Juke 1.2 DIG-T

É fácil testar se ele vai a 0,0L.... basta apanhares uma descida, e tirares o pé do acelerador de forma a que o carro apenas embale pela gravidade... nessas situações o consumo instantâneo vai ao mínimo do que tem programado... se quiseres fazer o oposto.... um arranque quase ao redline deve dar para colocar o consumo instantâneo no máximo da programação. [:D]

Exacto, o meu mínimo é 1,9, só que eu pensei (pelos vistos erradamente) que nestas situações o CI seria zero. Por coincidência, todos os carros que conduzi com computador de bordo e também os carros das pessoas com quem falei pessoalmente o CI é zero quando segue embalado sem aceleração. Foi uma pequena amostra muito pouco representativa do universo automóvel... [:p]

Concluo que o Juke, nesse aspecto não terá nada de errado.

Bom dia, agradeço a todos os contributos.

Na marca dizem que o Cbordo não tem que igualar zero, o que corresponde ao que diz o TugasMadrid.
No entanto o RFelix93 pela sua experiência já viu a informação de zero em desaceleração. Podes confirmar se é era um 1.2 a gasolina?

Como refere/sugere o Johndeamon e o Trophyz, as características do carro em termos de aerodinâmica não serão as melhores e sei que nunca conseguirei fazer os tais 5,6 em AE, mas gostaria de fazer no máximo 7L, em condução dita normal. Do mesmo modo, se na cidade não chegar a atingir 9L já não seria mau.

Consumo à parte, o carro é engraçado de conduzir e, de facto, como o turbo funciona cedo, a resposta não sendo exuberante é imediata. Isto pode levar a entusiasmos [:cool:] que se repercutem no consumo. Quando digo entusiasmos não me refiro a uma condução agressiva ou armado em corredor de pistas pela cidade adentro, refiro-me apenas ao facto de que o carro incita a que pisemos um pouco mais o pedal e que passemos de imediato à velocidade seguinte.

Brunomeleiro, qual o carro/motor dos consumos que descreveste? eu já fiz algumas contas à mão e parece-me que o CB não estará muito errado...

Abr

Já agora

http://www.fiches-auto.fr/essai-nissan/moteur-essai-499-1-nissan-pulsar-_-1l2-tce-_-115.php
http://www.fiches-auto.fr/essai-nissan/moteur-essai-457-1-nissan-qashqai-2-_-1l2-tce-_-115.php

Não tem para o juke mas dá para ter uma ideia dos consumos em cidade 9,5 para o cascais e 8,9 para o pulsar, pelo que esse motor não é dos mais poupados que por ai andam... e como ainda tens o carro há pouco tempo possivelmente ainda andas a puxar mais do que o ideal para optimizar os consumos.

Abaixo o consumo de um cascais a com esse motor, ele em AE a 124 km/h (120 de GPS pelo que percebi) vai a fazer 7,6 l/100 que vai de encontro ao que dizes, pelo que esse consumo que fazes acho que é mesmo "feitio e não defeito"
https://www.youtube.com/watch?v=YxcaB-G31X4

Johndeamon, grato pela partilha.
Vou ver isso, mas fico apreensivo. No entanto o consumo instantâneo a velocidade estabilizada poderá ser um indicador e ainda assim divergir da média dos quilómetros percorridos.
Ainda há esperança...
[;)]

Boas
Tenho um Nissan Pulsar com o motor igual ao teu 1.2 DIG-T 115 CV o consumo em 6ª a descer e a puxar dá valores 6,3 /6,7 entre os 60/120 klm hora ...em cidade indica 7,3 e o stop /start nem sempre funciona,mas isso é normal segundo o que está escrito no manual...mas já fiz médias de 5,8/6,0 L
Uso gasolina simples...estou satisfeito com o carro lamento que não tenha resguardo inferior do motor de fábrica assim como o teu carro tambem não trás...

