muitas vezes mentir simplifica e acaba por ser mais prático.

O problema é ter sido descoberto e é o tipo de mentira, que o remete para o grupo dos aldrabõezecos sem escrupulos.

Uma coisa são as grandes mentiras, como a do Durão Barroso quando falou nas armas de destruição macissa, mal ou bem seguia-se a corente dos EUA na altura, outras são estas mentirecas irritantes que denunciam um carácter duvidoso como esta do Relvas.
Compreendo o teu ponto de vista, mas o único mentiroso com categoria é aquele que nunca é apanhado.

Para mim, o Durão Barroso é tão aldrabão como o Relvas. Não há escala de aldrabões para mim.

Estar na lei está, agora isto parece-me mais um buraco na lei do que qq outra coisa. Pq algumas universidades privadas ja vieram delcarar que NUNCA desta lei deram mais do que 60 créditos... o Relvas saiu da Lusiada para a Lusofona por algum motivo foi... [:D]

[:D]

O que falam de 60 creditos está ERRADO, e nunca pode ser feita tal lei, já para não falar no atropelo à Autonomia Universitaria.

Dou-vos um exemplo simples em que essa lei nunca poderá funcionar senão seria ridicula, um aluno concluiu um Curso de Engenharia Mecânica, a seguir candidata-se a Engenharia Civil entra, só pode ter 60 creditos? Isso seria uma burrice do tamanho do Mundo, pois as cadeiras teoricas dos primeiros anos, Matematicas, Fisica, ... são iguais não poder ter equivalência e ter que as fazer novamente é Inconstitucional.

...

Mas a Lusófona não me parece uma grande escola. Aquilo gira ao mesmo ritmo que a Autónoma, Independente, and so....

Aqui por estes lados, os filhinhos do regime andam na maioria na Lusófona.

Mas se estiverem nos USA ou UK é a mesma treta.

Há sempre uma Faculdade que se presta a estas mer**s.

O que falam de 60 creditos está ERRADO, e nunca pode ser feita tal lei, já para não falar no atropelo à Autonomia Universitaria.

Dou-vos um exemplo simples em que essa lei nunca poderá funcionar senão seria ridicula, um aluno concluiu um Curso de Engenharia Mecânica, a seguir candidata-se a Engenharia Civil entra, só pode ter 60 creditos? Isso seria uma burrice do tamanho do Mundo, pois as cadeiras teoricas dos primeiros anos, Matematicas, Fisica, ... são iguais não poder ter equivalência e ter que as fazer novamente é Inconstitucional.

Estás com azar, porque é mesmo assim (nem sabes do que se fala, estás a confundir com outra coisa que são os créditos académicos). Na Lusíada o regulamento é bastante claro, e a creditaçao de experiencia profissional está limitada a 60 créditos. Aqui está a prova que dentro das privadas, algumas tiveram bom senso ao interpretarem e aplicarem a lei, de forma a evitar este facilitismo a que alguns se sujeitaram de forma vergonhosa. Não é por nada que pessoas sairam da Lusiada e de outras privadas para irem para a Lusófona...

http://www.lis.ulusiada.pt/old/secretaria/bolonha/docs/regulamento_creditacao_UL.pdf

Na Universidade Autonoma também limitam a 60 créditos.

Até a Universidade Aberta conhecida pelos cursos à distância limita o número de créditos a atribuir por equivalência de experiência profissional...

Ja na Lusofona referem que a partir de 30 creditos é sujeito a validacao por uma comissao qq... e seria até interessante conhecer a constituicao dessa comissao na altura, alem de se saber a lista dos restantes 88 alunos, porque poderá haver umas surpresas.

Last edited:

Sabes que cadeiras feitas não é igual a experiência profissional...isso que falas são equivalências directas entre cadeiras, e não há qualquer limite para serem feitas.

Como já disseram são coisas que não têm nada a ver. Uma coisa são equivalências curriculares (que diga-se podem ser mais ou menos duvidosas também, por exemplo Relvas com o seu curso podia ir tirar outro curso da mesma area e pedir equivalência curricular a cadeiras que nunca fez... digam lá se isto não é um espectáculo!!), de cadeiras que se fez numa Universidade e pedir equivalências para entrar noutro curso (ou no mesmo) na mesma ou noutra universidade. Também dava um estudo interessante diga-se, mas mesmo assim uma coisa bem menos obscura!

Estás com azar, porque é mesmo assim (nem sabes do que se fala, estás a confundir com outra coisa que são os créditos académicos). Na Lusíada o regulamento é bastante claro, e a creditaçao de experiencia profissional está limitada a 60 créditos. Aqui está a prova que dentro das privadas, algumas tiveram bom senso ao interpretarem e aplicarem a lei, de forma a evitar este facilitismo a que alguns se sujeitaram de forma vergonhosa. Não é por nada que pessoas sairam da Lusiada e de outras privadas para irem para a Lusófona...

Não sei do que tu falas pois claro, tu não tinhas referido no teu post anterior que te referias apenas a equivalências por creditação de experiência profissional.
Tu falaste em equivalências no geral e eu respondi-te sobre equivalências no geral, percebeste sabichão? Não sou obrigado a adivinhar o que tu pensaste e não escreveste.

Não sei do que tu falas pois claro, tu não tinhas referido no teu post anterior que te referias apenas a equivalências por creditação de experiência profissional.
Tu falaste em equivalências no geral e eu respondi-te sobre equivalências no geral, percebeste sabichão? Não sou obrigado a adivinhar o que tu pensaste e não escreveste.

[:D] Andas um pouco deslocado não? [:D] Ou agora é preciso escrever como se fossemos todos muito burros? Porque que eu saiba, a creditação curricular é comum e existe há bem mais tempo... até eu em 2002 solicitei no ISEG a creditação de cadeiras feitas na Univ. Católica. [;)]

Ok, se não me expliquei como tu querias, para a próxima terei mais cuidado. Em relação aos créditos, já ficaste esclarecido?

[:)][:)][:)]

Este Relvas já é o gajo mais achincalhado que alguma vez andou por aí... Ele devia seguir a recomendação do 1º Ministro e emigrar, porque não tirar um mestrado em Filosofia? [:D]

Marcelo Rebelo de Sousa esta noite vem dizer, e com razao, que a Lusófona deve apresentar o parecer da universidade, porque é logico que tem de se justificar, cadeira a cadeira, o motivo da equivalencia.

Last edited:
[:D] Andas um pouco deslocado não? [:D] Ou agora é preciso escrever como se fossemos todos muito burros? Porque que eu saiba, a creditação curricular é comum e existe há bem mais tempo... até eu em 2002 solicitei no ISEG a creditação de cadeiras feitas na Univ. Católica. [;)]

Ok, se não me expliquei como tu querias, para a próxima terei mais cuidado. Em relação aos créditos, já ficaste esclarecido?

Sim, já fiquei esclarecido, e numa coisa tens razão só tenho experiência de Universidades Publicas e das crediveis, não tenho experiência de Catolica, Lusofona, Autonoma, Aberta, ... e outras tretas de Universidade que nem deviam existir, escusava de haver estes milhentos casos de cursos feitos sem estudar, seja ao Domingo ou por equivalências manhosas.

Back