Excalibur
Estamos practicamente de acordo em tudo

.
Vamos só aflorar o desacordo:
citação:Sim, mas ele também a defende com um lado mais humano, ele defende-a e mostra-a de uma forma muito mais social feita pelas as pessoas e para as pessoas, não só pelos numeros.
É essa pecha na defesa da liberalização que muitos de os que por vezes intervêm ou falam não são capazes de descodificar, e meu caro J.R. achas que os Empresários de topo para quem ele hoje vai falar vão querer executar nem que seja de forma aflorada o que ele ali disse e dirá hoje em Sintra ?
Atenção que estás a confundir, acho eu[:I], o sentido do "humano" e a confundir com social.
O sentido da intervenção dele é de as empresas entenderem os clientes.
Serem "humildes" e procurarem satisfazer, entendendo, a procura.
Depois tem a ver tb com a organização interna e liderança de equipas-empresas. É algo já conhecido mas constantemente esquecido nas empresas. É necessário martelar sempre nas cabeças

... das chefias.
É do interesse dos empresários serem eficazes, é disso que se trata.
A maravilha destas teses liberais é que o ser humano está sempre primeiro. Mas sem tiradas "humanistas ou sociais"

.
citação:
J.R., Cá o conceito de serviços é sinónimo de especulação para o empresário, tu não vês serviços de jeito, não vês investir em formação, não vês criar estruturas.
As que existem são baseadas em multinacionais - agora o caso recente de Setubal - que lá vêm as potencialidades do povo como disse ontem o José.
Mas nós tb temos um problema de liderança, nunca disse o contrário.
Se tiveres um ambiente amigo do empresário privado, e não da cunha ou loby do privado montado no estado, esses empresários aparecem.
Nós não temos qq problema insuperável tal como não tem nenhum POVO.
O JPS passou essa mensagem e qd digo aqui exemplos de países em todos os cantos do mundo com culturas diferentes que aplicam as receitas liberais.... digo exactamente o mesmo.
O ser humano tem as mesmas aspirações e funciona de maneira semelhante. O Liberalismo ao permitir a liberdade sem constrangimentos desnecessários potencia sempre as capacidades individuais de cada empreendedor.
Se o problema fosse dos empresários Portugueses... os outros... empresários estrangeiros cá.... aproveittavam e vinham e ficavam.
Como não ficam.... temos que procurar as causas de tal e não estar sempre a culpar... os empresários portugueses.
Portugueses, estrangeiros.... cá dentro, lá fora.... não interessa.
Como o JPS se fartou de dizer.
citação:Cá essas potencialidades são completamente esquecidas pelos empresários e chefias que teimam em culpabilizar e sempre o subalterno.
Verdade

.
Pq muitas vezes as chefias não dependem do trabalho dos subalternos para subirem, isto nas grandes empresas.
Pq se precisarem tem que tratar a equipa.... como equipa

.
Aqui vamos novamente para a organização interna das empresas que é a especialidade do JPS.
Em termos de país tem que ser o resto das medidas que todos os países com sucesso fazem para o ter. O "maléfico liberalismo"[

]

.
Com vários graus, adptados às condições locais, etc... mas sempre no mesmo sentido

.
Em termos pessoais faço o que posso para incentivar o meu filho mais velho para encarar com naturalidade.... ir para fora tirar um curso.
É para isso que poupo, é por isso que viajo com ele para sítios "amigos do conhecimento" e... liberais.
P.S. Enquanto toda a gente andava aqui neste fórum a falar da China e do seu crescimento, eu fartava-me de indicar a outra Democrática Super potência emergente: A INDIA.
A pouco e pouco cada vez se fala mais nela.
Mas curiosamente continua a ser sempre esquecida nas visões geoestratégicas futuras.
Ainda ontem se viu o JPS a falar dos Indianos que circulam em lugares de topo em multinacionais, mas tb em profissões especializadas. Este PS foi mesmo um áparte.