Boas
Tenho um Nissan Pulsar com o motor igual ao teu 1.2 DIG-T 115 CV o consumo em 6ª a descer e a puxar dá valores 6,3 /6,7 entre os 60/120 klm hora ...em cidade indica 7,3 e o stop /start nem sempre funciona,mas isso é normal segundo o que está escrito no manual...mas já fiz médias de 5,8/6,0 L
Uso gasolina simples...estou satisfeito com o carro lamento que não tenha resguardo inferior do motor de fábrica assim como o teu carro tambem não trás...

Viva!!
Ainda bem que respondeste a este post, pois já tinha visto noutro local do forum que tens um Pulsar com o 1.2 DIG-T.
Confesso que não verifiquei a questão do resguardo, mas poderei ver isso.

Quanto a consumos, o meu Juke faz em cidade mais de 11, mas em estrada normal (um misto de estrada nacional tradicional e de via rápida) fez-me 6,6. Claro que tive de fazer um tipo de condução "deslizante", sem pressas, embora não propriamente a empastelar.

Este motor (se calhar como todos os actuais motores turbo a gasolina de baixa cilindrada) é muito cativante e incentiva a que se pise o pedal, porque o carro responde bem entre as 2000 e 3000 rpm.
Contudo, faz-me confusão que para manter o carro com um consumo aceitável eu tenha de ir sempre a racionalizar o tipo de condução, tentando manter o esforço do motor ao mínimo... A condução não deve ter exageros mas também não é para ser ser feita com pinças. Em cidade, com o pára-arranca e com o trabalhar a frio usam-se mais as relações mais baixas (tem de ser) e aí, como disse o RFelix93, o motor torna-se um bocado bêbado.

Veterano, o consumo de 7,3 que referes é exclusivo em cidade? O meu carro é mais alto e tem uns pneus de 225, mas de 7,3 para 11,5, vai muito litro, certo?
Na Nissan dizem que o carro não devia consumir em cidade mais que 8,5![8b]

Outra pergunta, quanto marca o computador de bordo do Pulsar no consumo instantâneo quando vais a descer e em desaceleração, por exemplo em 5a ou 6a? Marca zero ou nunca baixa dos 1,9L?
O resguardo colocado permitiu uma descida de quanto em média?

Obrigado e abraço

Boas,
Tenho em Qashqai com esse motor e com caixa automática.
Efetivamente em auto-estrada (a 120 km/h) é um pouco guloso, nunca fazendo menos de 7.8, principalmente se fores de AC ligado.
Pode parecer um bocado assustador olhando assim para os consumos e se forem trajetos curtos ainda pior.
O meu tem 17 000 km e desde que saiu do stand tem um média de 7,5 (percurso misto AE/EN/Cidade). Não considero exagerado tendo em conta o peso do bicho.

Se fizer EN (90/100 km/h) os consumos variam entre os 5,5 e 6,8. Mas o pé e o controlo do acelerador dita tudo.

Saudações!
Comprei recentemente um Nissan Juke com o motor a gasolina 1.2 DIG-T, o qual penso ser o TCe 1.2 da Renault..

Sucede que o carro faz consumos muito exagerados: em auto-estrada anda pelos 7,7L a 120km/h (portanto sem pressas) e em cidade chega a passar os 11L

Gostaria de saber se há alguém no fórum com o mesmo motor que possa resumir o perfil de consumo do carro.

Outra situação que me deixa apreensivo, é o facto do computador de bordo nunca apresentar consumo instantâneo igual zero, quando o carro segue por inércia e sem carga no acelerador (por exemplo, numa descida e com a 6ª engrenada). Todos os carros que já experimentei com computador de bordo apresentam zero nas circunstâncias que descrevo e o que me relatam amigos é que nos seus carros isso também acontece. Sei que este comportamento se deve ao sistema de corte de injecção de combustível instalado obrigatoriamente em todos os motores a partir de meados ou finais da década de 90.

Ora, no meu Juke o consumo instantâneo não desce de 1,9 nessas situações. Não sei se isto é normal ou se é um defeito do carro e eventualmente se estará relacionado com o consumo absurdo que apresenta. A marca diz para eu fazer quilómetros e é evasiva nas respostas...

Por isso gostaria de comparar com a vossa experiência.

Obrigado a todos!

