Jornalistas sem cultura nenhuma....

mundano

Piloto do carago
Vou lançar esta discussão porque hoje durante o telejornal da RTP vi uma reportagem que me chocou pela absoluta falta de cultura geral demonstrada pela jornalista..

A reportagem em causa era sobre um projecto nascido de uma parceria entre Portugal e Espanha e Portugal estava representado pelo ministro Mariano Gago. Que a dita jornalista referiu duas vezes como sendo o "Ministro da Industria"..

A gafe foi tão evidente que o próprio Mariano Gago quando começou a falar começou com algo do género: "Antes de mais eu não sou o Ministro da Industria, mas sim o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior"..

Não entendo como é que alguém que quer ser jornalista e fazer reportagens na área politica pode não saber que não existe nenhum Ministério da Industria em Portugal.. E como quer trabalhar nessa área sem sequer conhecer os ministros e as suas pastas.. É absolutamente incrível como põem uma pessoa assim à frente de uma câmara a "informar" as pessoas..

E o pior é que estas faltas de cultura geral parecem reproduzir-se e cada vez são mais visíveis entre os jornalistas. Ainda há dias a TVI também tinha uma pérola, de um jornalista que não sabe a diferença entre a linha de pobreza nacional e a linha da pobreza extrema definida pelo Banco Mundial, afirmando que em Portugal 2 milhões de pessoas têm rendimentos inferiores a 80 cêntimos por dia (24 euros por mês)..

Se isto continua assim, em quem é que podemos confiar?

PS: Vá lá, que o meu jornal preferido ainda vai mantendo o nível.. O Publico, claro..

hoje em dia os orgãos de comunicação social limitam-se a ler aquilo que as agências de informação divulgam para as redacções...

O nível de cultura geral dos jornalistas é cada vez mais baixo e a imparcialidade já é rara...já é dificil entender o que é um comentador ou um jornalista.....

Conhecem a Ilha do Funchal? E o concelho de Queluz?

Estas são duas pérolas que já encontrei numa redacção.

Mas não se preocupem, porque isso não acontece comigo. Sei perfeitamente que o Ministro da Indústria é o Almeida Santos.:D:D:D:D

O problema é que escolhem jornalistas recem-formados a fazer todo o tipo de reportagens, escolhem estes porque são os que ganham menos em inicio de carreira e então é metê-los para lá e dar qualquer coisa ao publico sobre o que se passa mas sem terem uma base sobre o assunto em questão.
Não tenho nada contra os jornalistas recem-formados, até porque os experientes tambem um dia já o foram. Só que devia haver uma selecção dos jornalistas para determinada reportagem que tivessem algum conhecimento, isso é muito fácil de conseguir, basta uma simples entrevista da entidade jornalistica ao jornalista para o encaminhar para determinada reportagem, não seria dificil manter isso numa base de dados.

Quando noticiavam a lesão do Anderson ouvi varias vezes dizerem que ele "partiu o peronio da perna direita", não seria mais corrrecto simplesmente dizer "partiu o peronio direito" ou será que os Srs jornalistas teem peronios em mais sitios sem serem nas pernas? Pleonasmos no jornalismo não acho que fiquem muito bem.

quando os jornalistas nem sabem escrever correctamente português,não tem a mínima cultura geral exigível,não sabem muitas vezes do que estão a falar ou a escrever nem têm noção do que é algo que se chama imparcialidade....

...algo vai muito mal!!

já nem falo no caso das agências de informação nem nas direcções de informação dos orgãos de comunicação social.....

E ja viram a carrada de gralhas que eles "largam" ao apresentar aqueles grafismos que aparecem no jornal da noite, no telejornal...

Há uns tempos para cá, vi algo como "Miccoli, presidente da grã-bretanha", mas depois lá corrigiram para "Miccoli, jogador do Benfica"[8)]

citação:Originalmente colocada por um.dois

O problema é que escolhem jornalistas recem-formados a fazer todo o tipo de reportagens, escolhem estes porque são os que ganham menos em inicio de carreira e então é metê-los para lá e dar qualquer coisa ao publico sobre o que se passa mas sem terem uma base sobre o assunto em questão.
Não tenho nada contra os jornalistas recem-formados, até porque os experientes tambem um dia já o foram. Só que devia haver uma selecção dos jornalistas para determinada reportagem que tivessem algum conhecimento, isso é muito fácil de conseguir, basta uma simples entrevista da entidade jornalistica ao jornalista para o encaminhar para determinada reportagem, não seria dificil manter isso numa base de dados.

Meteste (ou será metes-te:D) o dedo na ferida. Os dois casos que citei eram de estagiárias.

Mas a culpa é também das faculdades, que lançam para o mercado licenciados "à parva" e sem condições para exercer profissão alguma.

Os jornalistas portugueses são mauzinhos ???

e os médicos? e os engenheiros? e os professores? e os magistrados? e os políticos? e os ...

Não será que "isto" é mesmo mal frequentado ???

citação:Originalmente colocada por ADF

Os jornalistas portugueses são mauzinhos ???

e os médicos? e os engenheiros? e os professores? e os magistrados? e os políticos? e os ...

Não será que "isto" é mesmo mal frequentado ???

Alto lá!!

