JOSÉ PINTO DOS SANTOS

Excalibur

O que é que eu tenho dito sobre o que Portugal deve produzir???
Em que se deve especializar etc.???

Não tenho dito SEMPRE... no que for... no que calhar... que se deve deixar aos empresários criar o que quiserem sem o Estado tentar dizer em quê com subsídios?????

Espero que tenhas memória e me faças justiça;)
http://www.janelanaweb.com/manageme/prisao.html

Se é hightec ou lares de terceira idade ou campos de golfe ou vinhos ou aeronáutica... é indiferente;).
Who cares??
Desde que dê dinheiro... tá optimo:D;).

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:Originalmente colocada por Foliv

"Não há maus trabalhadores....."[:0][:0]

NÃO!!! Claro que não!!!
É tudo uma gente muito competente e com vontade de trabalhar.......os patrões é que são maus.....[8][8][8][8)][8)][8)][}:)]

Mas olha que nem todos os patrões são maus.

Exacto...
Daí os smileys que usei....
É que é evidente que existem muitos, e muito maus trabalhadores....

E digo mais, se os trabalhadores estão descontentes e acham que ser patrão é que é bom, façam pela vida e passem a patrões para ver se gostam e se é assim tao bom e tão fácil...[8)]

JR, JR, JR...

Muitos patrões que existe e proliferam ou enganaram muitos ou herdaram...

O nosso tecido empresarial é dos mais fracos do mundo. Basta começar pela mentalidade do empresário português.

Uma vez, estava a organizar um evento lá para o centro do País. E o dono do empreendimento, que segundo as pessoas lá da terra, ele faz de tudo, desde a dar aulas pareceres para a câmara, investimentos imobiliários, construção e hotelaria (ou seja tudo o que dê para ter lucro ele está lá)...

Lá negociei com ele (com a praxe do Dr.) e parecia que ele é que me estava a fazer um favor... Foi ridículo.

E tenho uma pessoa que vai corroborar o Carlos L.

Novidades ????????

Nammmmmmmm, essas mesmo só no Continente e não são todas

O óbvio está á frente de quem quer ver, a demagogia é por demais evidente em certas pessoas, principalmente os mais novos que nunca tiveram que lutar por nada e a papinha apareceu sempre no prato.

Hoje como já alguem referiu desde que o telemóvel esteja presente, dinheiro para umas idas á discoteca e carro ( dinheiro para a gasolina claro ), está tudo bem, É O DEIXA CORRER NA SUA PLENITUDE

Alguem ou alguns que se preocupem e tentem manter ou melhorar a situação, de resto cool[8D]

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Mas antevejo algo assim ...

[Preview Mode/ Discredit ON]

José Pinto dos Santos !?

[}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

Keep going

[Preview Mode/ Discredit OFF]
Ah é comigo???

Por acaso, não era ... embora pelos visto algo te tenha afectado [:p]:D

citação:Excalibur
Vários equívocos:D;).

Andas a perceber mal o que eu defendo;).

Já aqui dei o exemplo de Soldados italianos na 2WW enquadrados por sargentos e oficiais alemães no Norte de África depois de Rommel se fartar das debandadas.
Tinha exactamente a ver com LIDERANÇA E NÃO COM A CULPA DOS SOLDADOS[:p];).
Mas os soldados italianos não se importaram com a mudança, antes pelo contrário. Cá... alguns... importam-se.

Não disse que não defendes uma visão diferente dessa que deste agora. O teu radicalismo, é que por vezes ... pode induzir nesse sentido, mas para evitar tal, temos de explicar tudo muito bem como se falássemos com miudos de 4 anos.:D;)

citação:Outra coisa que também ninguém vai querer mencionar ou ouvir, foi o facto do JOSÉ ( e logo aqui foi uma lição monumental para os dogmas dos "Titulares" cá no burgo ) mencionar que as empresas apesar de gerarem riqueza, devem saber ser humanas nas distribuição do bolo </u>e que devem contratar pessoas especializadas nesta area de forma a interpretar as correntes que devem seguir.

Ele não disse isso;).
Percebeste mal pq querias ouvir o que te interessava:D.
Ele não disse exactamente isso.
A imagem era: para ter o bolo era necessário primeiro fazê-lo, e depois retirar uma fatia e investir o resto na empresa.
"O bolo é para os clientes... consumidores"
"as pessoas das areas do humanismo, filosofos, antropologos.. percebem melhor os clientes-consumidores globais"
JPS dixit textualmente agora às 2:47 na RTPN:D[}:)][}:)].

Mea Culpa, exprimi mal o sentido das palavras dele.

citação:Percebeste o que é globalização???
Admirável mundo novo[8D];).
Bem vindo ao lado dos defensores da globalização.
Mas esquece essa coisa dos Messias... é muito pouco... Liberal:D.