Viva sdsm78,

Obrigado pela resposta.
Em cidade o Juke anda agora nos 9,4. Coimbra tem muito sobe desce, o que não facilita os consumos. Em AE ronda os valores que referiu, dependendo do peso do pé. Agora estou mais apaziguado com os consumos e acho que tem razão no seu caso, atendendo que o Qashqai não será propriamente um peso pluma.

No geral estou agradado com o motor, mas ele facilmente chega a consumos mais elevados quando nos deixamos entusiasmar pelo impulso dado pelo turbo. Não é nenhuma bomba, mas não deixa de ser agradável .[:cool:]

Diga-me, o seu Qashqai quando vai em descida, de pé levantado e numa mudança mais alta também apresenta 1,9 no consumo instantâneo do computador de bordo?

Gostaria de saber se este comportamento é mesmo assim ou se é algo que deve ser corrigido pela marca.
Obrigado
Abr

Boa Tarde Amigo, li o seu post, eu tb tenho um nissan Juke 1.2 dig-t 115 cv que comprei novo com 0 km, e sempre achei que os consumos eram muito exagerados, até que depois fiz um teste, atestei e fiz 300km de autoestradas a 120km/h, o computador de bordo indicava 8.0L quando a realidade de consumos depois de atestar novamente foram 6,6L/100, já fiz por duas vezes este teste e o consumo real e bem inferior ao anunciado no computador bordo. Quando fui revisão no ano passado falei nisso e pedi para actualizarem ou fazerem reset ao software do computador de bordo por causa dos consumos que não indicam a realidade, mas veio tudo na mesmo, ou pela nissan não ter actualizado o software e corrido o erro, ou então eles n fizeram nada. Amigo o que lhe aconselho é fazer teste real, atestar, fazer kilometros atestar de novo e ver quanto é que na realidade consumiu. Cumps

ElvinoMarqs, viva!
Obrigado pela sua resposta.

Confesso que ainda não fiz esse cálculo, com os dados reais, em vez de confiar no computador de bordo.
Tenho adiado isso porque o entretanto os consumos passaram a ser mais aceitáveis. Em cidade fica-se abaixo dos 9 (Coimbra tem muito sobe e desce) em auto-estrada, a 130 kmh, anda pelos 7,2, mas em estrada nacional em andamento de 90/100 chegou a fazer média abaixo de 6. Era uma estrada propícia pelo centro de Espanha, de rectas intermináveis com pequenas elevações e descidas onde é possível manter a velocidade sem esforço.

Quando começar o frio temo que os valores voltem a subir.

Tenho tentado confirmar com outros utilizadores deste motor qual o comportamento do computador de bordo quando o carro segue sem aceleração. Por isso pergunto-lhe qual é o consumo instantâneo quando não há carga no acelerador, por exemplo, a descer em 6ª velocidade? O meu marca 1,9. No seu Juke também?

Uma vez mais agradeço a sua resposta

Cumps

Bom dia

Lamento só agora falar sobre o motor Nissan/Renault 1.2 DIG-T tenho um Nissan Pulsar com este motor que neste momento tem 7.700 klm...
Acelerem o motor (carro parado) até ás 2.500/3.000 RPM.... quando atingirem estas rotações tirem rápido o pé do acelerador e ouçam com atenção se o motor faz um (txec/tak) quando as rotações chegam ás 1.000/1500 RPM ...o meu faz não me parece grave como já disse neste forum...entretanto espero resposta em relação a este ruido.

Bom dia ElvinoMarqs
Por favor acelera o teu motor até ás 2.550/2.700 +- RPM (Carro parado) e ouve se faz um ruído (chek) ou parecido...só ouves em desaceleração até ao Relenty ou seja quando o motor das 2.500 rpm vem de imediato para as 800/1.000 o ruido é bastante aúdivel....
Se fizer volto a contactar-te..
obrigado

Bom dia ElvinoMarqs
Por favor acelera o teu motor até ás 2.550/2.700 +- RPM (Carro parado) e ouve se faz um ruído (chek) ou parecido...só ouves em desaceleração até ao Relenty ou seja quando o motor das 2.500 rpm vem de imediato para as 800/1.000 o ruido é bastante aúdivel....
Se fizer volto a contactar-te..
obrigado