Digam mal dos médicos, dos jornalistas, dos magistrados, dos engenheiros... mas não digam mal dos politicos! Pois desses, temos dos melhores do mundo!

Falam... Falam... Falam... Mas nunca os vejo a fazer nada! Não é essa a definição de político?

NOTA - Agora num tom mais sério, somos todos horríveis e sofríveis neste país... os jornalistas, os médicos, os engenheiros... e os forunistas? Serão esses, ao menos, bons?

Pensem um bocadinho antes de "espingardarem" com violência em todas as direcções!!

Se a jornalista nem tem competencia para estar ali a culpa não é dela, é de quem a empregou, ou de quem lhe incumbi essa reportagem. Eu por exemplo tou em Comunicaçao Social e se me fosse atribuida uma tarefa da qual eu não percebesse patavina tentava-me informar ao máximo sobre isso, mas também nao sei se ela teve tempo para isso, visto que se for recém-empregada o mais certo é estar sobrecarregada em trabalho.. e aí voltamos à entidade patronal como culpada nesse aspecto. Mas isto acontece a todos os recém-empregados, só que os jornalistas dão a cara e como tal têem milhares de criticos para lhes apontar o dedo..

Acho que o pessoal está a criticar (e com razão) alguns membros de uma classe que a não representam no seu todo.

Vejamos, qual a razão de ser facilmente detectável uma gafe num jornalista?

Obviamente que é a exposição pública do seu trabalho ao qual todos têm acesso.

Se pensarem bem, também nas vossas classes haverá membros que cometem as tais "gafes". E porque é que ningúem os critica. Porque a maior parte das vezes o seu trabalho não é visível a mais ninguém, em muitos casos apenas o resultado desse trabalho interessa.

Por isso, critiquem mas não generalizem e pensem que não é só no jornalismo que isso acontece. Além do mais ainda bem que reconhecem não existir nenhum Ministro da Indústria. Mau era se não soubessem e confiassem plenamente nos jornalistas, aí o jornalismo seria um 4º poder bem mais forte.

GansoLFM, é uma questão básica de profissionalismo saber ao menos a pasta do ministro que vai entrevistar...

Se não sabia, nem perguntou, nem procurou saber... Enfim..

A classe profissional dos jornalistas tem vindo a deteriorar-se de forma evidente, é uma opinião minha mas que é partilhada por amigos, incluido pessoas que conhecem esse mundo por dentro.

Culpados? O grande boom dos meios de comunicação, especialmente os audiovisuais que colocaram uma grande pressão no mercado laboral. A resposta foram os 323957620430985 milhões de cursos em universidades públicas e privadas que em cada ano colocam cá fora quantidades indescritíveis de jovens, no fundo sem grandes qualificações, à procura do seu lugar ao sol e que se esfolam todos por conseguir um lugarzito de estagiário a fazer figuras tristes com o objectivo de poder um dia vir a ter um CV de jeito. Outros fazem isso apenas para aparecer e dizer que "são jornalistas", a palavra banalizou-se e qualquer caramelo a utiliza com o peito inchado, sabem o poder que têm mas não a responsabilidade que a sua profissão implica.

Associado a isto tudo está o facto de quase 100% das notícias que recebemos são "fabricadas" nas agências de informação e portanto esses jornalistas estão de mãos e pés atados e limitam-se a reproduzir a nota que chegou da Agência X, não há comprovação de dados, cruzamento de informação, 2ªs opiniões, nada...

Não há diferença praticamente nenhuma entre ver as noticias de um órgão de informação ou de outro (com algumas excepções), mesmas notícas, mesmos textos, mesma abordagem, mesmos alinhamentos.

Daí a descredibilização de toda uma classe.

A falta de conhecimentos de alguns jornalistas principalmente em duas areas (geografia e militares)é atroz.

É frequente dizerem que a capital da Turquia é Istambul, que da Holanda é Amesterdão, que da Australia é Sidey etc.
No campo militar para eles quando vêm um carro mais estranho (blindado), é logo catalogado como um carro de combate ou pior ainda carro de guerra, como já ouvi a um jornalista da TVI.

A culpa não é deles, é de quem os pôem a fazer certas reportagens sem se preocuparem se os mesmos estão tem conhecimentos para tal.

Eu até sou dos que também costuma ter um olhar bastante crítico sobre os jornalistas, mas infelizmente o problema não é só nosso.
E um dos aspectos que mais me costuma irritar é a falta de sensibilidade para lidar com certos temas, de que a cobertura das primeiras cheias foi um sinal evidente. Aliás, até abri um tópico sobre isso.

A jornalista em causa deve estar a pssar ujm momento menos bom, porque até é uma jornalista com méritos firmados.

Rosa Veloso, embora tenha havido alguma polémica sobre a nomeação da mesma como correspondente para Espanha.

Hoje no Jornal da tarde também deu algumas gaffes e demonstrou um certo distânciamento ou falta de conhecimento dos dossiers.

Mas também o mal é geral, hoje nos Jornais das 13.00h

Na SIC informavam que o material pesado para o Batalhão de Engª do Exercito chegaram finalmenet ao LIbano, mas com DOIS dias de Atraso.

Na RTP informavam o mesmo mas somente com UM dia e MEIO de atraso.

Faltou conferir qual terá sido o atraso mencionado pela TVI.

Voltar
Superior