Já tinha percebido á muito. [8D]

Sim, mas ele também a defende com um lado mais humano, ele defende-a e mostra-a de uma forma muito mais social feita pelas as pessoas e para as pessoas, não só pelos numeros.

É essa pecha na defesa da liberalização que muitos de os que por vezes intervêm ou falam não são capazes de descodificar, e meu caro J.R. achas que os Empresários de topo para quem ele hoje vai falar vão querer executar nem que seja de forma aflorada o que ele ali disse e dirá hoje em Sintra ?

Porque como ele irónicamente disse, eles - os empresários nacionais - só são reconhecidos e "ricos" (ele aqui até balbuciou) aqui na sua aldeia, em termos globais ...um grande sorriso da parte do José.

citação:Originalmente colocada por J.R.

Excalibur

O que é que eu tenho dito sobre o que Portugal deve produzir???
Em que se deve especializar etc.???

Não tenho dito SEMPRE... no que for... no que calhar... que se deve deixar aos empresários criar o que quiserem sem o Estado tentar dizer em quê com subsídios?????

Espero que tenhas memória e me faças justiça;)
http://www.janelanaweb.com/manageme/prisao.html

Se é hightec ou lares de terceira idade ou campos de golfe ou vinhos ou aeronáutica... é indiferente;).
Who cares??
Desde que dê dinheiro... tá optimo:D;).

Pois é mas ...

J.R., Cá o conceito de serviços é sinónimo de especulação para o empresário, tu não vês serviços de jeito, não vês investir em formação, não vês criar estruturas.
As que existem são baseadas em multinacionais - agora o caso recente de Setubal - que lá vêm as potencialidades do povo como disse ontem o José.

Cá essas potencialidades são completamente esquecidas pelos empresários e chefias que teimam em culpabilizar e sempre o subalterno.

Só agora reparei neste tópico.

Também vi a entrevista e por isso coloquei no tópico sobre estes dois dias de greve o seguinte:

Ainda ontem na Grande Entrevista (Rtp1), Judite de Sousa entrevistou o Prof. José Pinto dos Santos ("um dos maiores mestres de gestão de empresas")http://programas.rtp.pt/EPG/tv/epg-janela.php?p_id=21450&e_id=&c_id=1 com posição internacionalmente consolidada e aceite como relevante.

Diziam a determinada altura:
No Luxemburgo, 30% da mão de obra é portuguesa e fazem um excelente trabalho. Por que razão são os portugueses produtivos lá fora e não o são cá? Resposta liminar do entrevistado: Porque são mal dirigidos!

Vale a pena correr o risco de me repetir!

citação:Originalmente colocada por Manoel

Também vi a entrevista e por isso coloquei no tópico sobre estes dois dias de greve o seguinte:

Ainda ontem na Grande Entrevista (Rtp1), Judite de Sousa entrevistou o Prof. José Pinto dos Santos ("um dos maiores mestres de gestão de empresas")http://programas.rtp.pt/EPG/tv/epg-janela.php?p_id=21450&e_id=&c_id=1 com posição internacionalmente consolidada e aceite como relevante.

No Luxemburgo, 30% da mão de obra é portuguesa e fazem um excelente trabalho. Por que razão são os portugueses produtivos lá fora e não o são cá? Resposta liminar do entrevistado: Porque são mal dirigidos!

É por uma boa causa que te repetes.
:)

citação:Originalmente colocada por Manoel

É por uma boa causa que te repetes.
:)

Para o JR ele já não é mestre...[}:)]

citação:Originalmente colocada por Torque

"Não há maus trabalhadores, existem sim , maus dirigentes. "

Eu vejo isso de 2ª a 6ª...

Eu também!
E já penso assim à muito!
Só não [8)] quem não quer.

Eu EXCALIBUR declaro que definitivamente existe um messias na terra, a sua mensagem foi curta, simples mas elucidativa.

Esta frase iluminou definitivamente o meu caminho.

(engloba de politicos a empresários e gestores)

É deles a principal culpa para o estado de coisa em portugal
O contexto desta frase pode ser verificado na pergunta de Judite de Sousa hoje na Grande Entrevista da RTP1, quanto á qualidade dos trabalhadores Portugueses e a sua alegada falta de produtividade.

Simplesmente soberbo.

[^] [^] [^] [^] [^]

Uau.. que grande conclusão a que chegámos. Estou estupefacto! [8][8]

Maus dirigentes ? Claro que há maus dirigentes ...

Dirigentes políticos
Dirigentes públicos
Dirigentes empresas
Dirigentes sindicais
Dirigentes desportivos
etc,etc...