Boa tarde,
Exactamente o mesmo com o meu Juke 1.2 DIG-T, que foi adquirido em Abril, matrícula SU. Consumos de um exagero total, só lhe tenho a dizer, que estou profundamente "irritado" com o dito. Os consumos, não são nada daquilo que os manuais indicam. Primeiro na Nissan, tinham-me dito, que deixasse passar os primeiros 5000 kms, que iria verificar a veracidade dos manuais. Todavia, a viatura está perto dos 7000 Kms e ainda não via nada de redução de consumos. A média estrada/cidade, (mais estrada) não baixa dos 7 litros. Só cidade vai para os 9 litros e tal. A relação peso/potência é péssima. Lá mais para a frente vou provavelmente passá-lo para gás.

Cts,
João Alegria

Caro Sr.,
Boa tarde,
Em relação ao Nissan Juke equipado com o motor 1.2 DIG-T, só lhe tenho a dizer, que estou profundamente "irritado" com o dito. Os consumos, não são nada daquilo que os manuais indicam. Primeiro, na Nissan, tinham-me dito, que deixasse passar os primeiros 5000 kms, que iria verificar a veracidade dos manuais. Todavia, o meu Juke, que é de Abril deste ano, está perto de 7000 Kms e ainda não via nada de redução de consumos. A média estrada/cidade, (mais estrada) não baixa dos 7 litros. Só cidade vai para os 9 litros e tal. A relação peso/potência é péssima. Lá mais para a frente vou provavelmente passá-lo para gás.
Quanto a esse teste do motor, vou experimentar acelerá-lo com o carro parado entre as 2.500/3.000 RPM e depois tiro rápidamente o pé do acelerador e vou "ouvir" qualquer coisa. Depois coloco aqui no Forum.
Cts,
João Alegria

...já agora e o depósito de combustível do Juke 1.2 DIG-T 115 CV, 46 Litros? Nunca consegui "meter" mais de 38 litros e já com o painel a piscar por todo o lado, para me dirigir à bomba para abastecer. Quando abro a tampa do depósito para abastecer, dá-me a impressão, que sai ar de lá dentro e com certa pressão. Quando fizer a primeira revisão, vou ter que questionar a Salvador Caetano com muita coisa, como por exemplo o cruise control, não me entendo nada com aquelas instruções.

Boa tarde,
Exactamente o mesmo com o meu Juke 1.2 DIG-T, que foi adquirido em Abril, matrícula SU. Consumos de um exagero total, só lhe tenho a dizer, que estou profundamente "irritado" com o dito. Os consumos, não são nada daquilo que os manuais indicam. Primeiro na Nissan, tinham-me dito, que deixasse passar os primeiros 5000 kms, que iria verificar a veracidade dos manuais. Todavia, a viatura está perto dos 7000 Kms e ainda não via nada de redução de consumos. A média estrada/cidade, (mais estrada) não baixa dos 7 litros. Só cidade vai para os 9 litros e tal. A relação peso/potência é péssima. Lá mais para a frente vou provavelmente passá-lo para gás.

Cts,
João Alegria
De facto esses consumos não me parecem nada normais tenho um Captur com um motor parecido a esse o 1.2 de 120cv´s e praticamente faço só cidade e a media tem me variado sempre em 7,2/7,3L não percebo o porque desse gastar tanto:confused:

Boa noite Elvino
Eu tenho um Nissan Pulsar com o mesmo motor 1.2 DIG-T....Já ouviste um ruido (CLAKC) em desaceleração? ao trocar de velocidade em baixas rotações...ou carro parado e acelerar até ás 1.800/ 1900 R.P.M retirar de imediato o pé do acelerador e vais ouvir um Ruido...abre a janela do lado direito ou ambas para ouvir melhor....podes tambem ver comentários meus sobre este problema nas Boxes.
De momento a oficina onde coloquei o problema não resolveram...estou á espera de solução.
Sendo o teu motor igual ao Pulsar penso que tambem faz.
abraço

Última edição:
Voltar
Superior