Nada mais acertado. É uma verdade tão velha como o homem. Nenhuma organização é bem sucedida sem uma boa liderança.

Agora aquilo que é preciso compreender é porque é que há má liderança em Portugal.
Porque é que chegámos a este ponto ? Quais são as razões profundas desta situação ? É por causa do "neoliberalismo selvagem" como diz a nossa extrema-esquerda, é por causa do Totalitarismo liberal como diz o Excalibur, ou é porque este país está asfixiado por um enorme pântano estatal que consome metade do nosso PIB ?

Não há maus trabalhadores, existem sim , maus dirigentes. E também existem bons dirigentes que não conseguem levar as suas organizações a bom porto porque vivem num país asfixiado fiscalmente, vivem num país afundado em burocracia, subsidiocracia e tachocracia, vivem num país onde o Estado apesar do peso brutal na sociedade é incapaz de servir os seus cidadãos naquilo que é realmente importante e função prioritária desse mesmo estado, a justiça por exemplo, um dos pilares de qualquer estado democrático.

Numa sociedade democrática onde o Estado tem a dimensão adequada e serve os cidadãos na justiça, na segurança, na regulação da concorrência de mercados e liberdade económica, nessa sociedade os maus dirigentes não tem lugar pois não tem sucesso. Numa sociedade como a nossa, pelo contrário, onde nem a justiça funciona, os maus dirigentes sobrevivem e alimentam todo o cancro que corroi este país.

Há quem contente olhe para esta linda obra chamada Portugal tenha a lata de chamar a isto tudo Estado Social. E a suprema lata de gritar, cuidado, vem aí os perigosos dos liberais.

Para finalizar, todos sabemos que também há maus trabalhadores. Dizer o contrário faz rir qualquer pessoa à face da Terra. Ora, se existem maus trabalhadores, e se eles continuam numa organização a responsabilidade é do dirigente, que se torna assim um mau dirigente.

Certo ? Mas ... será assim ? Vendo melhor, será que não há bons dirigentes que simplesmente não conseguem expulsar um mau trabalhador ? No Estado já sabemos que é quase impossível, no sector privado, muitas vezes é complicado... E qual é o resultado duma situação destas ? O resultado são más organizações por causa de alguns maus funcionários, com dirigentes que não podem ser bons e com bons trabalhadores no desemprego.

faço minhas as palavras do JR e Liberal... e como tinha dito num tópico atrás, tenho um amigo estrangeiro que tenta há 3 anos montar um negócio em portugal ligado a energias alternativas.

Há três anos que não consegue montar o negócio, queixa-se da burocracia da nossa administração pública e na quantidade de cordelinhos e interesses que é preciso "mexer".... em 3 anos está prestes a desistir de investir em Portugal.

Virou-se para Espanha e agora para o Brasil. Em menos de um ano está a ter um excelente exito e receptividade.

Ele é um mau empresário em Portugal.... mas um excelente empresário no país aqui ao lado...

Resumindo a culpa é dos Estados e de todos os dirigentes politicos que por lá passaram/passam.
Resumindo mais, a culpa é do povo que vota sempre PS/PSD.

Eu perfiro votar no partido Monarquico a votar naqueles que já provaram a sua incompetencia.

Excalibur
Estamos practicamente de acordo em tudo:).

Vamos só aflorar o desacordo:
citação:Sim, mas ele também a defende com um lado mais humano, ele defende-a e mostra-a de uma forma muito mais social feita pelas as pessoas e para as pessoas, não só pelos numeros.

É essa pecha na defesa da liberalização que muitos de os que por vezes intervêm ou falam não são capazes de descodificar, e meu caro J.R. achas que os Empresários de topo para quem ele hoje vai falar vão querer executar nem que seja de forma aflorada o que ele ali disse e dirá hoje em Sintra ?

Atenção que estás a confundir, acho eu[:I], o sentido do "humano" e a confundir com social.
O sentido da intervenção dele é de as empresas entenderem os clientes.
Serem "humildes" e procurarem satisfazer, entendendo, a procura.
Depois tem a ver tb com a organização interna e liderança de equipas-empresas. É algo já conhecido mas constantemente esquecido nas empresas. É necessário martelar sempre nas cabeças:D... das chefias.

É do interesse dos empresários serem eficazes, é disso que se trata.
A maravilha destas teses liberais é que o ser humano está sempre primeiro. Mas sem tiradas "humanistas ou sociais";).

citação:
J.R., Cá o conceito de serviços é sinónimo de especulação para o empresário, tu não vês serviços de jeito, não vês investir em formação, não vês criar estruturas.
As que existem são baseadas em multinacionais - agora o caso recente de Setubal - que lá vêm as potencialidades do povo como disse ontem o José.

Mas nós tb temos um problema de liderança, nunca disse o contrário.
Se tiveres um ambiente amigo do empresário privado, e não da cunha ou loby do privado montado no estado, esses empresários aparecem.
Nós não temos qq problema insuperável tal como não tem nenhum POVO.
O JPS passou essa mensagem e qd digo aqui exemplos de países em todos os cantos do mundo com culturas diferentes que aplicam as receitas liberais.... digo exactamente o mesmo.
O ser humano tem as mesmas aspirações e funciona de maneira semelhante. O Liberalismo ao permitir a liberdade sem constrangimentos desnecessários potencia sempre as capacidades individuais de cada empreendedor.
Se o problema fosse dos empresários Portugueses... os outros... empresários estrangeiros cá.... aproveittavam e vinham e ficavam.
Como não ficam.... temos que procurar as causas de tal e não estar sempre a culpar... os empresários portugueses.
Portugueses, estrangeiros.... cá dentro, lá fora.... não interessa.
Como o JPS se fartou de dizer.

citação:Cá essas potencialidades são completamente esquecidas pelos empresários e chefias que teimam em culpabilizar e sempre o subalterno.
Verdade;).
Pq muitas vezes as chefias não dependem do trabalho dos subalternos para subirem, isto nas grandes empresas.
Pq se precisarem tem que tratar a equipa.... como equipa;).
Aqui vamos novamente para a organização interna das empresas que é a especialidade do JPS.

Em termos de país tem que ser o resto das medidas que todos os países com sucesso fazem para o ter. O "maléfico liberalismo"[:p];).
Com vários graus, adptados às condições locais, etc... mas sempre no mesmo sentido:).

Em termos pessoais faço o que posso para incentivar o meu filho mais velho para encarar com naturalidade.... ir para fora tirar um curso.
É para isso que poupo, é por isso que viajo com ele para sítios "amigos do conhecimento" e... liberais.

P.S. Enquanto toda a gente andava aqui neste fórum a falar da China e do seu crescimento, eu fartava-me de indicar a outra Democrática Super potência emergente: A INDIA.
A pouco e pouco cada vez se fala mais nela.
Mas curiosamente continua a ser sempre esquecida nas visões geoestratégicas futuras.
Ainda ontem se viu o JPS a falar dos Indianos que circulam em lugares de topo em multinacionais, mas tb em profissões especializadas. Este PS foi mesmo um áparte.

citação:Originalmente colocada por Gugul

Resumindo a culpa é dos Estados e de todos os dirigentes politicos que por lá passaram/passam.
Resumindo mais, a culpa é do povo que vota sempre PS/PSD.

Eu perfiro votar no partido Monarquico a votar naqueles que já provaram a sua incompetencia.

Deixa lá que os 800 ou 900 anos anteriores também não foram grande coisa.. Historicamente desaproveitamos todas as oportunidades de ouro que tivemos para nos desenvolvermos...

A culpa é tanto desses partidos como nossa,repara que pela primeira vez desde o 25 de Abril, tivemos dois governos que intercalados por um circo tentaram fazer alguma coisa para mudar o rumo.. Pouco ou muito, verdade é que tentaram.. Agora observa as resistências que se levantam.. E quer queiramos quer não, vivemos numa democracia, as coisas não podem ser completamente impostas, tem que haver sempre um certo suporte popular..

Infelizmente a mentalidade de muitos portugueses é como as que se vêm aqui pelo fórum, do Pé Leve, do Nthor, do Excalibur, e de muitos mais, muitos mais.. Que acham que estas reformas são apenas ataques ao mexilhão..

Se nestas reformas ainda tão simples, se torna quase impossível avançar, como poderemos esperar que um governo avance com reformas ainda mais abrangentes que permitam finalmente criar condições para uma verdadeira economia de mercado funcional, baseada na concorrência, dinâmica e capaz de sobreviver na economia global?

Quando muito mais pessoas começarem a ser exigentes, e a pedir as mudanças certas, nem que seja por populismo a classe politica irá seguir esse caminho.. Enquanto continuarmos à espera do D. Sebastião que vai voltar numa manhã de nevoeiro para salvar o pais, bem que podemos esperar porque ele não vai aparecer.

JR,

E achas que com esta reforma da Administração Pública esse compadrio de que falas vai deixar de existir?

citação:Originalmente colocada por zerorpm

JR,

E achas que com esta reforma da Administração Pública esse compadrio de que falas vai deixar de existir?
Não.
Mas vai no bom sentido.

Para quem tem dois palmos de testa e não é comuna ferrenho, acho que deve ter percebido que o mito comunista sobre a globalização é completamente surreal [xx(]

Back